Está em trânsito na Câmara dos Deputados o projeto complementar (PLP 50/22) que permite transformar créditos do ICMS dos municípios em ativos virtuais.
O texto é do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) e altera a Lei Kandir, que regulamenta o ICMS. Segundo ele, a medida contribui para reduzir o peso do imposto para as empresas, sobretudo as exportadoras.
“Do ponto de vista econômico, o projeto auxilia a reduzir o custo dos produtos exportados e aumenta a competitividade de nossa economia. Além disso, os novos investimentos são uma contrapartida adequada para os ativos virtuais”, diz Alencar Filho.
A grande mudança desta modalidade é a possibilidade do contribuinte que possui este crédito vender seu ativo com outros contribuintes em débito com o imposto ou negociar na Bolsa de Valores.
A proposta prevê que os créditos na posse dos contribuintes serão transformados em ativos virtuais no momento do processamento das notas fiscais pela Secretaria de Fazenda.
Quer saber mais novidades sobre o que acontece no mercado contábil? Clique aqui e se inscreva em nossa newsletter. Você receberá toda semana no seu email, livre de spam, resumos e artigos pertinentes para alavancar seu negócio.
Fonte: Senado.Leg e Agência Câmara