Já parou para pensar porque é tão difícil lidar com mudanças? É porque elas nos tiram do nosso lugar de conforto e nos forçam a tomar uma atitude. As mudanças chegam para aprimorar aquilo que nosso negócio tem de melhor. No mercado contábil, isso não é diferente.
Diante de algo novo temos duas posturas possíveis: acolher ou rejeitar. Na primeira opção, aqueles que abraçam a novidade como uma vantagem, colhem os benefícios e podem ter uma gama de novas opções de ação, o contrário acontece com o segundo grupo que, mantendo hábitos ou processos antigos, precisam fazer o dobro do esforço para ser relevante.
Se eu te pedir para voltar um pouco no tempo, lembrar de uma época onde a tecnologia ainda era um sonho, você consegue enxergar quantos processos contábeis mudaram, principalmente graças ao avanço da tecnologia? Pode ser que você se lembre, inclusive, de processos que hoje nem existem mais. Isso aconteceu porque o mercado
tem se inovado constantemente. A contabilidade é uma das profissões que mais foi impactada pela tecnologia.
É através das mudanças que os diferenciais de cada empresa aparecem e, graças a isso, conseguem chegar mais longe e atingir resultados inacreditáveis. Por isso, antes de qualquer coisa, a pergunta que te faço é a seguinte: O que você tem feito com as mudanças que o mercado contábil oferece hoje à sua contabilidade?
Temer as mudanças é uma atitude de quem não quer ver a sua empresa atingir maiores níveis de crescimento. Por isso, você não pode deixar essa característica fazer parte da forma como gerencia o seu escritório contábil.
A principal mudança que afeta diretamente o dia a dia de um escritório contábil é a transformação tecnológica. Isso porque, em nenhum outro momento da história, tantos recursos foram desenvolvidos em favor do contador, bem como da sua rotina. Se você acompanha o mercado, sabe como é fundamental que as empresas, não só contábeis, mas de todas as áreas, precisam investir em tecnologia para continuarem competitivas.
Quando falamos do mercado contábil, existem melhorias que impactam diretamente na receita e produtividade das contabilidades. Pode ser que você nunca tenha se dado conta disso, mas, de acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), existem mais de 3.200 normas tributárias em vigor, por meio da Constituição Federal. Isso corresponde a cinco quilômetros e meio de normas. Grande parte dos processos que absorvem esse montante de regulamentações são realizados manualmente.
Diante de tamanho desafio, as empresas de tecnologia surgem para oferecer ferramentas que tornem a vida de gestores contábeis mais fácil.
1 - Seja um parceiro de negócios para o seu cliente:
Para muitos clientes a função do contador é emitir guias e cobrar impostos. Mude essa mentalidade do seu cliente entregando valor ao seu negócio. Identifique as principais dificuldades financeiras, fiscais e contábeis que ele enfrenta e ofereça soluções que mudem essa realidade. Com o B.I Contábil (Business Inteligence Contábil), por exemplo, você consegue analisar mais de 70 indicadores financeiros e oferecer insights que contribuam com uma melhor gestão do seu cliente.
2 - Automatize processos manuais e ganhe produtividade
Não adianta você querer que a sua contabilidade seja competitiva e continuar realizando os processos contábeis manualmente. A rotina contábil é sensível, um erro pode levar seu cliente a pagar multas exorbitantes, sem contar que seu escritório contábil também pode ser autuado pela Receita Federal. Processos como a elaboração das DCTFs, a conferência de mensagens no e-Cac para cada CNPJ, consultas manuais sobre os impostos retidos do seu cliente, e vários outros consomem a sua produtividade, por tirar de você um tempo precioso que você poderia dedicar ao crescimento da sua empresa.
3 - Esteja atento ao mercado e mantenha-se atualizado
É fundamental que você acompanhe as mudanças que o mercado contábil oferece todos os dias, para que assim você consiga enxergar as oportunidades e consiga se antecipar aos seus concorrentes. Isso garantirá que você continue se reinventando, conquistando novos clientes e ganhando notoriedade dentro de um mercado que não pára de crescer. Não seja resistente a essas mudanças, pois elas continuarão acontecendo.São as mudanças que permitem que o seu escritório apresente e entregue o que têm de melhor.