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O atendimento eficaz ao seu cliente em 4 dicas IMBATÍVEIS

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A área contábil é uma das áreas onde existe o atendimento ao cliente é muito intenso.

Principalmente, devido ao escopo de trabalho que envolve a saúde financeira, fiscal e contábil de um empreendimento.

O contador, como aquele que é responsável pela contabilidade de uma empresa, precisa estar sempre atento àquilo que afeta, direta ou indiretamente, o orçamento do seu cliente.

Isso significa desde incongruências nas contas contábeis que afetam o resultado final de um negócio até práticas que afetam diretamente o uso saudável dos recursos financeiros.

São diversas as vezes onde reuniões são agendadas, seja para poder conduzir o cliente a seguir novos rumos para poder tornar o seu negócio mais rentável – 

Até para mostrar como o cliente pode deixar de investir em determinado para não gerar prejuízo para sua empresa.

Entretanto, há também o profissional que não percebe a relevância de um ótimo atendimento, colhendo frutos que impactam diretamente na performance e resultados de sua contabilidade.

Um bom atendimento garante um bom relacionamento

Um contador que não está preocupado em oferecer qualidade no atendimento é, antes de qualquer coisa:

Um profissional que não percebe que é preciso entregar mais do que conformidades fiscais.

É necessário que o empreendedor sinta que sua experiência com o serviço contábil prestado a ele vale a pena. Não adianta ele pagar por um tipo de serviço que simplesmente está abaixo da média.

Cedo ou tarde, ele migrará para uma empresa contábil que o atenda melhor.

E para que ele receba esse tipo de atendimento, os processos de uma contabilidade precisam estar muito bem alinhados, de forma que ele sinta que pode confiar no serviço que está contratando e, inclusive, sugerir para outros empreendedores.

Para a contabilidade ter os seus processos em dia, a automação contábil é fundamental.

Sendo assim, como é que você pode, a partir de hoje, oferecer o que podemos chamar de atendimento premium ao seu cliente?

Veja abaixo 4 dicas que possibilitarão que você entregue um atendimento que deixará seu cliente sorrindo de orelha a orelha.

1 – Preocupe-se com as preocupações do seu cliente

Um problema muito comum e que, infelizmente, faz parte do nosso dia-a-dia mais do que a gente gostaria, é a falta de empatia.

No mercado contábil isso acontece porque, muitas vezes, devido ao conhecimento técnico que os contadores possuem, o profissional já chega com as “respostas prontas” e não deixa o cliente expor aquilo que de fato está lhe atrapalhando e causando preocupação.

É claro que o seu papel é de ouvir e filtrar o que seu cliente diz, para que, assim, você consiga apresentar os problemas reais que ele está enfrentando e como ele pode contornar essa situação.

Por isso, esteja preocupado em ouvir mais e falar somente o que é importante ao seu cliente e que de fato fará diferença para a gestão contábil de sua empresa.

2 – Seja objetivo e ofereça soluções práticas

Você, profissional de contabilidade, consegue enxergar detalhadamente as nuances que envolvem os problemas contábeis do seu cliente.

Quando você estiver em uma reunião com ele, seja por telefone, videochamada ou pessoalmente, não perca tempo explicando com muitos detalhes técnicos o que significa esse ou aquele termo contábil.

Seja direto e mostre aonde está o problema.

Mostre como seu cliente pode colocar em prática comportamentos que poderão ajudá-lo a colocar a casa em ordem.

Assim, você garante que seu cliente dará atenção aquilo que você diz e saberá que poderá confiar em suas sugestões.

Além disso, não abuse do tempo do seu cliente. Você sabe o quanto a hora de um empresário que você atende é valiosa, por isso deve tratá-la como tal.

3 – Esteja a disposição

Pode ser que você não tenha nada agendado com seu cliente…

Entretanto, pode surgir alguma eventualidade que o leva a entrar em contato contigo.

Quando isso acontece, não dá simplesmente para ignorar. O cliente merece a atenção, e você sabe disso.

Muitas vezes, entretanto, não é possível atendê-lo na hora; entretanto, sempre que possível, faça um esforço para mostrar que você está a sua disposição.

Para isso, informe ao cliente quais dias você está disponível e sugira uma hora para que vocês possam conversar.

Assim, seu cliente perceberá que de fato você está comprometido em atendê-lo bem.

Entregando mais que um atendimento adequado, mas dispondo de um tempo de qualidade para isso.

4 – Comprometa-se em fazer o melhor para seu cliente

O atendimento que é verdadeiramente premium é aquele onde o cliente sabe que pode contar com o que você diz.

Por isso, embora nem sempre o cliente dê o devido valor ao serviço que você presta a ele, não desanime:

Ofereça o melhor sempre, pois é isso que fará a diferença no final do dia.

Vamos combinar que ninguém quer ser reconhecido por um tipo de atendimento feito “nas coxas”.

Isso acaba, na verdade, afastando os clientes ao invés de atraí-los.

O que significa oferecer ao melhor?

Envolve:

  1. comprometer-se em cumprir com os horários de atendimento,
  2. observar as oportunidades que seu cliente não enxerga
  3. entregar insights que capacitem seu cliente a resolver os problemas de forma estratégica.

Os resultados de um atendimento de qualidade

Você já deve ter passado por experiências incríveis onde você foi bem atendido, como por exemplo:

O atendimento em uma loja ou em um supermercado direcionado à sua necessidade.

Foi tão bom que você fez questão de retornar, não é?

Isso também acontece dentro do setor contábil.

Enquanto você estiver preocupado em seguir com essas práticas, dificilmente seu cliente pensará em migrar para outra empresa.

O atendimento premium é um dos caminhos que trazem novos clientes para dentro de um negócio.

A sua carteira de clientes pode aumentar significativamente, sabe como?

Através da fama que a sua empresa terá devido ao atendimento que você oferece ao seu cliente.

Por isso, não espere que seu cliente tenha uma postura menos resistente para que você possa atendê-lo com excelência. Seja solícito e tome a dianteira.

Tenho certeza que essas práticas possibilitarão que você desbrave novos horizontes no mercado e consiga chegar mais longe.

Não deixe para amanhã. Essa é uma atitude que você precisa tomar a partir de já e torná-la uma rotina. Seja reconhecido pelo atendimento premium de sua empresa contábil.

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

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