Uma tarefa complicada para muitos contadores continua sendo a captação de novos clientes. Muitos focam os seus esforços específicos na área contábil e acabam não investindo em estratégias de vendas e marketing.Uma pesquisa realizada pelo professor Anderson Hernandes revelou que 26% dos contadores possuem dificuldade em negociar e montar propostas para clientes. Além disso, 18% dos entrevistados afirmaram possuir dificuldade com suas estratégias de marketing.Porém, uma startup está simplificando esse problema, realizando o trabalho de captação e direcionamento de potenciais clientes para contadores associados. Por meio do marketing compartilhado, o Abertura Simples possibilita que novos empreendedores sejam conectados aos contadores. Para isso, disponibiliza um marketplace de escritórios de contabilidade para que o empresário encontre o mais próximo. A empresa desenvolve algumas estratégias de marketing para atrair esses potenciais clientes, e faz a distribuição dos contatos para o contador associado. Além disso, o contador possui acesso a um painel completo de CRM para fazer a gestão dos seus leads.
O contador interessado deve entrar em contato pelo site da empresa, informando a sua cidade e estado. Após analisar a situação da cidade em que o possível associado deseja se inserir, a empresa insere a unidade do escritório na plataforma e começa o processo de integração. O processo começa na criação do acesso ao painel. É neste espaço que os associados recebem e fazem a gestão completa de seus leads. O sistema de ERC e CRM apresenta ainda dados sobre o perfil dos empresários e as campanhas criadas, com gráficos intuitivos. Em seguida, os profissionais inserem o associado no marketplace, desenvolvendo uma página com os dados de contato e também uma landing page de captura de leads. É nessa landing page que o empresário interessado irá inserir suas informações para solicitar o serviço do contador associado.Além disso, os profissionais criam textos originais e exclusivos para atrair os potenciais clientes ao contador, com palavras chave e estratégias para que o associado consiga se destacar nos mecanismos de busca. Assim, quando o empresário fizer a pesquisa certa, o escritório associado já estará nas primeiras posições do ranking.Para os contadores que desejam ter resultados mais rápidos e efetivos, a startup realiza também a criação de campanhas de mídia online. Os profissionais fazem anúncios nas redes sociais e nos mecanismos de busca para que os empresários encontrem os contadores envolvidos no grupo mais facilmente.Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, apenas 34% dos escritórios contábeis brasileiros oferecem algum tipo de consultoria aos seus clientes. Porém, a contabilidade consultiva se mostra como um bom diferencial para os contadores que desejam se destacar no mercado. Por isso, todos os contadores associados do Abertura Simples passam por treinamentos intensivos de marketing e vendas. A startup oferece imersões presenciais na sua sede, em São Paulo, e também reuniões online para passar todo conhecimento.
A frente da proposta está Rogerio Fameli, que atua com o mercado contábil há mais de 6 anos. Segundo o CEO, esse setor sempre enfrentou uma deficiência na captação de clientes. Ele percebeu essa dificuldade em seu próprio escritório, e decidiu implementar estratégias de marketing digital. Quando analisou os resultados positivos, decidiu que era hora de compartilhar esse sucesso com outros contadores e empreendedores de outras cidades.Segundo Rogerio, “o contador perde a oportunidade porque não consegue estar presente no momento em que o empreendedor pesquisa pelo seu serviço na internet. Nesse tipo de situação, ele não só perde um novo contrato, como também um cliente que poderia se tornar um parceiro fiel e até mesmo indicá-lo para outros empresários”.Alinhando esse conhecimento e experiência no mercado contábil, a empresa atua de forma diferente de uma agência de marketing. “Agências trabalham com vários nichos e segmentos; nós trabalhamos para nossos contadores com a experiência de quem já abriu mais de 5 mil empresas com campanhas comprovadas”, afirma Danilo Max, CMO da startup.
Todo o investimento de tempo, conhecimento e estrutura é necessário para conquistar um market share significante. Porém, o marketing compartilhado desenvolvido pelo Abertura Simples permite que os contadores cresçam essa parcela por meio de uma marca já bem reconhecida, posicionada e com notoriedade no mercado. Unindo contadores de mais de 300 cidades, o site desenvolveu uma presença digital forte, contando atualmente uma estrutura que suporta atender a todos com a mesma qualidade, mas com economia de investimentos.O time de profissionais da startup produz materiais ricos, matérias, campanhas patrocinadas, disparos de email marketing e estratégias nas redes sociais. Tudo isso para que o contador não precise se preocupar com nada, apenas o atendimento das oportunidades. Para mais informações sobre a associação e proposta de aumentar vendas do Abertura Simples, basta acessar o site e inserir o seu contato.