A Receita Federal publicou na última terça-feira (5) no diário oficial da União, o novo calendário para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022.
Recentemente diversos profissionais contábeis alegaram dificuldade para acessar a Receita e efetuar a declaração. Em nota, a Receita informou que a medida visa amortecer os efeitos da pandemia e corrigir casos de instabilidade, visto que muitas empresas e órgãos e empresas não estão com as atividades totalmente restabelecidas.
O contribuinte deve ficar atento ao novo prazo. O período para entrega da declaração do imposto de renda começou no dia 7 de março, com a disponibilização do PGD e APP, e poderá ser enviada até 31 de maio de 2022.
Ainda segundo a Receita Federal, o calendário para restituição não foi alterado, sendo o primeiro lote pago no dia 31 de maio.
O prazo para declaração Final de Espólio (pessoa falecida), também vai até 31 de maio de 2022 e o imposto deve ser pago até a mesma data.
Com o programa, será possível importar os dados do carnê-leão de apuração mensal do imposto; salvar e recuperar online a declaração e consultar a situação da declaração 2022.
Neste ano o IRPF conta com algumas novidades, como o pagamento via PIX e os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix.
Fonte: Receita Federal