O setor contábil é uma das áreas onde o contato com o cliente é muito intenso. O profissional sempre está com dados sensíveis ou informações relevantes de outras empresas.
Isso acontece, principalmente, devido ao escopo de trabalho que envolve a saúde financeira, fiscal e contábil de um empreendimento. O contador, como aquele que é responsável pela contabilidade de uma empresa, precisa estar sempre atento àquilo que afeta, direta ou indiretamente, o orçamento do seu cliente.
Entretanto, há também o profissional que não percebe a relevância de um ótimo atendimento, colhendo frutos que impactam diretamente na performance e resultados de sua contabilidade.
Um contador que não está preocupado em oferecer qualidade no atendimento é, antes de qualquer coisa, um profissional que não percebe que é preciso entregar mais do que conformidades fiscais.
É necessário que o empreendedor sinta que sua experiência com o serviço contábil prestado a ele vale a pena. Cedo ou tarde, ele irá migrar para uma empresa contábil que o atenda melhor.
Conquistar um novo cliente hoje é de 5 a 20 vezes mais caro que manter um cliente que já está na carteira.
Uma pesquisa recente feita pelo Frederick Reichheld da Bain & Company, mostra que aumentando a taxa de retenção do cliente em 5%, há também um aumento de lucro entre 25% e 95%. Isso só é possível com um relacionamento acima da média, muito além da entrega das obrigações.
E para que ele receba esse tipo de atendimento, os processos de uma contabilidade precisam estar muito bem alinhados, de forma que ele sinta que pode confiar no serviço que está contratando e, inclusive, recomendar para outros empreendedores.
Um problema muito comum e que, infelizmente, faz parte do nosso dia-a-dia mais do que gostaríamos é a falta de empatia. A ausência de se preocupar com as preocupações do outro.
Isso é um sintoma também no mercado contábil. Muitas vezes, por acumular conhecimento técnico, o profissional contábil chega com as “respostas prontas” e não deixa o cliente expor aquilo que de fato está lhe atrapalhando e causando dor de cabeça.
É claro que o seu papel é de ouvir e filtrar o que seu cliente diz, para você conseguir interpretar os problemas reais que ele está enfrentando e como ele pode contornar essa situação. Por isso, esteja atento em ouvir mais e falar somente o que é importante ao seu cliente e que de fato fará diferença para a gestão contábil de sua empresa.
Saber ouvir também te ajudará a fechar mais contratos. No momento em que seu potencial cliente te diz onde estão as dores do negócio dele, você sabe exatamente como ajudá-lo. Por isso, muitas vezes, a venda acontece primeiro pelo ouvido e depois pela boca.
Você consegue enxergar detalhadamente as nuances que envolvem os problemas contábeis do seu cliente. Quando você estiver em uma reunião com ele, seja por telefone, videochamada ou pessoalmente, evite o tecniquês do mundo contábil. Alguns termos fazem parte do escopo de conhecimento apenas do contador.
Seja direto e mostre onde está o problema. Mais do que isso: como seu cliente pode colocar em prática comportamentos que poderão ajudá-lo a deixar a casa em ordem. Assim, você garante que ele dará atenção àquilo que você diz e saberá que pode confiar no seu “laudo”.
Pode ser que você não tenha nada agendado com seu cliente, entretanto, pode surgir algum imprevisto que o leva a entrar em contato com você. Quando isso acontece, não dá simplesmente para ignorar.
Para isso, alinhe as expectativas com ele e informe quais dias você está disponível para que vocês possam conversar. Assim, seu cliente perceberá que de fato você está comprometido em atendê-lo bem. Entregando mais que um atendimento adequado, mas dispondo de um tempo de qualidade para isso.
O atendimento que é verdadeiramente premium é aquele onde o cliente sabe que pode contar com o que você diz. Por isso, embora nem sempre o cliente dê o devido valor ao serviço que você presta a ele, não desanime: Ofereça o melhor sempre, pois é isso que fará a diferença no final do dia.
Vamos combinar que ninguém quer ser reconhecido por um tipo de atendimento feito “nas coxas”. Isso acaba, na verdade, afastando os clientes ao invés de atraí-los. O que significa oferecer o melhor?
Você já deve ter passado por experiências incríveis onde você foi bem atendido, como por exemplo, o atendimento em uma loja ou em um supermercado direcionado à sua necessidade. Foi tão bom que você fez questão de retornar, não é?
Enquanto você estiver preocupado em seguir com essas práticas, dificilmente seu cliente pensará em migrar para outra empresa.
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