Já faz alguns anos que estamos observando que apenas garantir a conformidade fiscal dos clientes não tem garantido a satisfação deles no setor contábil.
Principalmente em um mercado onde a contabilidade digital passou a fazer as mesmas entregas fiscais cobrando honorários mais baixos, devido aos seus processos automatizados.
Seria esse o fim dos escritórios de contabilidade? A verdade é que, para quem sabe atuar de forma estratégica e não se limita perante aos desafios emergentes, a contabilidade consultiva e estratégica tem sido a chave para garantir a permanência e relevância no mercado.
A contabilidade consultiva surgiu como resposta a uma demanda cada vez maior. Empresas precisavam entender os seus números de uma forma mais profunda, e quem melhor do que o contador para fazer isso?
Ao invés de apenas realizar entregas fiscais, o contador consultivo oferece análises detalhadas e insights valiosos, que ajudam os clientes a tomar decisões inteligentes e gerar valor real para seus negócios.
Se você ainda não sabe como mergulhar de vez em uma atuação consultiva, fique aqui neste artigo, pois vamos abordar como entrar nesse nicho, vender serviços com valor agregado e muito mais!
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A contabilidade consultiva vai além do cumprimento de obrigações legais. É uma abordagem que foca em analisar os números para entender o que eles realmente dizem sobre o negócio.
Um contador consultivo atua como parceiro estratégico, ajudando os empresários a interpretar indicadores como EBITDA, margem de lucro, ROI e muitos outros para que eles possam aplicar em suas tomadas de decisões.
Por exemplo, ao analisar o fluxo de caixa de um cliente, o contador pode identificar períodos de baixa receita e sugerir ajustes no planejamento financeiro para evitar problemas de liquidez.
Esse tipo de insight não apenas resolve problemas, mas também constrói confiança e fideliza o cliente, que passa a enxergar mais valor no seu trabalho.
Você pode estar se perguntando: Existe mesmo demanda para esses serviços?
A resposta é sim. Basta pensar na quantidade de empresas que existem no mercado. Muitas não sobrevivem simplesmente porque não dominam seus números. Para um contador, não é interessante que um cliente feche as portas, certo?
Os desafios enfrentados pelas empresas hoje exigem uma visão clara e orientada por dados. Enquanto muitos empresários ainda tomam decisões baseadas na intuição, o contador consultivo utiliza dados reais para direcionar as estratégias de forma mais eficiente.
Imagine uma empresa do setor de varejo enfrentando um momento de crise. Com a contabilidade consultiva, o contador pode começar analisando o balanço patrimonial, revisando a composição do ativo circulante e do passivo circulante.
Com base nisso, é possível ajustar preços ou estratégias de vendas para otimizar os resultados.
Agora, pense: qual gestor não gostaria de ter acesso a esse nível de orientação estratégica? Mesmo aqueles que já apresentam bons resultados iriam enxergar valor nesse tipo de serviço — e estariam dispostos a pagar mais por isso.
Esse é um ponto que frequentemente gera dúvidas entre os contadores: como apresentar, precificar e convencer um cliente a investir na contabilidade consultiva?
O segredo está em demonstrar o valor que o serviço pode gerar. Uma abordagem eficiente é criar uma empresa modelo para ilustrar os benefícios. Durante uma reunião, apresente uma análise detalhada, com relatórios claros e resultados apresentados de forma visualmente impactante.
Com ferramentas como o HubCount BI, você pode destacar ainda mais essa proposta de valor. O sistema centraliza os dados em um dashboard estratégico e utiliza Inteligência Artificial para interpretar informações, identificar tendências e sugerir ações.
Essa abordagem simplifica a análise dos gráficos e gera um impacto visual que impressiona o cliente, tornando a tomada de decisão muito mais eficiente.
Quando os gestores enxergam claramente como essas informações podem transformar sua empresa, a contabilidade consultiva se torna indispensável. E, acredite, eles não vão querer abrir mão dessa solução.
A definição do preço da contabilidade consultiva varia conforme o estilo de trabalho e até mesmo região de cada contador, podendo até ser um serviço personalizado. Veja algumas formas de precificação:
Um exemplo de como cobrar pela implantação é o caso da Contábil Zaniti, que adotou o HubCount BI como um diferencial estratégico, cobrando tanto pela implantação quanto pelo abastecimento de informações.
"Antes, fazíamos as entregas no Excel e PowerPoint. Agora, o BI trouxe um ‘quê’ a mais na tomada de decisão”, explica Gustavo Zaniti, sócio da empresa.
Desde então, a Contábil Zaniti passou a gerar novas fontes de receita, consolidando-se como referência em inovação. "Automatizamos ao máximo os processos operacionais das análises. Cobramos R$ 2.500 pela implantação, já que é um serviço adicional, assim como honorários mensais para alimentar a ferramenta.”.
A tecnologia é uma aliada indispensável para quem deseja oferecer serviços de contabilidade consultiva com qualidade e menos esforço.
O HubCount BI faz integração com ERP Contábil, Sistemas Financeiros, eSocial, além de softwares de vendas, gestão de tarefas e muito mais! Assim, você reúne os dados em um único lugar para gerar relatórios precisos, apresentar gráficos dinâmicos e monitorar indicadores de forma confiável.
Além disso, a inteligência artificial gera análises automáticas, ajudando o contador a identificar tendências e auxiliar os clientes na tomada de decisões estratégicas.
O HubCount BI é a solução que simplifica tarefas manuais trabalhosas, como análise de planilhas, criação de relatórios e gráficos, e apresentações para os clientes. Em segundos, você passa a ter todas as informações necessárias para atender às demandas da contabilidade consultiva.
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