O contador hoje vive em um cenário extremamente volátil, apesar de um mercado ainda bastante burocrático, os consumidores mudaram drasticamente a forma como tomam decisões, se relacionam com as marcas e o comportamento social. Sempre que falamos sobre o futuro da contabilidade pensamos rapidamente na palavra “mudança”.
O mundo, na época dos nossos avós, era repleto de negócios locais que não precisavam de muito esforço para encontrar alguém para frequentar seu estabelecimento, além de ser um dos poucos que tinham. As famílias costumavam comprar sempre no mesmo lugar, então era comum o açougueiro, por exemplo, conhecer todos os membros da família.
Nesse formato, um dos grandes causadores ou destruidores da reputação de um negócio local ou profissional era o “boca-a-boca”.
Esse mundo como nossos antepassados conheciam, experimentou a sua primeira mudança por volta de 1920 e o boom após a Segunda Guerra Mundial. Houve uma transformação social e econômica muito drástica e as pessoas começaram a aproveitar as estradas e a massificação dos carros para se mudar para o subúrbio, então surgiram novos padrões de compra. Então, com a ascensão da internet o consumidor nunca mais foi o mesmo.
O consumidor moderno tem cada vez menos tempo a perder e necessita de um serviço muito mais personalizado. Segundo uma pesquisa da Zendesk:
Os clientes estão cada vez mais exigentes com as entregas não só no setor contábil, mas em todo o mercado. A estimativa é que o mercado fique cada vez mais personalizado. Uma das ferramentas mais importantes e aliada do contador nesse momento são as ferramentas de automação e de entrega de valor.
Uma outra pesquisa conduzida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com mais de 6 mil empresas no Brasil para entender como os empresários se relacionam com seus contadores.
Os números mostram quais serviços as empresas desejam contratar de seus contadores:
84% Planejamento Estratégico
79% Recomendações para seu negócio
77% Relatórios de desempenho e diagnóstico
73% Apoio na gestão financeira
Em outro ponto a pesquisa traz duas informações muito relevantes:
Os dados mostram que o consumidor precisa muito mais de um contador consultivo e que dispõe de tecnologia a seu favor do que modelos antigos de contabilidade.
Nos últimos anos o papel do contador tem ficado cada vez mais definido no mercado, as empresas precisaram se adaptar às restrições e outras cresceram exponencialmente.
Nesse cenário, o contador pode ter dois tipos de posicionamento, o apurador fiscal, aquele que fica gerenciando os impostos e cuida da parte tributária, e o contador consultivo, que além de cuidar da parte tributária também cuida da contabilidade gerencial da empresa.
Ficou confuso? Na teoria talvez, mas na prática os dois perfis são bastante diferentes. Enquanto um vê o cliente como um mal necessário e um custo a mais na operação, o outro usa ferramentas de automação contábil para agregar mais valor ao serviço prestado e baratear os custos na execução dos projetos.
A contabilidade consultiva se torna o grande diferencial do contador que enfrenta um mercado cada vez mais dinâmico e um consumidor mais exigente (lembra do começo deste artigo?).
É claro que a mudança de mentalidade e se posicionar como uma contabilidade consultiva não acontece de uma hora para outra. Mas é preciso dar alguns passos, como conhecer os objetivos das empresas, forças e fraquezas.
Acompanhar as mudanças de mercado é essencial, mas muito mais importante é saber quais são os passos necessários e qual estratégia usar para se consolidar nesse novo universo de possibilidades e geração de valor. Aqui vão 5 dicas para você aprimorar ainda hoje seu escritório:
Um dos pontos cruciais para começar a mudança de paradigma dentro de um escritório contábil é investir na capacitação dos colaboradores. É importante que todos que fazem parte das operações estejam alinhados com a visão estratégica da empresa.
Um dos fatores mais sensíveis dentro de um escritório contábil são seus custos. Você já parou para pensar quanto um funcionário gasta com um cliente ou algum processo manual? E se você pudesse automatizar esse mesmo processo?
O crescimento é, muitas vezes, doloroso para um escritório contábil. Existem gerentes ou donos de escritórios que preferem entrar em um “platô” de crescimento porque é um ambiente conhecido, enquanto o crescimento é uma “zona de risco”. Não tenha medo de crescer.
Clientes que recebem um bom atendimento, pagam um preço justo e tem seus problemas resolvidos tendem a ser retidos muito mais facilmente e são mais baratos para as operações que conquistar um novo cliente sempre para suprir lacunas na base. O cliente é rei.
Trabalhos manuais geralmente são acompanhados de erros manuais. Invista em tecnologia para melhorar a mão de obra e baratear as operações. Além disso, os recursos de inovação, como a HubCount, por exemplo, agregam muito mais valor na execução do contrato.
Viu só? A tecnologia não é um substituto de carreira do contador moderno, ela é um propulsor mais potente que qualquer outro momento na história. Com a tecnologia necessária, o contador deixa de ser um apurador fiscal, com milhares de concorrentes, ou centralizar seu escritório no cliente e aplicar tecnologia para gerar mais lucro e resultados.