fbpx

Descubra como o tempo pode se tornar um aliado na sua rotina

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma das maiores dificuldades que todo empresário enfrenta, especialmente no mercado contábil, é de encontrar tempo para dar conta de todas as responsabilidades e tarefas que o seu negócio exige.

Você já deve ter ouvido ou ter até mesmo falado a expressão:

“O dia poderia durar 48 horas”.

Isso é um reflexo de como gestores não estão conseguindo dar o tempo que gostariam para desenvolver sua empresa e planejar os próximos passos rumo ao crescimento.

Adotou-se uma rotina de “apagar incêndio”, pois os problemas tornaram-se maiores do que a capacidade de resolvê-los.

Por esse e por tantos outros motivos, parece que o tempo simplesmente escorre pelas mãos.

Podemos concluir que, considerando os fatores acima citados, o tempo acabou se tornando um vilão, pois parece que muitas vezes ele está contra você, ao invés de estar a seu favor.

O impacto não acontece somente para aquele que exerce um cargo de liderança.

Sua equipe também sofre as consequências dessa escassez de tempo, já que parece que as coisas nunca se resolvem e todo dia é dia de mais uma vez lidar com agenda cheia de tarefas, reuniões e…

Sistemas que não funcionam como deveriam.

Gestão ineficiente: ausência de tempo ou de processos que não funcionam?

Não são poucos os escritórios contábeis que, literalmente, perdem tempo pela má funcionalidade (ou a quase não funcionalidade) dos sistemas que atendem as atividades diárias relacionadas às conformidades fiscais de seus clientes.

Mas esse, infelizmente, não é o pior cenário…

Muitos contadores preferem abrir mão de evoluírem sua gestão simplesmente porque acreditam que o melhor método para realizar as tarefas é continuar desempenhando cada uma delas manualmente.

Pare e pense comigo: será que esse método é realmente eficiente?

Será que, se uma empresa contábil que atende 30, 50, 100, 200 e ou mais CNPJs e consegue dar conta da carga de atividades sem perder nenhum prazo?

Vamos combinar que essa realidade é praticamente uma utopia, uma vez que o calendário para o cumprimento das conformidades é cheio e pode inclusive variar com o regime tributário da empresa.

Um dia perdido pode significar grandes dores de cabeça com a Receita Federal, fora multas altíssimas para seu cliente e uma autuação de brinde para o escritório contábil.

Percebe-se, então, que embora o tempo seja um problema que afeta o dia a dia contábil de verdade, o que faz o tempo se tornar o vilão que ele é para o contador não são exatamente responsabilidades de cada cliente, mas sim a forma como elas são executadas.

Não adianta ter uma empresa cheio de funcionários excelentes atendendo seus clientes, se as ferramentas que ele têm para trabalhar parecem ter sido desenhadas no século 18.

E não dá também para simplesmente aceitar a desculpa de que “a forma que eu trabalhei até hoje sempre deu certo”, porque se fôssemos analisar essa afirmação mais a fundo…

Notaríamos diversas horas extras, desgastes desnecessários com o cliente, estresse com os portais do governo que travam quando você mais precisa, etc etc etc.

O tempo pode ser vilão? Certamente.

Mas pior do que o tempo, é o gestor contábil ser o vilão de seu próprio escritório!

Simplesmente por acreditar que a melhor forma de gerir sua empresa é insistir naquilo que não funciona mais, especialmente com tanta tecnologia a disposição.

“Gabriel, essas palavras são muito duras”. Sim, mas é a realidade.

Se fôssemos enumerar a quantidade de empresas contábeis que quebraram devido a negligência de seus empresários, poderíamos ficar o dia todo falando sobre isso, e ainda faltaria tempo.

Automação contábil: ou você têm, ou o tempo continuará contra você

Automação de processos nos escritórios contábeis não é simplesmente uma questão de diferencial, mas sim uma questão de sobrevivência no mercado.

Se você acompanha notícias e sites especializados em negócios, você deve ter notado como a utilização de tecnologia em processos é indispensável para uma empresa.

Além de gerar eficiência, a automação contábil é um recurso que gera produtividade, pois aquelas atividades repetitivas, manuais e cansativas, que dependiam até então de um profissional para ser realizada, passa a ser executada por um sistema de automação.

Isso significa que o tempo deixará de trabalhar contra você e passará a trabalhar em seu favor.

Ao mesmo tempo, uma vez que os processos operacionais são assumidos por um sistema, é necessário que profissionais de contabilidade estejam aptos a exercerem atividades que exigem maior capacidade analítica, pois é isso que trará resultados consistentes para o escritório contábil.

Ou seja: profissionais acomodados, que não procurarem se atualizar, correm o risco de serem substituídos por outros com melhores qualificações.

O escritório contábil que ainda não automatizou seus processos e ainda dependem daquilo que podemos dizer de “força braçal” está automaticamente atrás de milhares que enxergaram na automação a possibilidade de melhorar a qualidade de sua empresa.

Ganhe tempo para ser consultivo e entregue valor ao seu cliente

Uma vez que os processos são automatizados e você ganha fôlego para atender os processos contábeis sem dor de cabeça, é hora de dar outro passo.

A contabilidade possui o caráter consultivo desde que foi criada. Entretanto, quando é que você tinha tempo para oferecer consultoria de verdade ao seu cliente?

Quando foi a última vez que você marcou uma reunião com seu cliente para dar um diagnóstico preciso sobre a sua situação fiscal, contábil e financeira?

Os empresários não sabem como uma contabilidade consultiva pode transformar sua gestão e estratégia de negócio da água para o vinho. É seu papel mostrar isso para ele.

Na mente do seu cliente, o contador só têm o papel de cobrar impostos e emitir guias.

Uma vez que a automação de processos contábeis ficaram responsáveis por essas atividades, é hora de mostrar que você sempre pôde oferecer muito mais do que isso.

Uma solução que mostrará ao seu cliente o que um contador pode fazer de verdade é o Report Contábil.

Muita gente pensa que é somente um sistema cheio de gráficos e pronto.

Entretanto, este é um recurso onde você pode extrair informações precisas sobre as diversas variáveis que afetam a saúde financeira de seu cliente.

Report Contábil: uma ferramenta que coloca seu lado estratégico em evidência

No Report Contábil, você pode obter insights e mais de 40 indicadores que impactam diretamente na gestão de um negócio.

Assim, você pode mostrar ao empresário que você não é somente um contador

Mas sim um parceiro de negócios que pode instruí-lo em uma melhor aplicação de recursos e gerenciamento das contas contábeis de sua empresa.

Neste caso, não é só o tempo que irá trabalhar ao seu favor, mas você mesmo!

Com as melhores ferramentas como o Report Contábil, você trabalhará a favor do crescimento do seu escritório contábil.

Além disso, colherá resultados que te colocará no mesmo nível das melhores empresas contábeis do país.

Se quiser saber mais sobre o Report Contábil e nossos módulos de automação, entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Veja na prática o tempo trabalhar a seu favor a partir de hoje.

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

Empresa

Nossa missão é transformar a forma como a contabilidade é feita trazendo soluções inovadoras para os desafios existentes.

Posts Recentes

Siga-nos

Conheça o HubCount

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!