Em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, uma das coisas que se mantém como uma necessidade imutável para empresas e pessoas que buscam o sucesso são os serviços contábeis. Porém, tal busca por sucesso traz consigo desafios próprios de cada época, onde a real qualidade de um serviço contábil atualizado e com novas abordagens pode fazer toda a diferença.O maior exemplo disso é o caso da Contabilidade Consultiva.
Em meio a modelos mais tradicionais de contabilidade, a Contabilidade Consultiva se destaca entre os negócios que buscam construir uma base maior de clientes e ficar de olhos abertos para o futuro de seus negócios. Focado na coleta de informações contábeis úteis para possíveis planos de negócios e tomadas de decisões empresariais, a ideia por trás dessa variedade da contabilidade é mais do que só promover uma gestão eficaz. Um Contador Consultor gosta naturalmente de ver o sucesso dos outros através do seu trabalho, gerando economia e identificando possíveis oportunidades de negócio no tempo por vir antes que a maioria através de um uso inteligente dos dados que tem em mãos.
Com o avanço da tecnologia e a desburocratização das obrigações contábeis, a ligação do profissional de contabilidade com seu próprio tempo mudou. Oferecer um serviço de consultoria dinâmico e eficiente é importantíssimo, mas mais que isso: as empresas modernas necessitam cada vez de um contador que ofereça também insights do comportamento do mercado e levem inteligência de negócio para a mesa dos empresários.
E é exatamente em casos como esse que um Contador Consultor se destaca, usando de novas tecnologias e ferramentas para suprir empresas e negócios de informações ricas em insights sobre aquele negócio.
Com o passar dos anos e as sempre presentes renovações tecnológicas, uma pergunta naturalmente surge: O contador deve ser apenas aquele que registra transações da empresa, preencher planilhas e gerar guias de impostos? Ou existe outro espaço que o contador pode estar também ocupando nessa pintura?
Com um serviço mais focado no cliente, seus problemas individuais e em como fazer a diferença no mercado, um Contador Consultor consegue otimizar a gestão de uma empresa por dentro, analisando o negócio em si e oferecendo uma leitura de seus pontos fortes, sem deixar de destacar áreas onde melhorias do ponto de vista fiscal e estratégico possam ser implementadas. O resultado final disso? O próprio papel do contador ganha mais importância e peso para a empresa e para o mercado, não sendo só aquela figura oculta por trás de uma pilha de dados, mas sim um verdadeiro protagonista das mudanças e estratégias de uma empresa, e obviamente, recebendo a um nível de importância maior para seus clientes.
Assim, enquanto o empreendedor está focado em melhorar seus produtos ou serviços e atrair mais clientes, um Contador Protagonista que usa de Contabilidade Consultiva está com seu foco e ações atentos às oportunidades de crescimento e de inovação que ainda estão por vir, ajudando a empresa com possíveis novos nichos de mercado que o negócio ainda não atende, mas onde números provam um aumento de procura por parte do mercado. Ações como essas efetivamente ajudam o negócio a fazer uma gestão mais eficiente, com planejamento tributário, avaliação de empresas, consultorias para fusões e aquisições, etc.
Como falamos, o principal problema que atinge toda contabilidade hoje, considerando todas as demandas que compõem a rotina de um contador, é a falta de tempo. Isso porque a maioria das atividades desempenhadas pelas empresas de contabilidade atualmente são executadas manualmente.
No final do dia, estas atividades tomam mais tempo do que o planejado.Você mesmo pode comprovar este fato. Basta verificar quanto tempo sua equipe perde preenchendo o CNPJ dos clientes nos portais do governo ou nos sites das prefeituras. Ou digitando informações em documentos como a DARF ou declarações como a DCTF.
Considerando todos esses indicadores, qual é a saída mais óbvia? Se você está desperdiçando tempo e perdendo a oportunidade de se tornar consultivo, o que você precisa fazer é otimizar o tempo e tornar-se mais produtivo.
1) Automatize os processos do seu escritório contábil:
Vimos como é necessário, antes de qualquer coisa, que um escritório contábil tenha tempo para seu cliente.Com o desenvolvimento célere da tecnologia, é urgente para qualquer escritório de contabilidade a automação de seus processos. A automação produz eficiência na entrega das atividades anteriormente manuais, otimiza tempo e gera produtividade para o escritório.
2 - Conheça a fundo as dores do seu cliente:
Você não conseguirá oferecer uma contabilidade consultiva de qualidade ao seu cliente se não souber aquilo que incomoda seu cliente. Isso é fundamental para que você consiga ir direto ao ponto e oferecer sugestões mais precisas para a resolução de problemas.
3 - Visite seu cliente:
Por mais que você já conheça seu cliente, é extremamente importante estreitar seu relacionamento com ele, e isso você deve fazer visitando-o periodicamente, estando presente mesmo que seja online. Assim, vocês discutem pontos importantes e conseguem evoluir nessa aproximação.
4 - Conheça o mercado que seu cliente atua:
Conhecer o mercado do cliente demonstra que você está de fato preocupado em entender aquilo que o cliente faz, quais são seus principais concorrentes e consumidores, o que as projeções apontam para o futuro deste mercado, entre outros. Não se restrinja ao aspecto fiscal do mercado.
5 - Ofereça insights que agreguem valor ao negócio do seu cliente:
As informações que você tem em mãos, sejam financeiras ou fiscais, são mais do que suficientes para que você consiga analisar os pontos fortes e fracos do seu cliente, e assim você consiga entregar insights valiosos que farão seu cliente tomar decisões acertadas para seu negócio. Seu cliente sabe qual o estágio dele no índice de kanitz, prazo médio de pagamento, recebimento, estocagem e ciclo financeiro?
6 - Mostre ao cliente que você sabe do que está falando e seja claro:
Seja consistente nas informações que você apresenta ao cliente e mostre a ele, através de uma forma que ele entenda, que você sabe de fato aquilo que ele precisa para que seu negócio continue saudável e não passe por imprevistos financeiros.
7 - Faça o cliente entender que as informações que você está apresentando devem ser utilizadas em seu negócio:
Todas as sugestões que você fizer ao cliente não podem ficar no campo das ideias. É fundamental que ele coloque em prática e assim consiga ver o desenvolvimento da sua empresa. Faça com que ele entenda isso.Todo final de reunião deve ter um checklist com um plano de ação.
8 - Capacite sua equipe para oferecer contabilidade consultiva:
Sua equipe também precisa estar preparada para oferecer uma contabilidade consultiva aos seus clientes. Para isso, é necessário que haja um treinamento interno para que, assim, cada cliente receba um atendimento adequado e consiga perceber a preocupação do seu escritório contábil para com seu negócio.
9 - Agregue valor ao cliente
Muitas empresas ainda não conhecem o conceito de contabilidade consultiva. Por isso você, contador, precisa apresentar dados que mostrem como a contabilidade consultiva é mais do que um mero atendimento de contador/cliente, e sim um relacionamento que possibilita que sua empresa continue melhorando seu desempenho financeiro e alavancando seus lucros. Os ajustes propostos pela contabilidade foram um sucesso? Celebre e demonstre para o cliente que os resultados são frutos da contabilidade consultiva.
10 - Seja parceiro do seu cliente nas tomadas de decisões estratégicas:
Depois que o cliente perceber que pode contar contigo no cuidado da sua empresa, coloque-se à disposição para oferecer sugestões que contribuam para o seu planejamento estratégico. Isso fará com que o cliente sempre te procure antes de qualquer tomada de decisão e fortalecerá seu relacionamento com ele.
Aliando tecnologia e um trabalho eficaz e dinâmico, a Contabilidade Consultiva gera mais valor para o cliente, permitindo que a empresa tenha um melhor controle de custos e despesas, uma melhor apuração de fluxo de caixa, acompanhamento de resultados e, especialmente, uma efetiva geração de cenários futuros para aquele negócio em especial, descobrindo as melhores decisões para o empreendedor que busca sucesso em um mercado de trabalho tão mutável e concorrido como o de hoje em dia.