Hoje, dia 8 de março, comemora-se o dia internacional das mulheres e nunca é demais homenagear aquela que realiza projetos inimagináveis e transforma sonhos em realidade. Vamos refletir sobre o papel delas nos negócios. Mulheres que saíram da zona de conforto ou venceram obstáculos para conquistar o espaço no mercado contábil e empreendedorismo brasileiro.
Hoje o cenário empreendedor é um espaço majoritariamente masculino, por diversas questões, desde culturais a fatores econômicos, o que não é nosso objetivo analisar. Mas existe um “mercado” em ascensão que é liderado pelas mulheres.
Nos últimos anos o mercado, principalmente o internacional, tem enfrentado escassez de mão de obra qualificada e os profissionais têm exercido um papel fundamental na retomada das operações com qualificação e expertise.
Atualmente 42,79% dos profissionais da contabilidade são do sexo feminino, numero que corresponder a 224.812 mulheres por todos os estados brasileiros, além das 70 mil técnicas em contabilidade.
Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, hoje as mulheres já representam mais de 50% dos profissionais em alguns estados brasileiros:
"O mercado absorveu muito bem a mulher tanto por sua competência, como pelo meticuloso senso de organização e de disciplina", atribui Carneiro.
Para se ter uma ideia, em 1996 o número de mulheres no mercado contábil correspondia a 26% de todos os profissionais. Ou seja, 74% do mercado contábil era composto majoritariamente por pesquisa que avaliava critérios de liderança, as mulheres possuem 84% das competências. Além disso, elas buscam mais soluções digitais que os empreendedores.
É assim que as mulheres têm feito a diferença no mercado, segundo a Forbes, Sebrae e Instituto Rede de mulher empreendedora:
A pandemia acelerou o processo de muitas empresas, algumas foram beneficiadas e outras sofreram gravemente as mudanças do mercado. A adaptação das empresas foi uma obrigação severa e o cargo mais necessário foi o de gestão e liderança.
Milhares de empresas e escritórios precisaram se adaptar da noite para o dia a sistemas de execução que envolviam toda a equipe, além de forçar os gestores a estimular os times durante o processo. Segundo uma pesquisa conduzida pela “Harvard Business Review” as mulheres levaram uma vantagem considerável na gestão e condução de dinâmicas com equipes.
Segundo o estudo elaborado por Jack Zenger e Joseph Folkman, que avaliou 454 homens e 366 mulheres entre março e junho de 2020, ou seja, no contexto de pandemia, mulheres são líderes mais eficientes que os homens.
Na pesquisa as mulheres foram classificadas de forma mais positiva em 13 das 19 competências gerais de liderança. Incluindo os soft skills, como liderança, comprometimento e trabalho em equipe.
O mercado contábil tem progredido exponencialmente nos últimos anos e os analistas estão otimistas quanto ao progresso do setor. A mulher tem muito a contribuir e seu papel será fundamental nos próximos anos. É claro que não existe uma pesquisa formal, mas podemos afirmar que o crescimento na contabilidade se dá muito por causa da ascensão feminina no setor.
Existem milhares de motivos para esse dia da mulher não ser apenas mais um dia. É um verdadeiro marco no setor e na história brasileira a presença feminina como um agente de transformação e de coragem. A todas mulheres, desejamos as mais sinceras felicitações e carinho.