As mudanças que ocorreram nos últimos 5 anos no mercado afetaram (e muito) a forma como os escritórios contábeis oferecem seus serviços. A tecnologia, em especial, contribuiu muito para a evolução na entrega e na performance dos processos contábeis, a nível que chegamos ao ponto onde hoje as contabilidades digitais se destacam e conseguem oferecer um serviço personalizado, de qualidade a um preço acessível. Diante dessa realidade, onde a procura por serviços que se enquadram no modelo digital expandiu consideravelmente, como você se manteve competitivo?
O seu escritório contábil, ou setor de contabilidade na empresa, está acompanhando essa realidade? Você está usando as ferramentas certas e equipando o seu arsenal com as melhores armas do mercado? Será que é possível manter seus honorários e ao mesmo tempo conquistar novos clientes em meio à tantas possibilidades que o mercado contábil oferece ao empreendedor brasileiro? A gente está aqui para mostrar que sim, é possível!
Veja só as 5 técnicas e qualidades de um escritório contábil de ponta, para você se tornar ainda mais competitivo e atraente aos olhos dos seus clientes!
1. Entenda profundamente seu cliente
2. Saiba as dores reais do seu cliente
3. Entre em contato com o seu cliente e constantemente
4. Automatizar processos contábeis para entrega de uma performance de alto nível
5. Entregue indicadores que agregam valor ao empresário
Essa é, de longe, uma das principais características que coloca um escritório à frente dos demais. Se você:
● Tem a capacidade de entender a realidade do seu cliente,
● Sabe o serviço e o produto que ele oferece;
● Você percebe as nuances e não fica na superficialidade e, por causa disso, consegue entregar sugestões direcionadas ao negócio.
● Conhece as dores do seu cliente e entrega soluções práticas
Esse é um dos motivos do porquê há contabilidades ao redor do Brasil que são especializadas em determinados nichos de mercado: elas entenderam que, dessa forma, poderão obter melhores clientes e que o empresário pensará duas vezes antes de migrar de contabilidade ou mesmo fechar negócio com outro contador.
Toda contabilidade tem o potencial de se tornar especialista em um nicho. Observe quais são os principais clientes que você atende, como é o seu relacionamento com eles, e procure especificar o seu serviço contábil a eles. Claro, isso não significa que você precise deixar de lado os clientes que não atendam essas especificações, mas, uma vez que você se dispõe a tornar a sua contabilidade especializada, os empresários estarão muito mais aptos a te procurarem por entenderem que você é o contador certo para eles.
Posicionamento é dizer ‘não’. Vai chegar um momento em que você captou tantos clientes de um nicho que nem se preocupará mais em captar empresas de outros ramos. Comece hoje mesmo a entender o mercado dos seus clientes e perceba o quanto isso fará diferença para seu escritório contábil.
Supor as dores do seu cliente e oferecer soluções que ele não pediu pode ser um ‘tiro pela culatra’. Por isso é importante você saber de fato aquilo que o seu cliente precisa. Aqui entra a Contabilidade Consultiva, já que somente entendendo de fato todas as dificuldades que seu cliente enfrenta é que você, gestor contábil, será capaz de oferecer um diagnóstico correto com as soluções ideais para que o empresário.
Por isso, mostre que você está disponível ao seu cliente, mostre que você está disposto a apontar o melhor caminho ao empresário, mostre que você quer de fato ajudá-lo a crescer. Dessa forma você ganhará a confiança dos seus clientes e a partir daí a conversa poderá trazer novos frutos.
Pense em como você pode mostrar a luz ao fim do túnel para esses empresários e mostre que você é o parceiro que está pronto a fazer de tudo para que seu cliente não precise fechar as portas e enfrentar um perrengue ainda maior.
Está difícil para o empresário? Certamente. Mas como ele está lidando com a dificuldade na prática? Você só consegue essas informações mantendo contato com ele constantemente. Perguntando como vão as coisas, se atualizando da situação da empresa dele, seja por e-mail, por telefone, WhatsApp, ou mesmo agendando uma reunião. Não importa como, mostre-se presente para seu cliente.
Há contadores que só falam com o seu cliente quando uma guia está para vencer ou quando precisa de alguma informação dele. Alguns empresários hoje precisam mais do que nunca de um contador parceiro que esteja com ele, lado a lado. Algumas empresas podem estar mudando de contabilidade justamente porque não percebem uma ação proativa de seus contadores.
Seu cliente é o seu bem mais valioso, é ele que mantém o caixa de pé todos os meses. Não espere que ele faça esse primeiro contato, tome a iniciativa.
Você se aproximou do seu cliente, conhece mais de perto sua realidade, conseguiu enxergar suas dores mais latentes. E agora? Como ser eficiente em todas as entregas? Como ter mais tempo para ser consultor sem afetar o cumprimento das conformidades fiscais? É aqui que a automação contábil entra.
Muita gente pode achar que a automação contábil é um bicho de 7 cabeças, um sistema complexo de implantar ou caro. Mas, na prática, não é nada assim. A automação contábil é a solução do mercado que consegue entregar para você, contador, produtividade e assertividade na prática. Graças à automação, seu escritório contábil torna-se muito mais produtivo e traz uma performance de outro nível para você. Se você quer se livrar de:
● Altos custos de retrabalhos;
● Autuações desnecessárias;
● Multas e juros;
● Falhas humanas;
● Preenchimento repetitivo de informações;
● Portais do governo
● A automação contábil vai fazer sentido para você.
Com sua rotina contábil automatizada, você e seu time terão muito mais tempo para se dedicar aos seus clientes e ao crescimento do seu negócio. Sem contar a economia que você faz em curto, médio e longo prazo. Um de nossos clientes já economizou mais de R $250 mil reais utilizando somente um módulo do HubCount, imagine então o que você será capaz de fazer.
5 - Entregue indicadores que agregam valor ao empresário
Com a automação rodando integralmente no seu escritório, agora é hora de colocar a contabilidade consultiva em prática! Como? Oferecendo os indicadores e fazendo os apontamentos necessários para seu cliente sair do sufoco e tornar a saúde financeira da sua empresa ainda mais eficiente e lucrativa.
Nós mostramos recentemente um estudo do SEBRAE sobre a relação do empresário com o contador que gerencia as contas da empresa, mostra que 65% dos escritórios dizem que as informações que seu contador gera são irrelevantes para tomadas de decisão ou não são muito claras.
Isso indica que o mercado precisa cada vez mais de um contador consultivo e com ferramentas tecnológicas à sua disposição, capaz de gerir e de gerar relatórios e emitir dados estratégicos para as empresas.