O Prêmio HubCount de Inovação nasceu de uma iniciativa interna com o objetivo de reconhecer os nossos clientes que mais se destacam com o uso da nossa tecnologia. Com mais de cinco anos atuando na transformação digital do setor contábil, sentimos a necessidade de premiar e agradecer nossos parceiros que têm trilhado essa jornada conosco.
Antes de tudo, é importante dizer que foi um processo bem desafiador, mas também muito proveitoso. As etapas classificatórias e as entrevistas nos aproximaram ainda mais de nossos clientes e nos permitiram conhecer mais a fundo a trajetória de cada um deles e como estamos contribuindo para seu progresso.
Dividimos a premiação em três categorias: Escritório Inovador, Time de Destaque e Contabilidade Consultiva.
Neste artigo, vamos explorar os grandes vencedores da categoria "Escritório Inovador", em que se destacaram nossos clientes e parceiros que brilham no mercado ao implementarem soluções inovadoras para otimizar suas rotinas dentro do escritório.
O escritório PP&C Auditores Independentes, que conquistou o primeiro lugar, seguido pela Seg Organização Contábil e Jurídica e a Solução Assessoria, que ficaram em segundo e terceiro respectivamente, são os protagonistas dessa categoria do Prêmio HubCount.
Conheça a PP&C Auditores Independentes, vencedora do 1° lugar no Prêmio HubCount de Inovação
Com destaque no primeiríssimo lugar, a PP&C Auditores Independentes foi reconhecida como escritório inovador por trazer diversas inovações para o mercado contábil, desenvolvendo soluções personalizadas e adaptadas às demandas específicas de seus clientes.
Com mais de cinco unidades no Brasil, os escritórios fazem parte do grupo Nexia International, sediada em Londres e que está entre as líderes do ranking global das maiores em Auditoria Independente, Consultoria, Contabilidade e Impostos.
Hoje, os líderes da Firma são: Eduardo Camillo Pachikoski e Paulo José de Carvalho, além de seus sócios em São Paulo no BPO, Marco Aurélio Silva, Anderson Ferreira e Ademir Creado Navas. A equipe conta ainda com profissionais que se destacam dentro de importantes funcionalidades, entre eles Jerre Adriane, Supervisor Fiscal e Thaynara Gonçalves Santos, Gerente Fiscal.
Devido a essa internacionalização, a PP&C conseguiu segmentar e absorver a demanda de empresas estrangeiras que querem entrar no mercado brasileiro, assim como empresas do Brasil que desejam expandir para o exterior.
Leonardo Santos, Gerente de Business Development da Firma, e Marco Aurélio da Silva, Sócio do BPO, compartilharam conosco as experiências da divisão de Outsourcing na PP&C, que completou cinco anos.
Segundo eles, de 2017 para cá, o crescimento veio acompanhando a movimentação de tecnologia conforme as necessidades iam surgindo e os clientes demandando.
“Começamos a notar que as travas do sistema de receita e o monitoramento deles começou a trazer dor de cabeça para alguns clientes, porque eles participavam de situações em que era necessário apresentar um histórico sem nenhuma restrição. Essas restrições podem ser causadas por erro, por omissão ou até fraude. Para evitar que o cliente pudesse ser notificado e ter qualquer atividade bloqueada, nós fomos atrás de uma tecnologia que pudesse nos trazer segurança.”, explica Marco Aurélio Silva.
Até então esse trabalho era feito de forma manual, mas agora a PP&C utiliza o HubAlertas+, que possui busca automática de CND e mensagens, sendo essa a ferramenta que entrou de forma mais rápida na rotina do escritório.
Hoje, praticamente 90% do trabalho é executado de forma eletrônica, o que transformou a carga excessiva que absorvia vários dias, que absorvia vários dias, em respostas precisas em poucas horas.
“De fato, a essência da HubCount é a essência da PP&C quando falamos em tecnologia para revolucionar os negócios, pois é isso o que propomos e entregamos.”, conclui Leonardo Santos.
Conheça a Seg Organização Contábil e Jurídica, vencedora do 2° lugar no Prêmio HubCount de Inovação
Em segundo lugar, destacamos a Seg Organização Contábil e Jurídica, um escritório que tem feito a diferença no mercado por apostar diariamente no bom assessoramento dos seus clientes, auxiliando na tomada de decisões de suas respectivas empresas.
Marcelo Caetano, proprietário da Seg, percebeu desde muito cedo a importância de um atendimento de excelência quando iniciou sua história na contabilidade. Hoje, à frente de sua própria empresa, utiliza bastante tecnologia para aprimorar ainda mais suas entregas.
Uma delas é com o BI Contábil da HubCount, em que Marcelo consegue obter dados mais coesos referente às empresas de seus clientes. Assim, é possível agregar valor ao apresentar gráficos, evaluation e curvas de crescimento que facilitam o entendimento dos cenários em que os empresários estão inseridos.
Esse serviço personalizado resulta em uma cadeia de beneficiados, pois muitos desses empresários assessorados utilizam os dados de transparência fiscal para ampliar seus negócios.
Marcelo acredita que a transformação no mercado contábil não irá substituir os bons profissionais, que passarão a exercer funções analíticas e de consultoria. Em seu escritório, não existe a ideia de reduzir o número de colaboradores devido a substituição da parte manual das demandas por automação.
“A tecnologia veio para que possamos escalar melhor, ter novos clientes, novas receitas e sermos consultores. Veio para suprir a parte mecânica, mas a parte analítica e estratégica de como podemos atender esses clientes é o nosso principal objetivo”.
Outro destaque bem importante e inovador dentro da rotina da Seg é que eles têm todo um diferencial de atendimento ao instruir e educar seus clientes, já que muitos deles não são experts em tecnologia.
A Seg viabiliza vídeos interativos pelo whatsapp, instruindo a melhor forma de organizar os documentos, ensinam a fixarem o whatsapp da contabilidade para melhorar a comunicação e tem todo o cuidado de enviar uma ata para o cliente sobre o que foi conversado, criando uma dinâmica exclusiva para quem usufrui de seu produto.
Conheça a Solução Assessoria, vencedora do 3° lugar no Prêmio HubCount de Inovação
No terceiro lugar como “Escritório Inovador”, destacamos a Solução Assessoria, de Curitiba, que está no mercado há mais de 45 anos e passou por algumas reformulações ao longo desses anos. Essas mudanças impulsionaram o escritório, que anteriormente era de natureza familiar, para um lugar de destaque no meio contábil.
O patriarca e fundador da empresa, Nardino Labres de Oliveira, foi o precursor da família Labres de Oliveira na contabilidade, que ensinou e abriu portas para os demais filhos. Hoje, já falecido, o quadro societário está na responsabilidade da Sócia-Diretora CEO Lina Ozita de Oliveira, do Sócio-Diretor CHRO Marcelo Labres de Oliveira e Sócio-Diretor COO Altevir Strechar Junior.
Atualmente são 40 colaboradores que cuidam de mais de 500 clientes e, mesmo atravessando algumas dificuldades durante a pandemia, a Solução Assessoria conseguiu se reinventar e aprimorar seus processos com tecnologia.
O sócio Altevir Strechar Junior conta que já apresentava insights de contabilidade consultiva aos seus clientes, porém com mecanismos manuais e por meio de planilhas. Foi buscando por um aperfeiçoamento do seu trabalho que encontrou a HubCount e hoje consegue agregar valor a todas as suas entregas de forma muito mais eficiente.
“Eu tinha uma pessoa só para cuidar das certidões. Imagina meu custo envolvido para um colaborador desenvolver uma única demanda que é a busca de CND. Fora os riscos em questões de erros, de passar o vencimento. Com a caixinha de mensagem do e-CAC, a mesma coisa.”, explica Altevir.
As demandas se transformaram e agora as necessidades são referentes à análise da ferramenta. “É imensurável o ganho que a gente teve com a Hub. Até porque, quanto mais manual, mais propício a erro.”, continua.
Outro grande diferencial da Solução é que eles têm a cultura de treinar constantemente sua equipe. Uma vez por mês os colaboradores passam por treinamento para seguir em constante aperfeiçoamento e evolução.
Deixar o time alinhado com as necessidades do mercado faz toda a diferença para as entregas e traz confiança para a captação de novos clientes. Assim como a apresentação do dashboard do BI Contábil da HubCount se torna também uma peça fundamental para cativar os empresários.
“O BI Contábil me deu uma valorização do meu serviço e uma segurança de que tenho como apresentar meu produto para o cliente, mostrando que posso transformar a vida dele. Porque não são apenas empresas, são vidas por trás. Com a ajuda da ferramenta, passamos a ser aliados dos nossos clientes.", conclui Altevir.