A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração financeira contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido de uma empresa em um período de tempo, que pode ser trimestral, anual ou conforme a necessidade da organização.
Basicamente, a DRE aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo de acordo com os dados importados do balancete. O balancete fornece as informações das contas contábeis, incluindo receitas, despesas, custos, entre outros, que são organizadas na DRE para chegar ao resultado final.
Entender esses dados é fundamental para investidores, gestores e outras partes interessadas terem uma visão clara da capacidade da empresa de gerar lucro e gerir seus recursos de maneira eficiente.
Assim, é possível fazer a análise da lucratividade, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na avaliação da saúde financeira da empresa. Com a DRE, é possível identificar tendências, comparar desempenhos ao longo dos anos e tomar ações corretivas ou preventivas para melhorar a performance financeira futura.
Para fazer uma “leitura” inteligente dessas informações, é necessário ter um olhar aguçado de interpretação do ponto de vista estratégico. Hoje, existem soluções como o HubCount BI, que traz essas análises de forma concisa, orientando as decisões.
Além disso, pode ser também uma ótima oportunidade para contadores agregarem valor aos seus serviços, oferecendo contabilidade consultiva especializada aos clientes, proporcionando a eles esse viés mais analítico.
Pensando nisso, trouxemos aqui em nosso blog dicas, orientações e aplicações da DRE. Continue a leitura e saiba como utilizar no planejamento estratégico.
Solicite uma demonstração gratuita do BI!
Como é a estrutura da DRE?
Toda DRE começa pelas vendas de uma empresa, ou seja, a receita gerada por essas vendas, seguida pela subtração do custo dos produtos vendidos (CPV). Isto inclui todos os custos que estão “amarrados” ao faturamento, como: imposto sobre receita, taxas de maquininha, comissões, etc.
Essa conta leva ao lucro bruto, que é a receita das vendas menos o CPV. O percentual do lucro bruto em relação à receita é conhecido como margem bruta.
Depois disso, devem ser analisadas as despesas operacionais, que podem incluir pró-labore, despesas com equipe, infraestrutura, marketing, entre outros. Subtraindo as despesas operacionais, chegamos ao lucro operacional.
Lembrando que os custos variáveis e as despesas operacionais variam de acordo com as empresas e segmentos.
Por que o olhar dos contadores é importante?
O principal fator é que analisar a DRE é sempre bom ter um conhecimento técnico, onde se tem a compreensão de termos contábeis, além da capacidade de identificar tendências financeiras e interpretação dos impactos fiscais e operacionais.
Na perspectiva do empresário, é importante para fazer um bom planejamento tributário, por exemplo. Na perspectiva do contador, é importante para oferecer serviços que contribuam significativamente nos negócios dos clientes e gerem mais valor aos seus serviços.
Confira outras razões:
Quais insights estratégicos consigo obter com a DRE?
É possível obter diversos insights com a DRE. Isso porque ela fornece uma visão abrangente da performance financeira da empresa, permitindo que seja analisado diferentes aspectos, como:
Lucratividade: A DRE mostra claramente se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. O lucro líquido é um indicador direto da eficiência operacional e da capacidade de gerar valor no mercado.
Margem de Lucro: Ao analisar as margens bruta, operacional e líquida, é possível avaliar a eficiência da empresa em transformar receita em lucro em diferentes estágios de suas operações.
Receitas e Crescimento: A DRE detalha as receitas totais, permitindo a análise do crescimento da receita ao longo do tempo. É possível identificar tendências de crescimento ou declínio e compará-las com o mercado ou com concorrentes.
Otimização de Custos: A análise dos custos dos produtos vendidos e das despesas operacionais ajuda a entender como a empresa está gerenciando seus custos. Altos custos podem indicar ineficiências ou áreas que necessitam de melhorias.
Desempenho Operacional: O lucro operacional, que é o lucro antes de impostos e juros, indica o desempenho da empresa em suas operações principais, sem considerar efeitos financeiros ou fiscais.
Comparação com Orçamentos e Previsões: A DRE pode ser comparada com os orçamentos e previsões da empresa, ajudando a avaliar o desempenho real em relação ao planejado e a identificar desvios significativos.
HubCount BI - A tecnologia que analisa em segundos para você!
Na era digital e altamente competitiva de hoje, contar com uma solução de Business Intelligence que oferece insights estratégicos em poucos segundos pode ser exatamente o que você precisa para aprimorar suas análises sem sobrecarregar seu dia, tomando tempo, nem tampouco ficando sujeito a erros manuais.
Imagine pegar o balancete em uma planilha de Excel e transformar em DRE de forma totalmente manual. Quanto tempo isso levaria e quantos riscos de erro de dados poderiam ocorrer?
Com o HubCount BI, tudo isso se torna mais simples e prático, mantendo uma qualidade de entrega acima do padrão. Nossa solução tem integração com diferentes sistemas contábeis e financeiros, além de softwares de outras áreas como marketing e gestão de tarefas.
Isso torna o controle de dados muito mais dinâmico, rápido e abrangente, permitindo seu uso em estratégias de diferentes setores.
Além disso, nosso BI utiliza Inteligência Artificial para gerar análises automáticas, relatórios, apresentações de resultados e criar gráficos do zero, conforme seu comando!
A primeira demonstração é gratuita. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossa solução na prática!