Ainda hoje muitos profissionais contábeis enxergam a automação como o inimigo número um de toda operação, isso porque há um mito de que a tecnologia irá tomar o espaço desses profissionais.
Em todos esses escritórios que rejeitam a tecnologia o grande problema é que é a grande quantidade de tarefas e obrigações que o contador e sua equipe precisa realizar para cada cliente atendido. Mas, se fôssemos enumerar, esse não seria o problema principal – essa é apenas a superfície dos problemas enfrentados dentro do escritório.
O que elenca o primeiro lugar entre as maiores dificuldades de uma contabilidade certamente são os processos que parecem aumentar cada dia mais. Claro, cada cliente tem um tipo de perfil e cada um deles têm uma quantidade maior ou menor de responsabilidades contábeis a cumprir.
Ainda assim, essas responsabilidades são suficientes para deixar qualquer contador de cabelo em pé. Você, que está lendo esse texto neste exato momento, pode ser um desses contadores que passa horas e horas no escritório:
- Resolvendo problemas que estão diretamente relacionados a alguma atividade que atrasou.
- Refazendo documentação preenchida errada.
- Uma guia que foi emitida com o valor a mais ao cliente.
Quando isso acontece, além do retrabalho que necessariamente precisa ser feito, há uma perda de energia e tempo que acaba gerando prejuízo para a sua empresa. Essa insatisfação também gera um estresse no seu cliente, que causa um desgaste no relacionamento comercial entre você e ele.
Infelizmente, boa parte das vezes você precisou sustentar argumentos para justificar alguma coisa que deu errado no decorrer dos processos, fazendo de tudo para manter esse cliente "dentro de casa". Mas você já parou para pensar se isso será suficiente para que os clientes continuem interessados nos serviços contábeis que sua contabilidade oferece? Esse é um risco que diversas contabilidades correm hoje enquanto não automatizam os processos internos e as atividades do dia-a-dia.
O que te impede de automatizar hoje?
Não dá para ignorar as vantagens que a evolução tecnológica trouxeram para o mercado contábil, principalmente quando o assunto é automação. Uma pesquisa realizada pela Avanade e divulgada pela Exame, mostra o impacto do investimento em tecnologia em processos, e os resultados são impressionantes:
Empresas que investem em tecnologia em seus processos aumentaram em 70% a sua receita em relação àquelas que não investiram. Além disso, o índice de produtividade de seus funcionários aumentou em até 78%.
Isso mostra a importância da tecnologia para a evolução de uma empresa, seja ela qual for. O problema é que ainda há empresas contábeis hoje, que não desfrutam desses resultados, simplesmente porque ainda não cogitaram implementar uma solução de automação para o seu negócio.
A automação é um combustível de crescimento
A automação e a utilização de tecnologia dentro dos processos internos é um caminho sem volta para quem quer crescer. Mas talvez você ainda esteja confuso e imagine que o processo de automação contábil é muito complicado. Entretanto, é mais simples do que parece, especialmente se você utilizar o HubCount. Sabe por quê? Porque basta você colocar os CNPJs que você atende hoje dentro do sistema e pronto. A partir desse momento, você já consegue usar os módulos e ver a automação acontecendo na prática:
Automação é sinônimo de crescimento
Se você ainda não está satisfeito, neste artigo eu te conto mais 10 motivos para usar a automação contábil a partir de hoje. É perceptível como uma empresa contábil pode chegar mais longe através de um software de automação como o HubCount. Algumas empresas já perceberam isso, como a Tactus, NTW, InCompany, RSM Brasil e várias outras.
Quer saber mais como nossas soluções podem ajudar sua empresa a crescer mais, se livrar das multas e ter mais inteligência na hora de tomar decisões? Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.