A contabilidade, desde sua concepção, é uma atividade estratégica e fundamental para o crescimento de muitos negócios. Mas a contabilidade unida ao ramo da construção civil vem se mostrando um meio cada vez mais promissor e absolutamente rentável para o setor.
Existem diversas particularidades em torno desse setor, com normas específicas e exigências bem próprias. As retenções na fonte exigidas pela legislação tributária, por exemplo, cobram do contador frequente atualização. Já o enquadramento na desoneração da folha de pagamento requer uma análise sempre cuidadosa.
Essas particularidades em volta do meio de construção civil acabaram gerando um resultado indireto na contabilidade: é comum empresas e escritórios contábeis optarem por abrir mão de trabalhar com construtoras e incorporadoras para fugir dessas complicações.
Porém, os números não mentem: a construção é um ramo muito significativo da economia brasileira. Em plena crise, a construção civil representa 10% do PIB brasileiro e emprega cerca de 10 milhões de trabalhadores. A união da contabilidade com a construção civil pode trazer não só um boom de lucro no fim do mês do contábil que abrace este desafio, como também o diferencia de outros contadores.
Quer entender o que a contabilidade traz pra mesa para ajudar a construção civil e como você, profissional contábil, pode fazer a diferença nesse mercado?
Então fica ligado nesses 5 motivos que mostram como a união de contabilidade e construção civil é um gerador de sucesso para seu negócio.
É comum que centros de custo sejam separados por obras. Ou seja, a partir do planejamento das obras e com a apropriação de custos para estas, se torna uma opção fazer a gestão de cada centro de custo separadamente.
Enquanto muitas empresas criam centros de custo para que receitas e despesas sejam auferidas separadamente em cada unidade – ou setor do negócio –, no mercado da construção civil, o uso de centros de custo vai além de ser vantajoso para natureza contábil: é uma obrigação legal. Por isso, o contador que domina essa modalidade consegue efetivamente ajudar a empresa de construção civil com a fiscalização.
Um Plano de Contas é imprescindível para qualquer empresa que almeja um controle financeiro eficiente, além de ser um processo onde o papel do profissional contábil é super importante; para empresas do mercado de construção civil isso não é diferente.
É através de um bom Plano de Contas contábil que todas entradas e saídas da empresa são divididas e organizadas, e mais uma vez, aí entra a importância da contabilidade estar presente. Com um plano de contas em dia, é possível que os empresários possam observar o fluxo de caixa com uma visão mais clara de onde estão vindo suas despesas e receitas, assim otimizando sua própria administração financeira de acordo com essas ricas informações que a contabilidade passa para ela.
Para um controle mais efetivo da contabilidade na construção civil, optar por ferramentas de automação contábil se mostra o melhor caminho. Ferramentas como as da HubCount, contam inúmeras funcionalidades e módulos que efetivamente facilitam a vida fiscal de empresas de construção civil, como o monitoramento da caixa postal do e-CAC e automação completa do processo de confecção do DCTF.
As novas tecnologias trazem um olhar mais completo da contabilidade da empresa, ajudando o empresário a fazer um controle eficaz. Além é claro, da drástica redução nos erros de execução, que podem vir a gerar multas, algo que ferramentas modernas como da HubCount cortam pela raiz.
Um contador que trabalha junto da construção civil está o tempo inteiro lidando com informações sensíveis sobre aquela empresa. Mas como reunir essas informações e números de maneira que seu cliente, empresário, possa ter um maior entendimento e ver maior valor nesses pontos? Ferramentas de BI Contábil, como HubReport da HubCount, conseguem verdadeiramente pintar um retrato sobre a saúde contábil de uma empresa de construção civil, além de gerar gráficos que são preciosíssimos na hora de apresentar o resultado do trabalho contábil para a empresa.
Munido de indicadores e gráficos detalhados, o contador consegue verificar e discutir pontos fortes e fracos que foram observados, e em conjunto com o empresário da área, fazer uma análise crítica de pontos, que possivelmente, este mesmo empresário nunca teve antes tanta clareza em entender. Isto, por si só, aumenta a ligação do profissional contábil com o empresário de construção civil, podendo levar a empresa para outros rumos de sucesso.
Inerente ao meio da construção civil, um controle efetivo de estoque pode significar redução de custos no fim do mês, além do corte de desperdícios em um projeto. Afinal de contas, uma obra sem um bom controle de estoque pode ter de lidar com imprevistos problemáticos, como produtos insuficientes, em excesso ou fora do prazo de validade.
Para casos como o controle de estoque, a contabilidade unida a construção civil tem uma importância ainda maior, e também mais especializada. Isso se dá em conta porque, além dos produtos, os imóveis também contam como ativos para esse setor de construção civil. E não só isso: de acordo com normas contábeis, empresas tem a liberdade para declarar como parte do seu controle somente imóveis finalizados ou em construção, sem contar os materiais que a obra demanda, e sendo assim, o olhar especializado de um contador junto desse processo inteiro se torna não apenas importante, mas essencial.
Esses 5 pontos são só alguns de uma infinidade de motivos que mostram o porque que o contador moderno tem que manter seus olhos abertos para desafios como o trabalho junto de uma empresa do setor da construção civil. Nós garantimos: no final do mês, os resultados vão mostrar como esse desafio vai valer a pena para você!