Ter uma empresa contábil tem sido um verdadeiro desafio nos últimos anos. Ser contador hoje, significa ter um ecossistema inteiro de concorrência e disputa de clientes para outros profissionais. Para se ter uma ideia, segundo dados de 31 de maio de 2022, fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 522.323 profissionais da contabilidade possuem registro ativo no Brasil.
Sem dúvida, não é fácil empreender na contabilidade no Brasil, todos os anos as universidades aprovam mais candidatos e formam outros milhares. O diagnóstico é simples: os escritórios que melhor souberem comunicar seu diferencial, podem ficar na frente da concorrência.
Do outro lado da balança, temos os consumidores que têm acesso a cada vez mais informações e herdou características mais sofisticadas, digamos. Cada vez mais os clientes têm ficado mais exigentes, com cada vez mais acesso a ofertas de serviço e modelos de prestações diferentes. Você já deve ter ouvido falar nos escritórios híbridos, digitais, online, tradicionais, eles são frutos dessa concorrencia e novos modelos de negócio.
Ter clareza sobre os caminhos que o marketing da sua empresa contábil vai tomar pode te trazer resultados ainda mais expressivos.
O que é Marketing Contábil?
Um dos mitos muito comuns no meio contábil é de que se você tiver um serviço muito bom, ele conquistará novos clientes por si só. É aquela velha máxima de que “construa um produto tão bom que se venda sozinho”, do Peter Drucker, mas nem sempre é assim. A verdade é que você deve vender um serviço campeão, um acompanhamento otimizado, mas antes de tudo, deve comunicar ao mercado.
O marketing contábil é esse esforço de comunicar sua oferta, produto ou serviço de tal forma que você comece a se posicionar no imaginário do seu cliente. É organizar todos canais de comunicação para que seu escritório seja popularizado. No fim do mês isso significa mais clientes, mais faturamento, mais margem, mais tempo e disposição.
Outro erro muito comum é reduzir o marketing contábil a apenas o ato de vender. Você deve preparar o ambiente ideal para que seu cliente tenha uma verdadeira experiência de compra com você e permaneça sendo seu cliente.
Você deve preparar o ambiente ideal para que seu cliente passe por todos os obstáculos de compra sem empecilho.
Como então criar um ambiente para que sua empresa contábil seja um imã de novos clientes?
Investigue o mercado
No começo deste artigo te mostrei a quantidade de profissionais contábeis que estão hoje em atividade aqui no Brasil, não é interessante? Esse é o princípio de uma pesquisa de mercado, mas ela não acaba aí.
Antes de qualquer decisão de marketing contábil que você vai tomar é importante que você olhe para o mercado e a expectativa antes de se lançar a um novo projeto. Imagine só que você escolhe nichar sua empresa para o ramo de construção civil, mas depois de algumas semanas oferecendo seu serviço para construtoras decide que não leva o menor jeito para isso.
Ter uma pesquisa sólida em mão não irá garantir que erros aconteçam no processo, mas vai te livrar de colocar o pé em terrenos instáveis quando for tomar uma decisão. A pesquisa também pode te ajudar a mapear os interesses do mercado e saber que rumo ele está tomando. O posicionamento do seu escritório pode depender disso.
Observe os canais
Você consegue dizer hoje como seu cliente chega até você? Ele faz uma pesquisa no google e depois entra em contato por telefone ou é fruto de indicação de outros parceiros?
Os canais de atração, como o nome já diz, vão te auxiliar a trazer novos clientes por canais diversos. Um dos erros mais comuns de algumas empresas é ficar refém apenas de um canal de atração e, quando possuem esses canais, não analisam o processo de entrada de novos clientes.
Alinhar as expectativas entre canais de atração e suas metas de negócio pode te livrar de não ter previsibilidade de caixa e planejar com mais embasamento seus investimentos futuros.
Mapeie seus processos
Antes de receber visita, é importante organizar a casa. Na prática, isso significa que ter os processos mapeados e previstos pode te ajudar a reconhecer os gargalos e otimiza-los a tempo. Outro grande passo importante para otimizar as operações é ter tecnologia disponível para suprir as carências de mão de obra na gestão.
Imagine sua empresa como uma grande esteira de uma fábrica. Imagine que a cada incremento, o produto para em uma estação da esteira, sofre alteração e em seguida para para o próximo até chegar ao fim de todo esse processo. A ideia é que você tenha uma visão macro de todos esses processos para que a entrega de valor seja a melhor otimizada possível.
Organizar os processos internos significa que toda sua operação deve favorecer essa organização. Desde a entrada de novos funcionários, o treinamento de funcionários “de casa”, até a agregação de novas tecnologias, novas estratégias, novos modelos de gestão e de entrega de valor.
O atendimento faz diferença
Conquistar um novo cliente hoje é de 5 a 10 vezes mais cara do que manter um cliente que já está na carteira atual de clientes. Depois de olhar o mercado, observar os canais, mapear a sua operação, saber receber os novos clientes que entram nessa esteira é tão importante quanto atender os clientes que já estão dentro da carteira.
Um contador que não está preocupado em oferecer qualidade no atendimento é, antes de qualquer coisa, um profissional que não percebe que é preciso entregar mais do que conformidades fiscais.
É necessário que o empreendedor sinta que sua experiência com o serviço contábil prestado a ele vale a pena. Cedo ou tarde, ele irá migrar para uma empresa contábil que o atenda melhor.
Você já deve ter passado por experiências incríveis onde você foi bem atendido, como por exemplo, o atendimento em uma loja ou em um supermercado direcionado à sua necessidade. Foi tão bom que você fez questão de retornar, não é?
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