fbpx

Você quer performance? Então você precisa de tecnologia, contador!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As mudanças na tecnologia acontecem em uma velocidade tão acelerada que, quando percebemos, aquilo que vimos ontem já pode ter mudado hoje.

Essas mudanças ficaram ainda mais evidentes no decorrer dos últimos anos.

Thomas Friedman, colunista do The New York Times, disse a seguinte frase em um evento realizado em São Paulo em 2018:

“Estamos em um momento em que tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana”.

Isso significa que as pessoas, de acordo com Friedman, precisam aprender mais rápido.

De acordo com o colunista, “é preciso encontrar uma forma de utilizar a inteligência artificial”, que hoje é está presente em diversos setores do mercado, “em assistentes dos trabalhadores”.

A área contábil, certamente, não foge a essa regra.

Entretanto, o surgimento e também crescimento de tantas contabilidade digitais faz com que diversos contadores tenham certa resistência quanto a dinamizar e até automatizar seus processos através de soluções tecnológicas desenvolvidas no mercado.

Pode ser, inclusive, que essa seja a sua realidade.

Entretanto, as contabilidades digitais, que hoje se utilizam de processos automáticos para viabilizar ao empresário maior autonomia em relação aos seus processos contábeis e fiscais são as que estão crescendo no mercado.

A Contabilizei, por exemplo, é uma empresa que nasce nesse contexto e oferece serviços altamente competitivos, que atendem desde o microempreendedor individual até um executivo de empresas multinacionais.

Ignore a tecnologia e perca competitividade

Diante de uma realidade com essas, te pergunto:

É coerente deixar a Contabilizei e diversas outras contabilidades online/digitais saírem na frente de empresas como a sua, que estão no mercado há tantos anos?

Certamente que não.

Mas enquanto houver essa barreira entre a sua contabilidade e os benefícios que a tecnologia pode incrementar a ela, muitos outros empresários serão absorvidos pelos seus concorrentes digitais.

Enquanto você continuar enxergando a tecnologia como uma vilã que chegou somente para fazer com que as contabilidades digitais roubem o seu lugar no mercado, você só têm a perder.

Então, o que você pode fazer para mudar o jogo?

Uma coisa você pode ter certeza: sua empresa não precisa se tornar uma contabilidade digital para poder abocanhar novos clientes…

Mas você também não pode se acomodar diante de mudanças tão evidentes hoje no mercado.

Não dá mais para executar as tarefas da sua empresa contábil da mesma forma que você fazia há 5, 10 ou 15 anos.

É hora de ver a tecnologia como um grande aliado para aprimorar o serviço contábil que você oferece hoje.

O que significa ter a tecnologia como aliada

Você certamente não se vê hoje sem benefícios que são oriundos da evolução tecnológica, tais como a internet, smartphone e computadores.

Eles são úteis para o nosso cotidiano de forma prática.

Podemos imaginar como as coisas seriam mais complexas sem esses equipamentos.

Ou seja: eles trouxeram para nós uma nova forma de poder lidar com relacionamentos, trabalho e lazer.

Considerando somente esse exemplo, é possível enxergar que a tecnologia chegou sim como uma aliada em diversas esferas das nossas vidas.

No mercado contábil não é diferente.

A tecnologia chegou para facilitar o dia-a-dia do profissional, de forma que ele esteja livre para executar tarefas que acrescentem valor de fato ao seu negócio, bem como o do seu cliente.

O profissional que continuar desempenhando as mesmas tarefas repetitivas do mesmo jeito de sempre, manualmente, corre o risco praticamente imediato de perder o seu posto.

Não há tempo a perder.

Veja só o que presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, têm a dizer sobre isso:

“Vale ressaltar que o CFC implementou várias ações no decorrer de 2018, com intuito de esclarecer que os avanços tecnológicos devem ser vistos muito mais como aliados do profissional da contabilidade, além de constituírem uma oportunidade de aperfeiçoamento e atualização contínua. Em palestras, artigos e entrevistas, temos difundido a ideia de que a profissão contábil não irá acabar para aqueles que souberam se reinventar e dominar as novas ferramentas tecnológicas de quarta geração.”

(Fonte: CFC)

Automação contábil: Uma realidade que precisa ser implementada para ontem

A automação contábil não é só um assunto que está na moda.

Essa é uma realidade que precisa ser implementada urgentemente. Gestores contábeis que querem fazer sua empresa atingir resultados concretos não podem abrir mão da automação.

Na verdade, essa é a realidade que permitirá que as empresas contábeis sobrevivam daqui para frente.

E hoje é muito fácil perceber que uma empresa que não consegue oferecer qualidade e agilidade em seus processos perde de longe para os concorrentes que estão mais antenados e que enxergam os benefícios que podem extrair da automação de seus processos.

Pense o seguinte: quantos clientes você consegue atender, hoje, de maneira plena e sem gargalos?

Quantos clientes você conseguiria atender se os processos repetitivos que hoje sugam seu tempo, energia e recursos, fossem realizados de forma automática e assertiva, onde você mal tivesse que encostar o dedo para realizá-los?

A carteira de clientes que você atende hoje pode aumentar significativamente através da automação das atividades que atrapalham o seu dia-a-dia, e você não precisaria ter que aumentar sua equipe para isso.

Olha só o que Zulmir Breda também fala sobre o assunto:

“É natural que, como toda mudança, essas inovações venham acompanhadas de certa complexidade e, até mesmo, resistência por parte dos receptores. Mas, no decorrer do tempo, o profissional já está percebendo os vários benefícios gerados por essas novidades. Por exemplo, no campo operacional, os softwares de gestão contábil podem otimizar processos e facilitar tarefas rotineiras, deixando mais tempo disponível para que o profissional se dedique à maximização dos resultados da gestão. Ademais, no campo intelectual, as mudanças provêm a oportunidade de o profissional se ‘reformar’ a cada dia – a busca por uma educação continuada se tornará cada vez mais essencial nesse processo.”

(Fonte: CFC)

Atividades que você pode automatizar hoje mesmo e você não sabia

O leque de atividades manuais e repetitivas desempenhadas por contadores em todos os escritórios contábeis é muito grande.

Enquanto você, gestor contábil, precisa dar vazão e tempo a essas atividades, para que não haja atrasos nos prazos e também geração de autuações do governo, como juros e multas, seu cliente é praticamente deixado de lado…

Você mal consegue agendar uma reunião ou oferecer uma consultoria adequada a ele.

É por isso que a automação das atividades é tão fundamental para alavancar os resultados da sua empresa.

Posso inclusive citar um exemplo de uma atividade que impacta diretamente você e seu cliente:

A recepção das notas de serviços tomados emitidas contra ele e o cálculo das retenções de impostos dessas notas.

Essa é uma atividade crítica e que gera muito desgaste entre você e o seu cliente, devido as cobranças constantes que são necessárias para que ele não tenha que arcar com tantos prejuízos.

Você pode automatizar essa tarefa a partir de hoje através do módulo de Cálculos Retidos da HubCount.

Esse módulo faz automaticamente a busca e a recepção das notas fiscais de serviços tomados, bem como o cálculo assertivo dos impostos retidos.

Vamos combinar: sofrer com o erro dos cálculos gera uma dor de cabeça (e dor no bolso) gigantesca.

Você pode saber mais sobre essa ferramenta nesse artigo aqui.

Isso sem falar do catálogo de ferramentas que a HubCount oferece hoje para a otimização de tempo e dinheiro que os processos contábeis exigem.

Quer ver sua empresa evoluir, crescer e gerar valor para os seus clientes a partir de hoje? Tenha a tecnologia como uma aliada.

Seja uma referência para o mercado a partir de hoje e conquiste novos clientes.

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!