A saúde é, sem dúvidas, a área mais importante de nossas vidas, não é mesmo? Quando se trata do bem-estar das pessoas, é natural que os pacientes sejam exigentes quanto aos processos que compõem o atendimento clínico.
Como grandes aliadas da área da saúde, as soluções de Business Intelligence (BI) surgem para contribuir de forma eficiente nas tomadas de decisões estratégicas que buscam melhorar pontos importantes como a qualidade do atendimento, identificação de oportunidades de mercado, monitoramento de desempenho, gestão de estoques, entre outros aspectos.
Os dados que englobam uma organização podem ser obtidos ou extraídos a partir de fontes específicas, como registros médicos eletrônicos, sistemas de faturamento e experiência do cliente (paciente).
Por isso, se você é contador que atua nesse nicho de mercado ou é controller dentro de uma grande instituição, o BI pode te ajudar e muito a parametrizar todos esses dados e identificar padrões, gargalos e oportunidades de melhoria. Isso permite que os hospitais e clínicas maximizem sua eficiência, reduzam custos e melhorem a qualidade do atendimento.
Conheça 5 formas eficazes de aplicar o BI na área da saúde!
Um dos principais benefícios do BI na área da saúde é sua capacidade de otimizar os processos operacionais. Desde o gerenciamento de estoque e agendamento de pacientes até a gestão de recursos humanos.
Está ocorrendo desperdício de material? É necessário contratar mais profissionais? É necessário investir em um sistema novo de agendamento? Com o BI, é possível analisar todos esses pontos e tomar decisões assertivas para melhorar a eficiência da operação.
O BI também pode ser usado para analisar a satisfação dos pacientes (e de seus familiares) com os serviços recebidos. Isso pode ajudar a identificar áreas em que os pacientes não estão satisfeitos com os cuidados e fazer melhorias para melhorar a sua experiência.
Por exemplo, se o tempo de espera for identificado como um problema recorrente, medidas podem ser tomadas para otimizar os processos e aumentar a eficiência do atendimento. Ao analisar feedbacks, os prestadores de serviços podem identificar áreas de insatisfação e implementar mudanças proativas.
A análise de dados clínicos dos pacientes também pode ser aperfeiçoada com BI. Ao coletar e analisar uma ampla gama de dados, incluindo informações sobre sintomas, tratamentos e resultados, o BI pode levantar alguns insights relevantes para os médicos.
Por exemplo, ao analisar os resultados de determinados tratamentos para uma condição médica específica, os médicos podem descobrir que um determinado protocolo de tratamento é mais eficaz do que outros, levando a melhorias na qualidade dos cuidados e resultados para os pacientes.
Se for uma instituição da área da pesquisa, também é possível contribuir com o avanço da medicina. Ao analisar grandes conjuntos de dados clínicos, os pesquisadores podem identificar novas descobertas referentes a tratamento de doenças.
Além de identificar desperdícios ou insuficiências de materiais, o BI também permite que as instituições de saúde identifiquem áreas onde os recursos estão sendo mal utilizados. Isso pode incluir gastos excessivos com fornecedores, custos elevados de medicamentos ou procedimentos médicos desnecessários.
Com insights fornecidos pelo BI, os gestores podem otimizar os gastos, negociar melhores contratos com fornecedores e implementar políticas para controlar custos desnecessários.
Por fim, o BI dá suporte aos líderes da saúde para tomar decisões mais estratégicas e informadas. Ao visualizar dados em dashboards inteligentes e em tempo real, os gestores podem identificar tendências emergentes, antecipar demandas futuras e planejar recursos de forma mais eficaz.
Cada vez mais o BI está se tornando uma ferramenta indispensável na área da saúde e ajudando a melhorar a eficiência operacional, aumentar a precisão diagnóstica, aprimorar a experiência do paciente e muito mais.
Esse potencial de transformação só tende a crescer à medida que continuamos a explorar novas maneiras de aproveitar o poder dos dados na busca por um sistema de saúde mais eficiente e eficaz.
Dentro de uma organização, sabemos que existe uma grande gama de sistemas que controlam os diversos setores, sejam eles gerenciais e operacionais.
Pensando nisso, estamos prestes a lançar no mercado o novo dashboard do HubCount BI que consegue todos os dados estratégicos em um único lugar, levantando análises inteligentes com a inteligência artificial (IA) e transformando números em insights claros.
A partir do dia 10 de maio, a solução passará a ser o primeiro lugar em que você vai encontrar a informação necessária na hora de tomar uma decisão.
Além disso, o HubCount BI está com novas funcionalidades de IA, que vão ainda mais além de produzir análises e relatórios de forma escrita, apontando as principais tendências, pontos de atenção, insights estratégicos e decisões que podem ser tomadas a partir daqueles dados.
E você pode assistir tudo AO VIVO!
Seja um dos primeiros líderes a conferir o novo dashboard da HubCount, que está ainda mais inteligente e integrado!