Ao pensarmos no termo "planejamento financeiro", ele pode parecer autoexplicativo à primeira vista. No entanto, na prática, muitos gestores se perdem em algo que, intuitivamente, deveria ser o primordial no gerenciamento de uma empresa.
Sem dúvida alguma, planejar os investimentos e custos de uma organização é indispensável para a sustentabilidade, crescimento e o desenvolvimento de qualquer empresa.
Porém, sabemos que, ao se deparar com os desafios do dia a dia, o empresário precisa cuidar de diversas áreas, como gestão de pessoas e operações, o que pode levar a equívocos e descontrole de informações.
Contratempos sempre irão existir e isso é um fato. Por isso, é de extrema importância estar preparado para esses obstáculos e, um bom planejamento financeiro, definitivamente ajuda a mitigar riscos e a se adaptar a mudanças repentinas.
Para evitar gargalos e problemas financeiros, decidimos destacar a importância de um planejamento financeiro bem estruturado e o quanto isso é fundamental para uma empresa. Mesmo negócios que já estão há muito tempo no mercado podem enfrentar dificuldades devido a intercorrências cotidianas.
Além disso, dentro dessa perspectiva, há grandes oportunidades para contadores e/ou BPOs Financeiros atuarem nesse campo, oferecendo suporte especializado e contribuindo para a saúde financeira das empresas. Portanto, leia até o final e saiba como!
Independentemente da área de atuação ou do porte da empresa, planejar as finanças permite que você tenha uma visão clara dos caminhos que está percorrendo e estabeleça metas financeiras realistas. Além disso, ajuda a identificar possíveis problemas antes que eles se tornem críticos.
Sabemos que, principalmente no Brasil, muitos negócios se iniciam por uma oportunidade. Por exemplo, um médico que decide abrir uma clínica de saúde não costuma ter formação em gestão. Nesse cenário, conforme a clínica cresce, a organização e a gestão podem ficar um pouco ‘atropeladas’ e sem o devido planejamento, essencial para a tomada de decisões estratégicas, como investimentos, cortes de custos e expansão.
Se antecipar viabiliza um olhar mais estratégico, trazendo como principais benefícios:
Previsibilidade: Com um planejamento financeiro detalhado, é possível prever despesas futuras e receitas esperadas, o que facilita a tomada de decisões estratégicas.
Controle de gastos: Ao ter uma visão clara dos custos, fica mais fácil identificar áreas onde é possível economizar e otimizar recursos.
Alocação eficiente de recursos: Saber onde investir e como distribuir os recursos financeiros permite maximizar o retorno sobre os investimentos.
Preparação para imprevistos: Reservar uma parte do orçamento para emergências garante que a empresa possa enfrentar crises sem comprometer suas operações.
Crescimento sustentável: Com um planejamento bem feito, é possível traçar metas de crescimento realistas e alcançáveis, garantindo o desenvolvimento saudável da empresa.
Antes de estruturar um planejamento, é necessário realizar um diagnóstico detalhado da situação financeira atual da empresa, analisando receitas, despesas, ativos e passivos.
Esse diagnóstico vai te permitir definir metas financeiras claras e realistas, que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido. Elaborar um orçamento detalhado, que inclua projeções de receitas e despesas, é essencial para controlar e acompanhar o desempenho financeiro.
Além disso, envolver toda a equipe no processo irá garantir que todos compreendam e trabalhem em direção aos objetivos financeiros estabelecidos.
Análise da situação atual: Avalie o estado financeiro da empresa, considerando ativos, passivos, receitas e despesas. Essa análise proporciona um ponto de partida para o planejamento.
Definição de metas: Estabeleça objetivos financeiros claros e específicos, como aumento de receita, redução de custos, expansão de mercado, entre outros.
Elaboração de um orçamento: Crie um orçamento detalhado que contemple todas as áreas da empresa, prevendo receitas e despesas para o próximo período.
Monitoramento contínuo: Acompanhe regularmente os resultados financeiros e compare-os com o planejamento. Faça ajustes conforme necessário para manter o controle.
Conte com Business Intelligence (BI): Utilize softwares de BI para análises de dados, garantindo o controle das informações da empresa de forma precisa e eficiência na tomada de decisões.
Para facilitar o planejamento financeiro, gerenciamento de dados e tomada de decisões estratégicas das empresas, surgiu o HubCount BI. A solução é ideal para simplificar esses processos, tornando-os muito mais eficientes, ágeis e dinâmicos.
O HubCount BI é uma ferramenta de Business Intelligence que transforma dados em gráficos e indicadores de fácil interpretação, permitindo que os gestores visualizem tendências e identifiquem pontos de melhoria fáceis de interpretar.
Um dos principais benefícios deste BI é que ele faz integração com os principais ERPs do mercado, além de sistemas financeiros, eSocial (dados da folha de pagamento) e outros softwares de diversas áreas (marketing, gestão de tarefas, etc.).
Isso significa que você ‘puxa’ os dados dos softwares que já utiliza e obtém esses parâmetros de forma automática, com uma visão centralizada em um único dashboard e em tempo real. Assim como também é possível criar variáveis conforme sua necessidade e gerenciar orçamentos direto na ferramenta.
Além disso, o HubCount BI conta com Inteligência Artificial para gerar análises automáticas, relatórios, apresentações de resultados e criar gráficos do zero!
Imagina a facilidade de ter todas as informações que você precisa de forma simplificada, sem precisar comparar e elaborar planilhas, sem correr riscos de erros manuais e ter um controle 360° da saúde do seu negócio?
A primeira demonstração é gratuita. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossa solução na prática!