Contador, um dos desafios encontrados na venda da contabilidade consultiva é fazer com que os clientes entendam como esses serviços funcionam na prática e podem contribuir com o crescimento de seus negócios.
Às vezes, nos deparamos com clientes que pensam não precisar desses serviços, talvez por estarem ainda em algum estágio inicial de maturidade para adotá-los. Por outro lado, existem casos em que falta só um empurrãozinho para que eles compreendam o potencial dessas entregas.
Para transmitir aos clientes a importância da contabilidade consultiva, é fundamental estabelecer um papel de protagonista na hora de demonstrar como sua expertise pode beneficiar diretamente as empresas.
Portanto, se você ainda se depara com esse tipo de situação, este artigo vai clarear um pouco suas ideias.
Dominar a arte de vender essa abordagem é essencial. Por isso, separamos as 4 principais dicas de como destacar as vantagens do modelo. Leia até o final para conferir os detalhes.
1 - Estabeleça um bom relacionamento
Antes de ofertar este novo modelo de serviço, é fundamental estabelecer um bom relacionamento com os clientes.
É importante que você já tenha construído uma relação próxima, que demonstre presença e um interesse genuíno nos negócios dele. Isso ajudará a criar confiança em seu trabalho.
Além disso, esteja disponível para contribuir com o desempenho financeiro da empresa, compreender seus desafios e metas, e oferecer conselhos personalizados.
A proximidade com os clientes é a chave para o sucesso da contabilidade consultiva. Com pequenos passos, o empresário entende que você está verdadeiramente comprometido em ajudar a alcançar o sucesso, fortalecendo os laços para uma parceria de longo prazo.
Outro fator importante é fazer, sempre que possível, visitas periódicas aos clientes. Nem todos exigem o mesmo nível de atenção ou suporte, portanto, selecione aqueles que estão mais abertos às sugestões e buscam um crescimento significativo.
2 - Saiba destacar as vantagens do modelo
Saber destacar as vantagens do modelo de contabilidade consultiva é crucial para conquistar a confiança e o interesse dos clientes.
Uma das principais estratégias é enfatizar como esse serviço pode contribuir financeiramente para o negócio deles, como a redução de custos para a empresa.
Além disso, a contabilidade consultiva oferece a oportunidade de melhorar os processos internos e aumentar a produtividade. Ao fornecer análises detalhadas e insights valiosos, o contador ajuda o cliente a identificar áreas de ineficiência e oportunidades de otimização.
Isso resulta em uma gestão mais eficaz dos recursos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional, o que se traduz em maior rentabilidade.
3 - Saiba demonstrar o impacto para a empresa
Para conscientizar o cliente, você precisa apresentar como de fato poderá contribuir com o crescimento dele. É preciso demonstrar na prática como você pode levar direcionamentos com resultados palpáveis para ele.
Por exemplo, o empresário dificilmente saberá interpretar um balancete, portanto, traduzir as informações contábeis para uma linguagem compreensível e relevante fará total diferença.
Por isso, é importante ter uma apresentação da proposta de negócio bem estruturada. Ao apresentar as informações de forma clara, concisa e relevante, o cliente vê valor.
Tenha um modelo de negócio com estratégias e cronogramas bem definidos, como reuniões de resultados mensais. Nesta hora, é importante detalhar como realmente funciona o levantamento de insights e o direcionamento para tomada de decisões estratégicas.
Você será o responsável por indicar novas oportunidades de mercado, otimizar os recursos e desenvolver estratégias de crescimento sustentável.
4 - Conte com uma ferramenta que brilhe os olhos dos clientes
Contador, a nossa última dica, mas não menos importante, é saber brilhar os olhos dos clientes.
Sem dúvidas, o impacto visual é um dos fatores primordiais para a captação de novos clientes.
Portanto, se você possui como carta na manga, uma ferramenta que oferece um dashboard profissional, que apresenta tendências de forma visual e clara, indicando os melhores caminhos a seguir, o poder de convencimento é bem maior.
A credibilidade do seu negócio sobe de nível e, consequentemente, sua persuasão também.
Com o HubCount BI, você pode utilizar como argumento de vendas e benefício exclusivo o oferecimento de acesso direto ao cliente, permitindo que ele consulte informações sempre que necessário.
Se ele não tem afinidade com gráficos ou soluções Business Intelligence, não tem problema! A ferramenta conta com Inteligência Artificial que gera relatórios automáticos a partir dos dados dele.
Além disso, o monitoramento de dados abrange não apenas os dados contábeis, mas também os gerenciais, da folha de pagamento, financeiros, entre outros, possibilitando uma gestão completa do negócio.
Essa pode ser a solução que ele precisava para aprimorar a gestão do negócio, e você pode oferecer isso! Conheça a solução para entender como funciona na prática.