A contabilidade é uma das áreas onde o atendimento ao cliente é muito intenso, devido ao escopo de trabalho que envolve a saúde financeira, fiscal e contábil de um empreendimento. O contador, como aquele que é responsável pela contabilidade de uma empresa, precisa estar sempre atento àquilo que afeta, direta ou indiretamente, o orçamento do seu cliente.
O que você irá ver:
1. Um bom atendimento garante um bom relacionamento
2. As dores dos clientes, são as suas dores.
3. Ofereça soluções práticas e úteis.
4. Esteja à disposição.
5. Faça o melhor, não o conveniente.
6. Os resultados de um atendimento de qualidade.
É necessário que o empreendedor sinta que sua experiência com o serviço contábil prestado a ele vale a pena. Não adianta ele pagar por um tipo de serviço que simplesmente está abaixo da média. Cedo ou tarde, ele irá migrar para uma empresa contábil que o atenda melhor.
E para que ele receba esse tipo de atendimento, os processos de uma contabilidade precisam estar muito bem alinhados, de forma que ele sinta que pode confiar no serviço que está contratando e, inclusive, sugerir para outros empreendedores.
Um problema muito comum e que, infelizmente, faz parte do nosso dia-a-dia mais do que a gente gostaria, é a falta de empatia. No mercado contábil isso acontece porque, muitas vezes, devido ao conhecimento técnico que os contadores possuem, o profissional já chega com as “respostas prontas” e não deixa o cliente expor aquilo que de fato está lhe atrapalhando e causando preocupação.
É claro que o seu papel é de ouvir e filtrar o que seu cliente diz, para que, assim, você consiga apresentar os problemas reais que ele está enfrentando e como ele pode contornar essa situação. Por isso, esteja preocupado em ouvir mais e falar somente o que é importante ao seu cliente e que de fato fará diferença para a gestão contábil de sua empresa.
Quando você estiver em uma reunião com ele, seja por telefone, videochamada ou pessoalmente, não perca tempo explicando com muitos detalhes técnicos o que significa esse ou aquele termo contábil.
Seja direto e mostre onde está o problema. Mostre como seu cliente pode colocar em prática comportamentos que poderão ajudá-lo a deixar a casa em ordem. Assim, você garante que seu cliente dará atenção àquilo que você diz e saberá que poderá confiar em suas sugestões. Além disso, não abuse do tempo do seu cliente. Você sabe o quanto a hora de um empresário que você atende é valiosa, por isso deve tratá-la como tal.
A tecnologia pode ser uma poderosa aliada nessa etapa, com ela você pode coletar informações chave que vão ajudar a nortear seu cliente. Ferramentas, como a automação de BI Contábil, ajuda a enxergar os dados de forma consolidada e te dá insights necessários para tomada de decisões estratégicas.
Quando o seu cliente atual te procura para resolver uma eventualidade através de uma ligação, qual é sua postura? Atente e o ajuda ou ignora?
Muitas vezes não é possível atendê-lo na hora, é claro, entretanto, sempre que possível, faça um esforço para mostrar que você está a sua disposição. Para isso, informe ao cliente quais dias você está disponível e sugira uma hora para que vocês possam conversar. Assim, seu cliente perceberá que de fato você está comprometido em atendê-lo bem. Entregando mais que um atendimento adequado, mas dispondo de um tempo de qualidade para isso.
O atendimento de valor é aquele onde o cliente sabe que pode contar com o que o contador aconselha. Por isso, embora nem sempre o cliente dê a devida atenção ao serviço que você presta a ele, não desanime, ofereça o melhor sempre.
Vamos combinar que ninguém quer ser reconhecido por um tipo de atendimento feito “nas coxas”. Isso acaba, na verdade, afastando os clientes ao invés de atraí-los. Fazer o melhor envolve:
Você já deve ter passado por experiências incríveis onde você foi bem atendido, como o atendimento em uma loja ou em um supermercado que resolveu seu problema. Foi tão bom que você fez questão de retornar, não é?
Enquanto você estiver preocupado em seguir com essas práticas, dificilmente seu cliente pensará em migrar para outra empresa. O atendimento personalizado é um dos principais geradores de novos clientes. Por isso, não espere que seu cliente tenha uma postura menos resistente para que você possa atendê-lo com excelência. Seja solícito e tome a dianteira.