Para um empresário tomar decisões assertivas e positivas em relação a investimentos para o seu empreendimento, é preciso que ele tenha ciência da real saúde financeira do seu negócio.
O embasamento para essas decisões serão criteriosamente analisadas; através dos demonstrativos financeiros que certamente você está mais do que habituado. Um relatório com essa importância não pode ser elaborado e analisado de qualquer jeito; portanto, exige-se um olhar técnico e gerencial que consiga perceber todas as nuances que envolvem a saúde financeira da empresa.
A forma como você elabora essas demonstrações hoje impactam diretamente em como essa tarefa servirá como uma chave para atrair novos clientes. Entretanto, antes de qualquer coisa, preciso falar sobre alguns pontos que você deve considerar que talvez você nunca tenha parado para dar a devida atenção.
Tenho certeza que você enxerga o Excel como uma ótima ferramenta para elaborar as demonstrações financeiras dos seus clientes. Na verdade, boa parte do mercado contábil acredita que essa é, na verdade, a única forma de fazê-lo.
Entretanto, por melhor que seja, você depende de muitos fatores para poder entregar um relatório que esteja 100% finalizado. Quantas planilhas você precisa reunir em um só lugar para poder realizar comparativos para a DRE, por exemplo? E cada vez que você precisa atualizar esse arquivo, ele se torna cada vez mais pesado, o que implica diretamente no tempo de abertura do mesmo e também no seu salvamento.
Isso sem falar nas vezes que é necessário atualizar alguma fórmula. Um detalhe preenchido incorretamente impacta todo o restante do seu relatório. Consequentemente, o risco de apresentar indicadores que não condizem com a realidade do seu cliente é enorme.
Além de entender que é necessário saber reunir os dados, é importante lembrar que a aplicação desses dados no dia a dia do escritório é o que faz a diferença acontecer. A dúvida que a maioria dos gestores têm é quais métricas deve ser levado em conta e quais conclusões podem ser tiradas de cada leitura.
Nesta conversa com o Gabriel Capano, CEO da HubCount, o Wallenstein Junior, da WJR Consulting, nos mostra como a manter a saúde do controle financeiro e traçar uma estratégia baseada em dados. Clique abaixo para conferir!
A tecnologia é, em muitos casos, a maior aliada do profissional contábil hoje. É possível ver um avanço significativo no mercado nos últimos cinco anos pelas possibilidade que o uso de dados e análises mais precisas tem proporcionado aos escritórios e empresas.
Uma plataforma como o Report Contábil leva o seu escritório contábil para uma eficiência e produtividade que talvez você nunca tenha experimentado na elaboração dos demonstrativos mais importantes de seus clientes. Contabilidades que ainda dependem do Excel para desempenhar uma tarefa tão criteriosa e analítica correm o risco de ser engolidas pelos concorrentes que já enxergaram o poder e o potencial de crescimento que uma ferramenta gerencial como essa oferece.
As demonstrações financeiras, como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício, EBITDA e vários outros carregam informações valiosíssimas para o seu cliente. Portanto, para garantir uma entrega assertiva de valor e não somente uma apresentação de números vagos, você precisa ter consciência de quais informações serão mais importantes para o momento atual do empresário.
Tendo esses fatores em mente, é possível ser mais assertivo na apresentação dos indicadores, de forma que você conseguirá atrair a atenção do seu cliente e conquistar a sua confiança.
Empresas não se contentam mais simplesmente com o contador que só preenchem planilhas,elaboram guias e declarações. O que elas precisam é de verdadeiros consultores que consigam entregar valor a elas. A sua contabilidade está dentro do perfil que essas empresas buscam hoje?
A partir do momento que você ganha tempo para analisar com maior tranquilidade todos os indicadores, você consegue observar com mais eficiência potenciais informações que, muitas vezes, o cliente não levaria em consideração.
Um bom gestor contábil será preciso e cirúrgico em sua análise, apresentando um diagnóstico financeiro que muitos empresários procuram neste momento para poder dar andamento aos seus negócios.
Não se limite ao básico, não se acomode com o normal! Só você pode elevar o potencial do seu trabalho através de uma gestão eficiente e uma entrega efetiva. Mostre valor através de soluções que levarão seus clientes para uma performance financeira eficiente.