Muitas empresas tiveram os negócios afetados pela pandemia do Covid-19 nos mais diversos setores da economia, e não surpreendentemente, as empresas contábeis também acabaram sendo atingidas. Infelizmente muitos empresários estão demorando para entender a dimensão das mudanças que a pandemia não só irá acarretar, como também já demanda de suas empresas. Empresas que mais empurram as tomadas de decisão para frente, e mais se tornam personagens coadjuvantes durante estes momentos chave da história, mais se tornam vulneráveis a um mercado em constante mudança.
Segundo Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o setor contábil tem passado por um desafio de consciência em passar por um momento de adequações tecnológicas, exatamente porque muitas empresas não tinham ferramentas adequadas para trabalhar a distância, como a pandemia hoje força a todos nós.
Em um momento como esse, Startups de contabilidade digital se destacam por trazer soluções e ferramentas que não só abraçam as necessidades dos contadores nesse tempo de pandemia, como também os preparam para um futuro digital contábil cada vez mais próximo, onde a digitalização e automação deixa de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade.
Gabriel Capano, CEO da empresa de soluções digitais e automatizações contábeis HubCount, pode sentir na pele e em tempo real a mudança da pandemia no modelo de muitas empresas e escritórios contábeis, que acabaram indo atrás das ferramentas que sua empresa entrega. “A pandemia trouxe uma necessidade urgente de corte de gastos para todos: empresas, escritórios e também minha empresa. Porém, a mesma pandemia também trouxe um tempo para focar no nosso produto, reestruturar setores e pensar em novas features que ajudassem nesses tempos difíceis.”
Diferente da bolsa, que sofreu uma queda de 42% com os impactos da pandemia, a HubCount de Gabriel conseguiu crescer 200% desde março de 2020 até junho de 2021. Com números expressivos e que vão em contramão ao dano que a pandemia causou não só no setor contábil, mas em todos os negócios, o CEO da Startup aponta como a mudança do mercado para a digitalização, algo que sua empresa já fazia, foi importante para conseguir crescer em tempos de crise. “A operação da HubCount seguiu parecida. O home-office, por exemplo, sempre fez parte do nosso dia a dia, então tivemos pouco choque com isso. Mas o que nossos números mostram como grande denominador desse crescimento é o fato de mais e mais empresas buscarem a automação de processos contábeis. A digitalização se tornou necessidade para seguir veloz e atualizado no mercado.”
Casos de crescimento como da HubCount seguem as previsões que o presidente da Fenacon tem para o futuro da contabilidade depois da pandemia. De acordo com Sérgio “As empresas do nosso setor vão permanecer com modelo híbrido sem muitas mudanças, ou seja, digitalização e atendimento a distância vieram para ficar".
É fato que a importância da contabilidade no pós-pandemia vai muito além de apenas cumprir obrigações. Cada vez mais o trabalho contábil tem se tornado uma questão de saúde financeira e digitalização, e tudo demonstra que empresas que vão vencer no pós-pandemia seguirá por esse caminho.
“Vejo um processo de consolidação de empresas já adaptadas a automação contábil para o fim da pandemia. Empresas mais digitalizadas, mais atualizadas e automatizadas vão conseguir extrair o melhor de um momento tão ruim como esse, verdadeiramente aprendendo a importância desses processos e ferramentas para a sobrevivência e sucesso de suas empresas.” – completou Gabriel Capano.