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Não é tradição que vai salvar a sua empresa contábil

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Tradição no mercado contábil?

Tradição ainda é um conceito muito defendido pelas contabilidades.

Entretanto, as mudanças que o mercado contábil sofreu nos últimos anos são perceptíveis.

O momento atual talvez seja o que mais trouxe inovações para os empresários contábeis…

Especialmente no que diz respeito tanto a comportamento em relação a seus clientes quanto as ferramentas tecnológicas que foram desenvolvidas para o setor.

O avanço tecnológico, em especial, é o que salta os olhos.

O desenvolvimento a todo o vapor de softwares para facilitar o dia-a-dia de profissionais aumentou significativamente.

Entretanto, ainda há uma resistência muito grande por parte de muitos gestores contábeis…

Visto estes serem mais tradicionais ao que diz respeito a tradição de sua empresa e a execução de suas atividades.

Você pode não acreditar, mas muitos acreditam com todas as forças que a automação não traz benefícios para a sua gestão…

Antes, acreditam que os sistemas de automação surgiram somente para tomar a posição do profissional dentro da empresa.

É claro que, para quem se preocupa somente com as atividades operacionais, repetitivas e manuais e não enxerga as possibilidades que tecnologia pode oferecer…

Principalmente no que se refere a maximização de entrega e resultados ao seu negócio…

Este é o empresário que está automaticamente ficando para trás.

Nesse artigo, falamos um pouco sobre como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada do contador.

Essas são mudanças vieram para ficar.

Uma contabilidade que não está, neste exato momento, otimizando a sua rotina através dos sistemas de automação é aquela que já está perdendo a sua relevância para o mercado.

Isso significa que não é somente o argumento da tradição que irá atrair novos negócios para a sua empresa contábil.

Ao mesmo tempo, uma contabilidade que possui um nome que carrega uma história nos ombros precisa continuar forte para manter os seus clientes e alcançar outros.

Tradição é o único diferencial competitivo da sua empresa?

Tradição: Diferencial?

Toda empresa têm um nome a zelar, independente do tempo em que está na ativa.

Entretanto, para aquelas que já estão no mercado há tanto tempo, o peso é naturalmente maior.

Isso porque muita gente já teve contato com elas, seja usufruindo dos seus serviços, ou seja ouvindo falar delas há tanto tempo.

Quando voltamos essa realidade para o mercado contábil, percebemos que há empresas de diversos setores do mercado que são atendidas pela mesma contabilidade há muitos anos.

Isso faz com que um laço de confiança seja construído no decorrer dos anos.

Mas mesmo essa confiança pode um dia não compensar mais para essa empresa, devido a diversidade de serviços contábeis personalizados que têm surgido com preços competitivos e com o atendimento voltado especificamente para a necessidade do empresário.

Pode ser que a sua empresa contábil hoje tenha uma relação de longa data com seus clientes, mas percebe o risco que você corre se a sua empresa não se adaptar a realidade do mercado?

Pessoas e empresas procuram por serviços de qualidade por um bom preço.

Ao mesmo tempo, não quero dizer aqui que você precise diminuir os honorários do serviço contábil que você presta às empresas hoje.

Mas convido você para que pense comigo:

Com o preço que você cobra hoje de seus clientes, qual é o valor REAL que você entrega a eles?

Não adianta cobrar o mesmo preço que o seu concorrente oferece e entregar menos.

A mesma coisa está na relação que você possui com seus clientes.

Eles te conhecem, eles sabem que você é e sabem a qualidade de seus serviços. Mas isso não é suficiente.

A partir do momento que eles perceberem que pode ser mais vantajoso fechar negócio com uma contabilidade que consegue oferecer mais, você pode correr o risco de perdê-lo.

Interação humana entre contabilidade e cliente é fundamental

Tradição e Interação

Muitas empresas se aproveitaram do desenvolvimento não somente para automatizar seus processos, mas para tornarem-se totalmente digitais.

Sim, estou falando das contabilidades on-line.

Essas contabilidades hoje oferecem serviços que se equiparam aos das empresas contábeis tradicionais.

Entretanto, como o processo é 100% digital, o empresário mal têm contato com uma pessoa propriamente dita.

Considerando somente esse fato, a gente consegue imaginar algumas situações que, talvez, você nunca tenha percebido:

  • Sem um contador propriamente dito, o empresário pode ter certeza de que seus balancetes estão corretos?
  • Como garantir que todo o processo contábil de uma empresa está sendo executado devidamente, uma vez que não se sabe quem é o contador que está por trás desse processo?
  • Que consultoria o empresário pode receber através de uma contabilidade que é 100% digital, onde tudo é executado por robôs?
  • Quais gargalos você, como contador, consegue enxergar nas práticas de gestão financeira de seus clientes que uma empresa de contabilidade digital não consegue enxergar?

Em todos esses tópicos é possível enxergar um ponto em comum:

A interação humana entre contador e seus clientes é mais do que necessária para uma gestão eficiente de negócio.

Entretanto, para você garantir uma competitividade de alto nível com as contabilidades digitais, é preciso que sua empresa adote práticas que permitam que você consiga dar a atenção devida aos seus clientes.

Essas práticas envolvem:

1 – Desde uma forma correta de pensar contabilidade, oferecendo uma contabilidade consultiva, que enxergue as dificuldades de seus clientes e entregue soluções práticas para ele mudar o seu cenário…

2 – Até a evolução e performance de processos contábeis que você lida diariamente no seu escritório contábil, como a emissão de guias, elaboração de relatórios, consultas nos portais do governo, entre outras.

Para ambos os casos, uma solução de automação contábil é mais do que imprescindível.

Use a tradição a seu favor

Tradição a seu favor

Considere tudo o que falamos até aqui

Percebemos que a tradição não é um argumento-chave que irá segurar ou atrair um cliente.

Entretanto, ele pode sim ser usado, se você souber utilizar da maneira correta.

Pense comigo:

Se a sua empresa estiver em um nível onde os processos fluem com agilidade e eficiência, sem erros e sem exigir que você tenha sempre que dar atenção a coisas básicas, como, por exemplo, consultar a situação de um contribuinte no portal da Receita…

O argumento da tradição será a cereja do bolo, pois servirá para certificar a qualidade dos serviços prestados a outras empresas no decorrer dos anos.

Esse argumento não irá funcionar somente se essa for a única característica pela qual você pode usar para chamar a atenção de um empreendedor.

É hora de arregaçar as mangas e mostrar ao mercado que a história que você construiu até aqui não será jogada fora.

Coloque sua empresa no lugar que ela merece a partir de hoje e veja os resultados crescerem a seu favor.

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

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