A Inteligência Artificial (IA) chegou para revolucionar a maneira como trabalhamos com dados. Antes, criar gráficos era um processo longo e trabalhoso, geralmente realizado de forma manual em ferramentas como o Excel.
Agora, com a ajuda da IA, gerar gráficos é um processo rápido e dinâmico, além de acessível para qualquer profissional.
Se você ainda não explorou como a IA facilita a criação de gráficos, está na hora de conhecer esse novo recurso. A IA traz uma forma simples e ágil, permitindo que dados de empresas sejam transformados em visualizações claras e impactantes.
Anteriormente, profissionais dedicavam horas, e às vezes até precisavam de uma equipe especializada para criar gráficos detalhados.
Hoje, graças aos avanços da tecnologia, é possível criar visualizações personalizadas com apenas alguns comandos e cliques, o que economiza tempo e torna as análises em algo acessível até para quem não é especialista em dados.
Tudo que você precisa é aplicar a fonte de dados e selecionar o tipo de gráfico desejado — a IA faz o resto!
Assim, você ganha mais tempo para focar nas decisões estratégicas e menos nas análises, ou seja, naquilo que realmente importa.
As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) permitem explorar a fundo os dados e relacionar melhor algumas informações referentes que às vezes fogem do olhar humano.
Hoje, existem diferentes ferramentas de IA que ajudam a criar gráficos, sendo úteis para consultores, empresas e profissionais de todas as áreas.
Como Criar Gráficos com IA: Passo a Passo
Existem diferentes métodos para gerar gráficos com IA, desde soluções de IA generativa, como o ChatGPT, até ferramentas específicas de Business Intelligence (BI), como o HubCount BI.
Abaixo, mostramos as opções:
1. Utilizando ChatGPT para criar gráficos
Com o ChatGPT, você pode criar gráficos de duas formas:
Apesar de serem processos relativamente simples, você precisa constantemente realizar esse processo de imputar arquivos, escolher o tipo de visualização para cada conjunto de dados. No final das contas, pode também exigir um certo tempo.
2. Soluções de BI com IA Integrada: HubCount BI
Já o uso de ferramentas de BI que já incorporam IA, como o HubCount BI, os dados já são integrados diretamente da fonte (sistemas), e centraliza as informações em um único lugar.
Isso significa que você pode:
Imagine que você precisa montar uma apresentação de resultados. Em um processo tradicional, isso envolveria buscar relatórios de diferentes áreas, como dos dados contábeis, financeiros, departamento pessoal, entre outros.
Mesmo utilizando uma ferramenta de IA como o ChatGPT, que facilita a criação de gráficos, você ainda estaria lidando com números dispersos em diferentes planilhas, e precisaria dar comandos específicos para cada etapa.
Isso exige tempo, atenção e um controle constante para garantir que cada gráfico represente o conjunto de dados de forma atualizada.
Por isso, com o HubCount BI, essa rotina se torna muito mais eficiente. Como a ferramenta já está integrada com os sistemas que você usa no dia a dia, todos os dados ficam centralizados em uma única plataforma.
Isso significa que você não precisa buscar e organizar informações dispersas — elas já estão ali, prontas para serem usadas. Basta um comando para gerar o gráfico que você precisa, eliminando o trabalho repetitivo e permitindo que você foque diretamente nas análises e decisões.
Além das facilidades citadas acima, o HubCount BI é uma ferramenta completa que transforma a forma como você trabalha com dados.
Com a IA integrada, você cria gráficos, gera análises e relatórios em segundos e também cria apresentações visualmente impactantes com IA por meio do HubSlides. Ou seja, você não precisa copiar e colar gráficos para mostrar os resultados.
Além disso, o HubCount BI se integra facilmente aos sistemas que você já utiliza, trazendo um panorama 360° das empresas.
Quer ver na prática?
Solicite uma demonstração gratuita.