fbpx

Empresário contábil, cuidado com os processos fadados a desaparecer

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contador, boa parte da forma como você executa sua contabilidade hoje evoluiu graças à tecnologia, e por isso muitos processos contábeis vão desaparecer 

E isso não é ruim, claro que não!  A tecnologia serve como uma extensão da sua expertise e torna seu papel cada vez mais estratégico para seu cliente.

Já imaginou como seria difícil executar as centenas de tarefas que envolvem cálculos, gráficos e preenchimento de informações e a tecnologia não fizesse parte da sua realidade? Certamente você nem pensaria em abrir um escritório contábil a princípio, não é verdade?

A tecnologia continua evoluindo constantemente. Graças a isso, processos estão se tornando cada vez mais rápidos e facilitado a vida de todo mundo. No setor contábil não é diferente.

O problema está quando a tecnologia deixa de ser vista como uma aliada e se torna uma “vilã”, ou seja, quando você abre mão de uma solução de tecnologia para realizar um processo da mesma forma que você sempre fez…

Claro, existe um receio a princípio de que essa solução não é tudo isso que dizem, ou que ela não faz exatamente aquilo que se propõe, e por isso você prefere continuar tocando o barco da mesma forma de sempre…

Entretanto, muitas dessas soluções surgem exatamente para tornar a sua vida mais fácil e possibilitar que você se torne mais produtivo, para que você tenha mais tempo disponível para ser analítico e pensar de forma mais estratégica o seu negócio, ao invés de simplesmente entregar conformidades e cumprir prazos.

Será que você está dentro do time que já utiliza a tecnologia aliada aos processos do seu escritório contábil, ou você está no time que parou no tempo e continua fazendo tudo igual há 5 ou 10 anos atrás? 

Se você está no segundo time, já parou para pensar quanta produtividade você perdeu por causa disso?

Processos automatizados = mais qualidade de vida para você

Contador com qualidade de vida

Quando falo sobre produtividade, não falo somente daquela que você pode dedicar no seu trabalho e para seus clientes… 

Falo de uma qualidade de vida, de você ter mais tempo para você e menos preocupação para sua cabeça.

É fato que muitos processos hoje dentro de um escritório contábil são extremamente repetitivos, mas o problema é continuar realizando esses processos manualmente, sendo que a automação contábil já está aí para resolver esse problema para você.

Você sabe: a tendência é que os processos operacionais, em todos os setores, sejam substituídos por automações para tornar a performance das empresas mais escalável e tornar o empresário mais competitivo no mercado.

O que muda, então, para as contabilidades que atendem essas empresas? Elas também vão precisar adequar sua performance para o mesmo nível de seus clientes, para poder entregar uma eficiência no nível que eles exigem.

Pode prestar atenção: quem conquista as empresas com maiores tickets são aquelas contabilidades que investiram em tecnologia, automação e inovação e conseguem ser mais do que uma “contabilidade padrão”.

O contador deixou de ser um mero “conferidor de impostos” e se tornou um parceiro estratégico para o empresário. É aqui que está a diferença. 

O gestor contábil que se destaca é aquele que tem tempo, expertise e ferramentas que mostrem para o empresário como ele pode ser mais eficiente em seus investimentos, que ele pode cuidar melhor do seu patrimônio e que pode tornar seu negócio mais lucrativo.

Mas e quando o gestor contábil está mais preocupado com a entrega das conformidades do que com o seu crescimento, do que em se diferenciar, do que em mostrar que pode ser consultivo e trazer clientes melhores para seu escritório? 

Acho que você sabe bem a resposta. Mas o que você faz com essa resposta é o que irá mudar o jogo. 

Enquanto seus processos continuarem tomando o seu tempo, você não conseguirá ser consultivo

Processos contábeis que roubam tempo

Eu te convido para um desafio: coloque na ponta do lápis todos os processos manuais do seu escritório contábil e veja quanto tempo você gasta com eles atualmente.

Isso mostrará se você está se dedicando mais a esses processos do que ao crescimento do seu negócio.

Se a resposta for negativa e você perceber que de fato os processos manuais da sua contabilidade te atrapalham mais do que ajudam, então está na hora de assumir uma postura diferente.

O empresário contábil que não tem tempo para ser consultivo não consegue sair do lugar. Isso é fato.

Há porém o outro lado da moeda: Uma vez que existe a cultura de que o contador é o “mal necessário”, o empresário brasileiro não vai perceber que precisa de um parceiro como você ao seu lado.

Para mostrar isso para seu cliente, é preciso que você saiba como aplicar sua longa experiência à necessidade dele. 

Com a ferramenta certa, você será capaz de entregar os insights que seu cliente precisa e que nem sempre ele consegue perceber, o que mudará o paradigma na mente dele.

Mas você só terá tempo para isso quando seus processos estiverem automatizados, porque assim você não precisará mais gastar tempo com tarefas manuais que atrapalham sua produtividade.

Com o HubCount, automatizar esses processos é mais fácil do que você imagina.

Só para você ter ideia, quando lançamos nosso primeiro módulo, a DCTF Automatizada, um dos nossos clientes economizou 8.000 horas no ano com a elaboração e entrega das DCTFs de seus clientes. Para ele, isso representou uma economia de R$ 250.000,00 neste ano.

Isso foi em 2017… De lá para cá, lançamos diversos outros módulos e continuamos aperfeiçoando nossa plataforma para você ter cada vez mais qualidade na entrega das conformidades e não perder tempo com tarefas manuais, repetitivas e cansativas.

Automatize esses processos com o HubCount!

Veja só o que você consegue automatizar com o HubCount hoje:

  • CND;
  • Rotina do DAS (Simples Nacional)
  • Mensagens do e-Cac
  • Cálculo de Impostos Retidos
  • Consulta SIMEI
  • DCTF

Se com um só módulo, foi possível economizar 8.000 horas, imagina o que você será capaz de fazer com todos os módulos do HubCount… Nem dá para imaginar, né?

Por isso a gente deixou preparado para você uma página de demonstração do HubCount, para você conferir na prática tudo o que eu falei antes para você ter mais tempo para você, para seu cliente e para seu negócio contábil.

Para solicitar sua demonstração do HubCount é fácil, acesse este link aqui e, ao preencher seus dados, você receberá em seu e-mail a confirmação do seu cadastro e poderá acessar o HubCount imediatamente.

Não deixe que esses processos continuem tirando de você a possibilidade de se tornar estratégico e conquistar melhores clientes para seu escritório contábil.

E se precisar de nossa ajuda, estamos a sua disposição. Você pode falar com a gente pelo nosso chat e tirar suas dúvidas.

Não deixe de conferir outros artigos que preparamos para você e veja como a automação contábil é a resposta que você estava procurando para colocar seu escritório em outro patamar.

Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos contadores para eles também conhecerem o HubCount e se livrarem dos processos manuais e repetitivos.

Luis Oliveira

Luis Oliveira

Fique a vontade para comentar nosso post!

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!