Sempre enfatizamos a importância da inovação na contabilidade por aqui. Porém, desta vez, decidimos trazer o ponto de vista daqueles que estão realmente com a mão na massa e abordar um pouco mais sobre como nossos clientes estão se reinventando e fazendo a diferença no mercado contábil.
Nada melhor do que a perspectiva de quem aplica a inovação em seus processos diariamente e observam os principais impactos dentro das empresas e escritórios contábeis.
Por isso, o nosso CEO, Gabriel Capano, reuniu os clientes premiados em primeiro e segundo lugar da categoria "Escritório Inovador" no Prêmio HubCount de Inovação: Jerre Cabral e Thaynara Gonçalves Santos da PP&C Auditores Independentes, e Marcelo Caetano, da Seg Organização Contábil, para uma conversa bem bacana sobre o tema.
Nossos vencedores compartilharam suas histórias inspiradoras em um podcast muito interessante sobre o futuro da contabilidade. Juntos, discutiram de forma descontraída os impactos e benefícios da inovação dentro de suas rotinas.
Neste artigo, vamos explorar as principais dicas, resultados e desafios da contabilidade no Brasil, além de debater o futuro do setor. Levantamos os principais assuntos abordados na conversa para que você possa conferir na leitura a seguir.
Os desafios do papel do contador no Brasil
Diferentemente dos países no exterior, no Brasil, o papel da contabilidade não é muito claro para os empresários. Ainda nos dias de hoje, a maioria das pessoas possui certa dificuldade para entender o trabalho de um contador.
Segundo o CEO da HubCount, Gabriel Capano, geralmente, as pessoas distorcem as verdadeiras funções exercidas pelo contador e, quando vamos entender o verdadeiro motivo pelo qual isso ocorre, conseguimos observar que a quantidade de obrigações acessórias e tributação complexa que existe em nosso país provoca essa confusão.
“O governo criou uma complexidade de tributação que obviamente não seria ele quem iria coletar as informações, os dados das empresas e tudo mais. Então, essa obrigatoriedade foi passada para as empresas e consequentemente acabou caindo no colo do contador.”, explica Gabriel.
“Apurar imposto não deveria ser o principal trabalho do contador. Quando olhamos para outros países e falamos em contabilidade consultiva, por exemplo, nos Estados Unidos, falar de contador consultor é um pleonasmo.”, conclui.
Embora a jornada para esclarecer o verdadeiro papel do contador no mercado brasileiro possa ainda estar em andamento, é evidente que o setor está se movendo na direção certa. Hoje, a movimentação de transformação do setor tem sido comumente abordada e os profissionais da área já estão conscientes sobre essa nova abordagem.
Desafios das obrigações acessórias com inovação e IA
Um dos grandes desafios das inovações tecnológicas e inteligência artificial é como essa nova realidade vai impactar no departamento fiscal. As inteligências voltadas para essa área se deparam com obstáculos, como: a complexidade das leis municipais e estaduais, além da constante mudança na legislação.
Entretanto, as análises de dados fiscais, geradas pela IA, podem ser bons pontos de partida e encurtadores de caminhos, facilitando o trabalho do analista e trazendo insights valiosos.
“Quando vamos falar de legislação, existe um grande desafio para entender se um determinado cliente é tributado em monofásico ou não, se é feita a retenção, e depende de muita coisa, como a legislação do município.”, explica Gabriel Capano sobre o cenário fiscal e tributário.
Em tese, podemos entender mais uma vez que o futuro, mesmo que cercado de muita tecnologia, ainda está bastante ligado a pessoas, mas com a percepção de que agora elas possam produzir muito mais.
Importância do relacionamento com os clientes
Um dos pontos mais importantes deste novo cenário da contabilidade é o relacionamento com o cliente. A proximidade do contador com o empresário fará total diferença para o sucesso de um escritório.
Partindo novamente do princípio de que a grande parte dos empresários não entendem o papel do contador, Marcelo Caetano da Seg, tem desenvolvido um papel importante, tanto de relacionamento, quanto de educar os seus clientes.
Durante os mais de 20 anos à frente da empresa, ele desenvolveu projetos importantes para seus clientes, entre eles programa de educação financeira e podcast dentro do escritório, sempre trazendo conteúdos de valor.
“A partir do momento em que nós conseguirmos trazer para o cliente a clareza do que é a empresa, o que é um CNPJ e fazer com que ele perceba que nós somos pessoas competentes. Quando ele entende que nós estudamos para poder dar direção, assim como reduzir os riscos e os erros da empresa, o cliente passa a estar mais próximo ao contador”.
Além disso, ele transformou seus processos com tecnologia e aplicou em suas apresentações de resultado, trazendo impactos visuais mais positivos. Isso fortaleceu ainda mais sua conexão com os clientes e aumentou a confiança conquistada.
“Fiz uma apresentação de resultados (com o BI Contábil) para um cliente. Tenho uma TV grande na sala de reunião. No final, o cliente disse:'cara, você me surpreendeu. Por que você não tinha isso antes?’. Os relatórios eram em preto e branco, era preciso ficar classificando, analisando o balanço. Essa mudança é fantástica.”, conta Marcelo.
Engajamento da equipe como pilar para o sucesso
Ao contrário do que muitos podem imaginar, sempre haverão espaços no mercado para profissionais que se mantêm atualizados e desejam evoluir junto às empresas.
Quando o ambiente de trabalho e a cultura da empresa estão em harmonia com os objetivos dos colaboradores, os próprios clientes sentem o resultado de um bom clima organizacional.
Podemos concluir que as tecnologias servirão como uma facilitadora, trazendo suporte e apoio, mas jamais substituirão a capacidade analítica dos seres humanos. Os profissionais que acompanham o mercado, de agora em diante, devem se sobressair, assim como as empresas que incentivam a reciclagem e o aprendizado contínuo, terão mais credibilidade no mercado.
Jerre Cabral, da PP&C, explica o quanto é importante ter orgulho do que faz e se sentir bem em um ambiente de trabalho para que a evolução aconteça em conjunto.
“É muito legal quando você abre a boca para falar da empresa e você fala com gosto, sabe? O que a PP&C proporciona hoje é muito legal, a oportunidade de crescimento profissional e cada vez mais estamos atraindo colaboradores e os clientes percebem.”, conta.
“Estávamos fazendo umas avaliações esses dias e o que mais os colaboradores apontaram de pontos positivos na empresa é o clima e isso me deixa muito feliz.”, continua Thaynara Santos.
Adaptação ao mercado em evolução e ao uso de tecnologia
Chegamos em um ponto em que não temos mais escapatória, nem retorno. A transformação tecnológica já está impactando a contabilidade. Mesmo que as empresas ainda não estejam preparadas para modificar seus processos no momento, devem começar a planejar como será essa transição.
Thaynara Santos explica como enxerga essas mudanças no setor. “As empresas, como tem sido bastante comentado, umas vão começar a migrar agora, outras vão começar a migrar depois, e outras vão esperar tudo dar certo para migrar. E aí, a empresa vai precisar pensar qual o seu lugar e onde ela vai querer estar.”, analisa.
“É importante entender como está o mercado, eu acho que vai mudar muita coisa, porque o tempo que a gente gasta clicando, pesquisando, buscando informação, vai cair por terra.
Em pouco tempo as empresas vão precisar se adequar. Porque ou se adequa, ou vai perder dinheiro”, conclui.
Podcast - Inovação e Tendências na Contabilidade
Além de conferir nosso artigo, vale bastante a pena assistir o podcast na íntegra, com muitos insights e debate importante sobre o setor contábil.
A conversa é bem descontraída e aborda os principais temas referentes à contabilidade, inteligência artificial, gestão, tecnologia e muito mais.