Pode ser que o seu escritório contábil já tenha passado por momentos gloriosos, onde você conquistou muitos clientes e via os resultados expressivos. Mas existe a possibilidade do seu escritório nunca ter passado por momentos assim, seja por causa da carteira de clientes, dificuldade nos processos ou falta de dados na tomada de decisão.
A verdade é que, não importa se seu escritório viveu anos memoráveis ou é um potencial a ser atingido, existem práticas que você precisa se adequar para se adequar ao novo consumidor.
O que você vai encontrar:
1. Ausência de uma área comercial
2. Ineficiência nos processos
3. É preciso transmitir valor a seu cliente
4. Seja mais que um contador, seja um empresário
Tenho certeza que a escala é a sua principal meta. Mas precisamos entender o que impede o seu escritório contábil de crescer e atingir níveis como os das grandes empresas de contabilidade. Por isso, falarei neste artigo sobre 3 alertas de que seu escritório precisa de ferramentas de automação para deixar de ser um potencial e se tornar uma potência.
Deixa eu te fazer uma pergunta sincera: Você confia no serviço que a sua contabilidade oferece hoje? A resposta natural é “claro que sim”, mas na prática as coisas podem ser um pouco diferentes.
Apesar de isso parecer óbvio, muitos contadores não tratam a sua empresa contábil como uma empresa de verdade. Parece que é somente um escritório onde há o preenchimento de planilhas e emissão de guias. Porém sabemos que a sua contabilidade é muito mais do que isso. Como é que os empresários saberão o que a sua contabilidade pode oferecer, se você não chegar até eles?
Se eu te pedisse para fazer uma lista dos processos manuais que existem no seu escritório contábil hoje, provavelmente seria uma lista imensa, não é verdade? Isso porque, apesar das diversas "melhorias" que surgiram no decorrer dos anos para os processos de contabilidade, muitos deles continuam iguais.
Muitos contadores elaboram os gráficos de balancete de maneira manual, colocando diversas razões contábeis em uma planilha, para gerar comparativos, insights, indicadores e outras informações relevantes. Neste caso, há um risco ENORME de falha humana. Uma informação preenchida incorretamente nesse relatório pode comprometer toda a interpretação dos resultados.
Há também a conferência das mensagens enviadas pela Receita na caixa de cada um dos clientes no e-Cac. E não são poucas mensagens, afinal você precisa entrar diversas vezes no portal para poder conferir as mensagens de cada CNPJ. O risco de perder um prazo de um termo de intimação, por exemplo, é enorme. Seus clientes já devem ter perdido diversos, não é? Quantas multas eles tiveram que pagar por causa disso?
Todas essas atividades exigem um criterioso cuidado para que não seja causado nenhum ônus aos clientes que você atende. Mas, como diz o ditado, errar é humano. Porém, na contabilidade, esses erros custam muito caro. Se existe ineficiência em todos esses processos, a solução óbvia é arrumar uma forma para que esses erros não aconteçam. Isso só é possível através da automação contábil. Além de ganhar produtividade, uma plataforma de automação elimina os erros que geralmente acontecem no preenchimento de informações manuais e nas consultas manuais aos portais do governo.
Consequentemente, um escritório contábil consegue ser ainda mais consultivo, estratégico e efetivo em suas entregas, o que eleva a qualidade do serviço prestado às empresas e seu exponencial crescimento. Você quer ver a sua empresa crescer? Automatize os processos no seu escritório e comprove por si mesmo a diferença no dia-a-dia da sua contabilidade.
Uma situação que é constante e que, ao mesmo tempo, é indesejável, é o fato de que muitas vezes o cliente não valoriza o trabalho dos contadores. Você já deve ter passado por isso algumas vezes. O cliente só sabe pedir, mas nunca reconhece o trabalho que você tem para "deixar a casa em ordem" para ele. Mas o problema está em se acomodar com esse fato.
E como mudar esse paradigma para que o cliente deixe de pensar que você é somente o emissor de guias da empresa dele? É preciso ir além. É preciso entregar valor ao seu cliente. E isso somente é possível através de uma contabilidade consultiva.
Mas você não conseguirá oferecer esse tipo de contabilidade enquanto continuar dependente dos mesmos métodos adotados desde o século passado. Você precisa mostrar ao cliente que sabe onde estão as principais dificuldades fiscais, contábeis e financeiras de sua empresa, e então apresentar um diagnóstico com um plano de ação para sair dessa situação.
Um ponto extremamente importante para elevar o nível da sua contabilidade e levá-la ao crescimento está relacionado diretamente a sua postura dentro do mercado. Afinal, quando os clientes olham para você, eles te enxergam somente como contador, ou seja, como aquele que é responsável simplesmente pela contabilidade? Ou seus clientes te enxergam como um parceiro de negócios, como um verdadeiro empresário, capaz de observar o mercado e que sabe como oferecer sugestões e soluções para tornar sua empresa mais lucrativa e competitiva?
Essa imagem faz total diferença. Eu não quero dizer aqui que você deve abandonar tudo aquilo que está diretamente relacionado à função que você exerce. O que eu quero dizer é que, se você agir somente como contador, você pode correr o risco de não se destacar no mercado. Pense bem nas referências que você têm de gestor contábil. Certamente eles agem e se posicionam como empresários. Graças a isso, suas empresas conseguem ser relevantes na área de contabilidade. Eles conseguem se destacar e trazer clientes para dentro. É por isso que insisto que você mude a sua percepção a respeito de si mesmo.
Mostre que você sabe do que está falando. Mostre que você conhece o mercado. Mostre que você pode, sim, entregar mais do que muitas contabilidades que estão por aí. Gestores de grandes empresas querem olhar nos olhos do empresário contábil e saber que pode contar com ele. Seja você este empresário!
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