A relação entre empresários e contadores vem de uma história turbulenta, e isso não é novo para ninguém da área. A falta de valorização e reconhecimento do papel do contador não só é algo que incomoda, como também gera efeitos bastante reais no dia a dia de um escritório: inadimplência, falta de compromisso com reuniões e o atraso de pagamentos são só alguns problemas que essa desvalorização gera sob a profissão.
Essa visão negativa começa primeiramente com a ideia de que, aos olhos do cliente, contratar um contador se trata de uma “obrigação”, um gasto a mais, um “mal necessário” para a empresa. Outras atividades profissionais como advocacia, engenharia ou medicina são facilmente compreendidas pela sociedade – consequentemente, mais valorizadas -, mas com a contabilidade é completamente diferente, normalmente sendo apenas compreendida pelos próprios contadores. Essa visão problemática de fora se junta com o fator do contador fazer muitas tarefas manuais que passam erroneamente a ideia de que ele, contador, trabalha mais para o governo do que pra própria empresa. Apesar de parecer um pensamento antiquado, imagine você também pagar por um serviço e sentir que ele serve mais para o governo do que para você mesmo.
Nós, que fazemos parte da área contábil, sabemos que esse paradigma é falso. Entendemos como contratar um contador é um investimento e não o temido “mal necessário”. Mas como mostrar isso? Como afetar o cliente a ponto dele não só entender a importância de investir em um contador, como também se tornar um “BEM necessário” na cabeça dele?
O segredo para quebrar essa barreira está na união de dois pontos: a consultoria e automação do mercado contábil.
Um conceito que tem gerado um grande progresso para profissão é o papel do “Contador Consultor”. Diferente do papel mais clássico do profissional contábil junto de seus clientes e empresa, geralmente ficando por trás das cortinas e tendo seu serviço menos compreendido e visto, um Contador Consultor assume um papel de orientação junto das empresas, apresentando dados e gráficos que verdadeiramente podem vir a reduzir custos e consequentemente aumentar o lucro de seus clientes. Como consultor, o contador ganha protagonismo e valor frente às empresas e se torna uma figura parte das vitórias dos clientes também, muitas vezes ganhando até mais que contadores “tradicionais”, resultado do valor maior que empresários tem dado aos profissionais com essas características.
Porém, para conseguir ocupar esse espaço no sol e futuro da profissão, um contador consultor precisa abraçar a modernização e automação. A conta é simples: a automação das tarefas contábeis faz com que os contadores tenham mais tempo de sobra para dedicar aos seus clientes e seus serviços. O resultado final é mais rapidez, melhor entrega e um valor maior nos olhos dos empresários.
Diversas tarefas manuais, que custam muito tempo e atenção dos profissionais contábeis, hoje são 100% automatizáveis com o uso de ferramentas especializadas. Porém, Contadores Consultores usam essas tecnologias de automação para muito mais: ferramentas, como as que a HubCount oferece, entregam nas mãos dos contadores gráficos e relatórios que enriquecem o trabalho e o propósito dos contadores para as empresas. Ao assumir esse papel de consultor, muito além daquela imagem antiquada que falamos antes do contador por trás de uma pilha de papel, o contador faz parte das finanças e do futuro da empresa que atende.
Com o uso de automação e Contabilidade Consultiva, o contador passa a ser uma figura que as empresas não conseguem se imaginar sem, um recurso indispensável: o verdadeiro “Bem Necessário". Resultado disso, o profissional que usa de Contabilidade Consultiva e automação contábil no seu dia a dia ganha uma vantagem competitiva no mercado, à frente da concorrência e ligado nas tendências do que hoje é opcional, e no futuro, vai ser fundamental na profissão.
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