A contabilidade hoje faz parte de um grupo seleto de profissões que, mesmo sendo uma das mais antigas, reage positivamente com as mudanças do mercado e as circunstâncias do meio em que está. Ainda assim, não é incomum encontrar profissionais contábeis que, vendo as transformações, se agarram na “tradição” como estratégia de qualidade.
A verdade é que a tradição pode ser um elemento chave, mas sem a tecnologia e a análise de dados seu escritório será como um viajante sem um mapa.
Uma contabilidade que não está, neste exato momento, otimizando a sua rotina através dos sistemas de automação pode perder relevância no mercado nos próximos anos. Isso pode soar um pouco agressivo, mas relatórios recentes do mercado mostram que os clientes de escritórios contábeis estão cada vez mais exigentes.
Uma pesquisa conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Março de 2016, com mais de 6 mil empresas no Brasil para entender como os empresários se relacionam com seus contadores, mostra qual é o perfil desse novo consumidor e quais serviços as empresas desejam contratar de seus contadores.
Veja os seguintes resultados:
Em outro ponto, a pesquisa traz duas informações muito relevantes: 47% dos empresários dizem que as informações que seu contador envia não servem para tomar decisões no dia a dia; 61% das empresas estariam dispostas a pagar um serviço estratégico dos contadores.
Os dados mostram que o consumidor precisa muito mais de um contador consultivo e que dispõe de tecnologia a seu favor do que modelos antigos de contabilidade.
Nesse cenário, o contador pode ter dois tipos de posicionamento: o apurador fiscal, aquele que fica gerenciando os impostos e cuida da parte tributária, e o contador consultivo, que além de cuidar da parte tributária também cuida da contabilidade gerencial da empresa.
Na teoria, os termos podem ser um pouco confusos mas, na prática, os dois perfis são bastante diferentes. Enquanto um vê o cliente como uma “dor de cabeça”, o outro usa ferramentas de automação contábil para agregar mais valor ao serviço prestado e baratear os custos na execução dos projetos.
A contabilidade consultiva se torna o grande diferencial do contador que enfrenta um mercado cada vez mais dinâmico e um consumidor cada vez mais exigente. E é justamente aqui que muitos profissionais se destacam no mercado e ganham reconhecimento.
Acompanhar todas essas mudanças é essencial, mas muito mais importante é saber quais são os passos necessários e qual estratégia usar para se consolidar nesse novo universo de possibilidades e geração de valor.
Um dos pontos cruciais para começar a mudança de paradigma dentro de um escritório contábil é investir na capacitação dos colaboradores. É importante que todos que fazem parte das operações estejam alinhados com a visão estratégica da empresa.
É muito comum encontrar empresas ávidas por incorporar a tecnologia na sua operação, para suprir as demandas de tarefas manuais, mas a primeira dificuldade que encontra é as objeções da equipe para aceitar e se adaptar a essa nova tecnologia.
O crescimento é um processo de se fortalecer. Requer que todo o time esteja em sintonia, tecnicamente e mentalmente. Muitas vezes, os profissionais que são contratados por grande capacidade técnica são demitidos por incapacidade nas soft skills, que envolve desde o comportamento até habilidades básicas de comunicação e mentalidade de desenvolvimento.
Um dos fatores mais sensíveis dentro de um escritório contábil são seus custos. Você já parou para pensar qual é o custo do funcionário para se dedicar a cada cliente ou o tempo gasto nas operações para um cliente? E se você pudesse automatizar esse mesmo processo?
Uma das habilidades mais valiosas hoje no mercado é a análise preditiva. Ela é a capacidade de saber tomar decisões partindo dos dados atuais e relatórios. Mas, tão importante quanto analisar preditivamente é olhar para o retrovisor, ou seja, os dados que já foram armazenados no seu banco de dados, e, aí sim, fazer uma projeção eficiente.
Trabalhos manuais geralmente são acompanhados de erros manuais. Invista em tecnologia para melhorar a execução de tarefas e reduzir os custos na operação. Além disso, os recursos de inovação, como a HubCount, agregam muito mais valor na execução do contrato.
Uma pesquisa recente publicada pela EXAME, mostra como a tecnologia pode gerar um crescimento exponencial nas operações. Segundo ela, empresas que investem em tecnologia em seus processos aumentaram em 70% a sua receita em relação àquelas que não investiram. Além disso, o índice de produtividade dos funcionários dessas empresas cresceu em 78%.
A tecnologia não é um substituto de carreira do contador moderno, ela potencializa a capacidade do contador e o permite expandir seu campo de atuação. Com a tecnologia necessária, o contador deixa de ser um apurador fiscal, com milhares de concorrentes, e começa a se destacar com tecnologia para gerar mais lucro e resultados.
O crescimento é, muitas vezes, doloroso para um escritório contábil. Vários gestores preferem entrar em um “platô” de crescimento porque é um ambiente controlado, enquanto o crescimento é uma “zona de risco”.
Muitas vezes, trazer novos clientes significa aumentar ou adaptar as operações dentro da empresa. Na prática, isso representa mais contratações, mais treinamentos, mais reuniões e mais gastos. É nessa hora que a tecnologia entra como parceiro ideal de toda empresa que quer escalar seu negócio. É impossível expandir no mercado sem ferramentas de automação de processo, consulta automática, transmissão em lote etc.
Clientes que recebem um bom atendimento e tem seus problemas resolvidos, pagam um preço justo e tendem a ser retidos mais facilmente na carteira. Além disso, são mais baratos para as operações do que um novo cliente.
Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Frederick Reichheld da Bain & Company, mostra que, aumentando a taxa de retenção do cliente em 5%, há também um aumento de lucro entre 25% e 95%. Isso só é possível com um relacionamento acima da média, muito além da entrega das obrigações.
E, para que ele receba esse tipo de atendimento, os processos de uma contabilidade precisam estar muito bem alinhados, de forma que ele sinta que pode confiar no serviço que está contratando e, inclusive, recomendar para outros empreendedores.
Você já deve ter passado por experiências incríveis onde você foi bem atendido, como por exemplo, o atendimento em uma loja ou em um supermercado direcionado a sua necessidade. Foi tão bom que você fez questão de retornar, não é?
Faça com que seu cliente se sinta especial dentro da operação. Preste um serviço personalizado e utilize ferramentas a seu favor.
Um contador que não está preocupado em oferecer qualidade no atendimento é, antes de qualquer coisa, um profissional que não percebe que é preciso entregar mais do que conformidades fiscais.
Ter uma contabilidade estratégica pode trazer retornos imediatos e a longo prazo para seu escritório contábil.
A HubCount é uma startup que transforma processos lentos, em escritórios de contabilidade e empresas, em soluções ágeis e seguras. Nos últimos anos, já ajudou mais de 100 mil empresas a transformar a operação em uma contabilidade estratégica com automação de obrigações contábeis e fiscais.