Na última segunda-feira (06) passaram a valer as novas regras de acesso ao sistema que está hospedado o e-CAC. Segundo a Receita Federal, houve instabilidade nos serviços por causa de múltiplos acessos nos servidores nas últimas semanas. A partir disso, o órgão elaborou regras para o funcionamento do portal e medidas de segurança para conter o problema indicado.
Ainda na segunda-feira, a HubCount juntamente com a CRC, Serpro, Fenacon, RFB e outras empresas de software discutiram os parâmetros para desenvolvimento de API’s para atender escritórios contábeis e empresas de automação.
Recentemente o e-CAC teve uma queda brusca de desempenho e apresentou diversas falhas, milhares de profissionais reportaram o erro. Segundo o órgão, a razão das instabilidades no portal foram originadas por picos de acesso de robôs em horários comerciais. Disse ainda que foram reportados milhões de acessos simultâneos por uma única fonte, o que gerou uma sobrecarga e instabilidade para milhares de usuários.
Retrocesso nas operações?
Conforme as novas regras foram sendo divulgadas pelo órgão federal, vários contadores e profissionais da área se manifestaram nas redes sociais. Do dia para a noite, milhares de escritórios contábeis e empresas foram obrigados a se adequar às novas medidas e adequar as operações.
Sabemos que não dá para ignorar que o órgão recebe de fato inúmeras requisições de acessos por segundo e que a adequação dos servidores é um enorme desafio técnico para a Receita Federal. Mas o fato ainda mais contundente é que, a nível de execução, existe uma complexidade na rotina de diversos profissionais contábeis e, a nível de mercado, existe uma tendência ao retrocesso da competitividade.
Quando o assunto é e-CAC, infelizmente a memória que vem à mente ainda é de um procedimento moroso e burocrático. Enquanto o contador faz o trabalho manual e oneroso de digitar os dados repetidamente e localizar índices de informações importantes dentro do portal, deixa muitas outras atividades importantes de lado.
A tecnologia como ferramenta
Uma das maiores dificuldades que o mercado enfrenta hoje é a aderência dos órgãos públicos a tecnologia que encurte e facilite a vida do profissional contábil. A inovação é a chave para resolução de várias operações lentas e ineficientes que estão em uso atualmente.
Em reunião, nós daHubCount com a RFB/Serpro e alguns outros profissionais do setor de tecnologia, foi mapeado as necessidades dos contadores e as perspectivas de mercado para implementação da solução. O objetivo é o desenvolvimento de uma API para que as empresas de software possam automatizar de maneira oficial as operações e processos de declaração e busca de dados.
Entende-se que a disponibilização dessa API deve ser feita a um custo baixo, para beneficiar as empresas e escritórios contábeis que realizam diversas operações diariamente. O projeto conta com o apoio de profissionais da contabilidade e terá um escopo definido em janeiro de 2022. A expectativa é que ela possa auxiliar os profissionais a automatizar os processos com facilidade e sem grande custo.
Confira as novas medidas:
A Receita Federal definiu que algumas medidas de contenção que já passam a valer a partir do dia publicado (6), são elas:
Limitação de horário - Durante o horário das 08h às 18h (horário comercial) o acesso ao portal do e-CAC passam a ser permitidos somente por humanos (manual) e por aplicações robotizadas com limitação de 500 requisições por segundo em cada usuário.
Regras de acesso - Após esse período, será liberado o acesso robotizado de grande volume. O órgão ainda informou que a alta demanda de dados em horário comercial pode acarretar em bloqueio definitivo na plataforma de acesso.
Validação - O portal não terá mais validação de captcha das 18h às 8h. Observando os protocolos indicados pelo órgão, a HubCount já se adequou internamente para que as operações sejam realizadas dentro do horário estabelecido na geração e busca de dados.
Para manter a qualidade nos serviços oferecidos, recomendamos também aos nossos clientes que façam a adequação de horários para evitar maiores prejuízos.
A verdade é que muitos processos contábeis podem ser realizados de forma automática. Nós da HubCount temos trabalhado para oferecer a tecnologia como um braço para todo contador, não como um substituto de carreira. Acreditamos que o contador deve ser muito mais que um “digitador de governo'' e que a automação chegou para ficar. Isso já é uma realidade intrínseca e urgente.
A contabilidade da forma como a HubCount acredita, acontece de forma ágil e como um um auxiliar para todo profissional. Vemos que existem muitas portas que precisam ser abertas no mercado com relação a tecnologia e inovação contábil. Continuaremos trabalhando para que a inovação seja aliada dos escritórios e empresas e que o mercado possa ser cada vez mais competitivo.