Tradição ainda é um conceito muito defendido por várias contabilidades e é bastante comum entre aquelas que possuem mais tempo de atuação no mercado. Em contrapartida, o mercado nunca viu tantas transformações como nos últimos anos.
Especialmente no que diz respeito à forma como os clientes reagem ao diferencial tecnológico. A contabilidade 4.0 tem sido cada vez mais um diferencial.
O desenvolvimento a todo o vapor de softwares para facilitar o dia-a-dia de profissionais aumentou significativamente. Entretanto, ainda há uma resistência a essa realidade porque muitos gestores entendem a tecnologia como inimiga da tradição, é sobre isso que queremos discutir neste artigo.
O que você vai encontrar:
🔹Algumas mudanças não são passageiras
🔹A tradição já foi um diferencial competitivo
🔹Interação entre contador e cliente é fundamental
🔹Usando a tradição a seu favor
Uma contabilidade que não está, neste exato momento, otimizando a sua rotina através dos sistemas de automação é aquela que já está perdendo a sua relevância para o mercado. Eu sei, isso soa um pouco agressivo, mas relatórios recentes do mercado mostram que o cliente dos escritórios contábeis estão cada vez mais exigentes.
Isso significa que não é somente o argumento da tradição que irá atrair novos negócios para a sua empresa contábil. Ao mesmo tempo, uma contabilidade que possui um nome que carrega uma história nos ombros precisa continuar forte para manter os seus clientes e alcançar outros.
Toda empresa tem um nome a zelar, independente do tempo de atividade no mercado. Quanto mais tempo no mercado, mais o nome importa (branding). Quando voltamos essa realidade para o mercado contábil, percebemos que há empresas de diversos setores do mercado que são atendidas pela mesma contabilidade há muitos anos.
Isso faz com que um laço de confiança seja construído.
Mas muitas vezes o fator confiança não é tão decisivo assim, devido a diversidade de serviços contábeis personalizados que têm surgido com preços competitivos, muitos empresários escolhem a escala e o custo na hora de manter ou trocar um prestador de serviço.
Muitas empresas se aproveitaram do desenvolvimento somente para automatizar seus processos, mas para tornarem-se totalmente digitais. Sim, estou falando das contabilidades on-line.
Essas contabilidades hoje oferecem serviços que se equiparam aos das empresas contábeis tradicionais. Entretanto, como o processo é 100% digital, o empresário tem pouco contato com um atendimento. Considerando somente esse fato, a gente consegue imaginar algumas situações que, talvez, você nunca tenha percebido:
🔹Sem um contador, o empresário pode ter certeza de que seus balancetes estão corretos?
🔹Como garantir que todo o processo contábil de uma empresa está sendo executado devidamente, uma vez que não se sabe quem é o contador que está por trás desse processo?
🔹 Que consultoria o empresário pode receber através de uma contabilidade que é 100% digital, onde tudo é executado por robôs?
🔹 Quais gargalos você, como contador, consegue enxergar nas práticas de gestão financeira de seus clientes que uma empresa de contabilidade digital não consegue enxergar?
Em todos esses tópicos é possível enxergar um ponto em comum: o papel do contador é crucial no processo, ainda com utilização de tecnologia de ponta para monitorar os dados contábeis.
Entretanto, para você garantir uma competitividade de alto nível com as contabilidades digitais, é preciso que sua empresa adote práticas que permitam que você consiga dar a atenção devida aos seus clientes. Essas práticas envolvem, desde uma forma correta de pensar contabilidade, oferecendo uma contabilidade consultiva, que enxergue as dificuldades de seus clientes e entregue soluções práticas para ele mudar o seu cenário.
Até a evolução e performance de processos contábeis que você lida diariamente no seu escritório contábil, como a emissão de guias, elaboração de relatórios, consultas nos portais do governo, entre outras. Para ambos os casos, uma solução de automação contábil é mais do que imprescindível.
Considerando tudo o que falamos até aqui, percebemos que a tradição não é um argumento-chave que irá segurar ou atrair um cliente. Entretanto, ele pode sim ser usada, se você souber utilizá-lo da maneira correta.
Pense comigo: Se a sua empresa estiver em um nível onde os processos fluem com agilidade e eficiência, sem erros e sem exigir que você tenha sempre que dar atenção a coisas básicas, como, por exemplo, consultar a situação de um contribuinte no portal da Receita. O argumento da tradição será a cereja do bolo, pois servirá para certificar a qualidade dos serviços prestados a outras empresas no decorrer dos anos.
A tecnologia beneficia as empresas tradicionais, porque mostra que ela tem raízes sólidas, mas está sempre interessada em gerar mais valor para os clientes.
É hora de arregaçar as mangas e mostrar ao mercado que a história que você construiu até aqui não será jogada fora. Coloque sua empresa no lugar que ela merece a partir de hoje e veja os resultados crescerem a seu favor.
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