A contabilidade oferece uma gama de oportunidades para contadores que desejam escalar melhor, de forma inteligente e contribuir com a geração de valor para os clientes.
A verdade é que todos empresários precisam de auxílio para empreender e os contadores são os parceiros essenciais para isso, pois possuem o conhecimento e expertise que eles precisam para ter mais sucesso no negócio.
Quando falamos de serviços de valor, você pode se questionar: a assessoria contábil é a mesma coisa que a contabilidade consultiva?
Tecnicamente não. Enquanto a assessoria se concentra em resolver aspectos mais operacionais e regulatórios da contabilidade, a consultoria foca em fornecer orientação estratégica e insights para melhorar o desempenho financeiro e a tomada de decisões da empresa.
Mas para oferecer uma consultoria contábil de qualidade é importante ter um time bem estruturado, capacitado e hábil para desenvolver demandas mais intelectuais, que incluem análises de dados e planejamento estratégico.
Neste artigo, vamos explorar essas diferenças e compartilhar algumas dicas para organizar seus serviços da melhor maneira possível. É importante lembrar que cada cliente é único, então a personalização dos serviços é fundamental.
Principais diferenças entre contabilidade consultiva e assessoria contábil
Apesar de ambas terem propostas que focam no resultado do cliente, as vertentes são diferentes. A assessoria é um serviço cujo objetivo é auxiliar o cliente com demandas mais técnicas e específicas.
Em outras palavras, a assessoria foca em solucionar problemas geralmente ligados ao cumprimento das obrigações fiscais e regulatórias, como o registro e a preparação de demonstrativos financeiros, a elaboração de declarações de impostos, o controle de folha de pagamento, entre outros.
Já a consultoria contábil é um serviço mais estratégico e voltado para fornecer insights e orientação às empresas sobre questões contábeis e financeiras.
Os contadores consultores ajudam as empresas a tomar decisões estratégicas relacionadas à contabilidade, como planejamento tributário, reestruturação financeira, análise de investimentos, otimização de processos contábeis e outros tópicos mais complexos.
A consultoria envolve a análise e comparação dos dados contábeis, gerenciais e financeiros para realizar projeções e aconselhamento estratégico, com o objetivo de melhorar a eficiência financeira e a rentabilidade da empresa do cliente.
Segmentação e serviços consultivos
Em um país conhecido por sua complexidade administrativa e fiscal como o Brasil, falar de contabilidade consultiva é falar de eficiência na gestão contábil, fiscal e financeira de um negócio. Esse é um dos serviços prestados pelos contadores que mais tem valor para uma empresa.
Além disso, tem o poder de surpreender os empresários, que muitas vezes podem associar o contador à imagem de um ‘figura’ burocrática dentro do mecanismo empresarial.
Nesta hora, você vai utilizar de toda sua expertise para de identificar se seu cliente precisa de:
Mas devo oferecer para meu cliente consultoria ou assessoria?
A resposta é: depende.
A escolha da contratação de consultoria ou assessoria, ou de ambos, depende da necessidade de cada cliente. Se, por exemplo, o empresário precisar de um profissional mais técnico que irá atuar na resolução das pendências dele, você deve indicar uma assessoria.
Por outro lado, se ele tem necessidade de um diagnóstico para corrigir problemas financeiros e outros processos internos, a escolha deve ser pela consultoria.
Independentemente do porte da empresa, todas as empresas precisam de auxílio nas reduções de despesas e custos, além de auxílio nas tomadas de decisões. Podemos dizer inclusive que ambas abordagens são essenciais para a saúde financeira do negócio e, se prestados de forma conjunta, geram um resultado bem mais proveitoso para a empresa e o empresário.
Dados contábeis e o relacionamento com o cliente
Para atuar com contabilidade consultiva, será necessário uma dedicação a mais, tanto dos gestores quanto do time para atender os clientes da melhor forma. Faz toda diferença investir em treinamentos, tecnologias e cultura da empresa.
As soft skills contam muito quando falamos desse tipo de abordagem, pois é necessário ter uma boa comunicação, proatividade, pensamento estratégico, entre outras características. Aqui, o relacionamento conta bastante e o contador deixa de ser um operador e passa a ser um parceiro de seu cliente. Levando isso em consideração, é importante saber utilizar os dados contábeis para entender quais mudanças serão necessárias para ajudar uma determinada empresa a desempenhar melhor.
As demonstrações financeiras como balanço patrimonial, DRE, DFC, DMPL, entre outras, em comparativo com os demais dados da empresa, podem levantar insights sobre receita, despesas, volume das vendas, estoque, entre outros, e serem transformadas em ações estratégicas. O olhar analítico e estratégico do contador é fundamental para levar as informações precisas ao cliente.
Tecnologia facilitadora da análise de dados
Para incorporar a análise de dados como um dos seus serviços é necessário ter acesso aos dados das empresas que seu escritório atende. Esses dados são fornecidos pelos clientes e, para ter mais precisão, agilidade e trazer insights de modo eficiente, você deve contar com um sistema de inteligência de dados.
O ‘HubCount BI’ é a primeira ferramenta de Business Intelligence com Inteligência Artificial voltada para o mercado contábil e inova ao poder integrar qualquer dado das empresas, como dados de folha de pagamento, contábeis, gerenciais, entre outros que sejam relevantes para as tomadas de decisões.
A fácil usabilidade também é ponto forte para tornar a interpretação dos dados mais ágil, eficiente, precisa e estratégica do que nunca. A ferramenta é ideal para as análises das empresas e conta com as tecnologias mais inovadoras em visualização e controle de dados, tornando as projeções muito mais fáceis de serem realizadas.
Mas o grande diferencial do ‘HubCount BI’ em comparação com as demais soluções do mercado é a sua capacidade de fornecer análises e relatórios exclusivos por meio da Inteligência Artificial que a ferramenta possui, gerando insights de forma automática e escrita.
Essas análises são baseadas nas informações e histórico de cada empresa, auxiliando nas projeções, pontos de atenção e no diagnóstico de oportunidades, sendo uma grande facilitadora para o contador que busca por eficiência.
Quer saber mais?
Solicite uma demonstração gratuita.