Se você for uma pessoa atualizada, sempre ligada nas tendências e novidades do mercado contábil, não duvido que já tenha ouvido falar sobre Business Intelligence, ou “BI”. O termo está cada vez mais em alta no mundo corporativo, mas você sabe realmente o que faz um BI ser um diferencial e como implementá-lo na sua empresa ou escritório contábil?
Preparamos esse material para entender melhor, mostrar como utilizar essa tecnologia e quais os primeiros passos para implementar na sua empresa contábil.
Afinal de contas, o que é Business Intelligence (B.I) Contábil?
“Dados são o novo petróleo”.
Você já deve ter ouvido essa expressão alguma vez. Ela quer dizer que, assim como petróleo, os dados são um ativo valiosíssimo para um negócio. Então, o que o BI Contábil tem a ver com isso?
Business Intelligence (ou BI) tem sido a escolha das empresas que buscam estar mais embasadas na hora de tomar decisões em seus negócios, seja para otimizar a economia de um processo ou decisões estratégicas de mercado. Esta tecnologia está ligada diretamente a um dos ativos mais valiosos do século XXI: os dados digitais do cliente.
Através do uso de ferramentas especializadas, o Business Intelligence forma conjunto de processos que coleta e analisa os dados produzidos, e a partir deles fornecem leituras inteligentes e seguras daquele dado.
Sendo assim, por uso do BI, é possível processar um alto volume de registros, informações e dados, além de insights importantes para as decisões da empresa, em questão de instantes. Um trabalho de reunir informações que às vezes durava por dias ou semanas.
Ou seja, o BI serve para transformar um grande volume de dados desordenados em informações concisas, fazendo com que os gestores administrativos, operacionais e financeiros das empresas consigam planejar com antecedência ações estratégicas para o crescimento da empresa com base em informações concretas.
Com o uso de ferramentas corretas, as empresas têm se tornado capazes de coletar, armazenar e gerir um grande volume de dados sobre seus negócios com uma facilidade incrível, ajudando muito gestores administrativos, operacionais e financeiros a ter um melhor entendimento da saúde fiscal de suas empresas.
Dados é o novo petróleo: assim como o óleo deve ser refinado, os dados devem ser interpretados e lidos corretamente.
Quais as vantagens de usar BI no setor Contábil?
Os últimos anos tem provado cada vez mais para o mercado contábil a necessidade de ser adaptável às mudanças e desafios colocados pelo mundo. E a maneira que o setor encontrou de sair na frente foi o uso de ferramentas para digitalização e automação.
Dentre as ferramentas utilizadas pelo mercado para facilitar a vida dos gestores, o BI contábil tem sido um importante aliado:
Uso de informações para um foco estratégico:
Através de uma ferramenta de Business Intelligence, o profissional contábil consegue ter uma base precisa de dados relevantes e precisos para seus clientes ou empresa, podendo os apresentar e os usar na hora de embasar a criação de novas estratégias eficientes e planejar ações para alcançar melhores resultados.
Administração de Indicadores
Um BI efetivo fornece indicadores para o contador e com eles é possível cruzar dados, gerenciar, comparar informações e efetivamente identificar falhas nos métodos de seus clientes e propor medidas para resolvê-las. Assim, o BI amplia a visão do contador sobre o negócio dos seus clientes, deixando mais fácil e direto entregar valor para eles.
Decisões apoiadas em dados concretos
A Business Intelligence é uma tecnologia com extremo foco em auxiliar no processo decisório do cliente, tudo através de uma coleta e análise a fundo das informações dos mesmos.
Aplicar Business Intelligence em um escritório contábil é garantir o fornecimento de orientações embasadas em dados, seguras, bem fundamentadas, e verdadeiramente capazes de apontar as melhores estratégias e ações a serem tomadas nos dias por vir.
Como utilizar BI na contabilidade?
Os benefícios do BI na contabilidade falam por si só e ver grandes empresas e escritórios de sucesso (como o banco BMG, a Tactus e a BDO) usando Business Intelligence só assina embaixo o ponto de que se modernizar é o caminho para um futuro de sucesso e lucro na contabilidade.
Quer saber como aplicar na sua contabilidade?
Tudo começa com a ferramenta correta para te ajudar com seu Business Intelligence.
Com a plataforma correta, o contador consegue armazenar e catalogar uma grande quantidade de dados gerados diariamente, podendo usar os mesmos tanto para objetivos fiscais quanto para análises de negócios.
Tão importante quanto a coleta de dados é a habilidade da ferramenta de gerar gráficos e relatórios de maneira automática. Assim, o contador pode focar sua consultoria na análise dos dados, apresentando indicadores dinâmicos e gráficos customizados, que deixam clara sua importância para os planos estratégicos dos clientes.
Você sabia que a ferramenta de BI Contábil da HubCount, o HubReport, consegue apresentar mais de 80 indicadores e 7 indicadores financeiros customizados de acordo com relevância, gráficos e relatórios completos para contabilidade consultiva e tudo que você pode precisar em Business Intelligence para gerar valor pro seu cliente?Tudo isso em uma ferramenta de BI só!
Entendeu o peso de um BI e se interessou em começar a aplicar essa estratégia hoje no seu negócio? CLIQUE AQUI e faça um TESTE GRÁTIS do BI Contábil, com todo nosso suporte, e venha ver a diferença da automação no seu dia a dia.