Contador, você mais do que ninguém sabe que o sistema tributário brasileiro já é bastante complexo por si só. O setor contábil passa por uma constante evolução e, devido à velocidade com que essas transformações vêm acontecendo, conseguir estar sempre por dentro das alterações fiscais tornou-se um verdadeiro desafio.
Uma vez que as mudanças do governo têm se tornando frequentes, as práticas e atividades relacionadas também passam por atualizações. Por isso, é fundamental que tanto os contadores, quanto os contribuintes estejam atentos para evitar multas, juros e outras penalidades.
Só no início deste ano, podemos destacar duas alterações significativas das obrigatoriedades, que são o fechamento da DCTF Web e o recolhimento do FGTS Digital, que impactaram diretamente na agenda tributária.
No entanto, não basta apenas estar atualizado. É fundamental também saber orientar seus clientes, transmitindo credibilidade e segurança. Além disso, é necessário organizar internamente a equipe para adaptar-se às mudanças nas tarefas.
Pensando nisso, reunimos 4 dicas para não cometer erros e acompanhar as mudanças tributárias e fiscais:
1. Domine o calendário fiscal
Estar com o calendário fiscal em mãos é fundamental para um planejamento eficiente. Com ele, você consegue ter o controle das entregas e prazos, orientando seus clientes.
Com tantas mudanças frequentes, podem ocorrer equívocos na correria do dia a dia e, além de garantir que os tributos e obrigações sejam entregues dentro do prazo, você transmite credibilidade para os empresários.
2 - Time alinhado - Todos devem falar a mesma língua
Investir em treinamentos, cursos, workshops, palestras e eventos para toda a equipe é uma boa forma de manter todos do escritório atualizados.
Qualquer profissional dentro de uma empresa, seja gestor ou colaborador, quando repassa uma informação errada para o cliente, influencia na imagem do escritório como um todo.
Para evitar esses transtornos, determine um profissional para ficar responsável por comunicados internos, organizar treinamentos de atualizações sobre o setor contábil, buscar por informações que contribuam com o dia a dia e assim por diante.
Esses pequenos atos são oportunidades imperdíveis de conhecimento e permite que todos fiquem por dentro do que há de novo no mercado contábil.
3 - Informe-se em canais contábeis especializados
Acessar fontes confiáveis é fundamental para garantir que não haja desencontro de informações. Os sites oficiais do Governo, por exemplo, estão sempre atualizados com as notícias e novidades.
Entre eles, podemos citar: Portal do eSocial, Portal do SPED, Diário Oficial da União,
Receita Federal, Portal do Ministério do Trabalho, Portal do Ministério da Fazenda e os
os sites oficiais do estados e dos municípios.
Entretanto, sabemos também que muitas vezes essa constante busca pode tomar um pouco do seu tempo. Portanto, acesse também portais especializados em contabilidade, que trazem as notícias centralizadas.
Outra dica de ouro é assinar alguma newsletter do setor, como por exemplo a Pílula Contábil, da HubCount. Assim, você recebe no conforto da sua caixa de entrada um e-mail com o resumo das informações semanais.
4 - Automação para facilitar as mudanças
Talvez a dica primordial para acompanhar as mudanças do setor contábil é ter as atividades e demandas repetitivas automatizadas para agilizar o tempo da equipe e evitar erros manuais.
Assim, o time terá tempo hábil para adaptar-se à nova maneira de realizar as tarefas, aprender como serão feitas as contribuições dali por diante e o que muda na prática.
Com as alterações no recolhimento do FGTS Digital entrando em vigor em 1° de Março, é crucial estar preparado. Para auxiliar nesse processo, a HubCount está lançando um módulo exclusivo para o recolhimento do FGTS Digital, que vai facilitar significativamente o cumprimento dessa obrigação fiscal.
Em poucos cliques, você centraliza todas as guias dos clientes em uma única tela e em lote!
Gostaria de receber mais informações sobre o lançamento? Deixe seu nome na lista para conhecer em primeira mão a funcionalidade.