fbpx

Demonstrações Financeiras são a porta para ótimos clientes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para um empresário tomar decisões assertivas e positivas em relação a investimentos para o seu empreendimento,

É necessário que ele tenha ciência da real situação financeira do seu negócio.

O embasamento para essas decisões serão criteriosamente analisadas;

através dos demonstrativos financeiros que certamente você, contador, está mais do que habituado.

Um relatório com essa importância não pode ser elaborado e analisado de qualquer jeito; portanto, exige-se um olhar técnico e gerencial que consiga perceber todas as nuances que envolvem a saúde financeira da empresa…

De forma que todos os indicadores estejam devidamente corretos e possam ser usados para que o empresário consiga pensar a sua gestão.

Quanto mais assertiva for essa demonstração, melhor será para o seu cliente.

Ou seja: você não pode simplesmente apresentar uma demonstração “nas coxas”, de qualquer jeito. Você precisa entregar aquilo que o empresário precisa de verdade.

Você com certeza já têm o seu método para elaborar as demonstrações, os gráficos, exibir os indicadores e tudo mais… Mas você já pensou que pode usar os demonstrativos financeiros como uma vitrine para fechar novos negócios?

Talvez, até este exato momento, você tenha enxergado demonstrativos como a DRE simplesmente como uma obrigação fiscal…

Ou como mais uma tarefa que você precisa entregar todos os meses aos seus clientes.

Mas a forma como você elabora essas demonstrações hoje impactam diretamente em como essa tarefa servirá como uma chave para atrair novos clientes.

Entretanto, antes de qualquer coisa, preciso falar sobre alguns pontos que você deve considerar que talvez você nunca tenha parado para dar a devida atenção.

Analisar informações no Excel? Xiii…

Tenho certeza que você enxerga o Excel como uma ótima ferramenta para elaborar as demonstrações financeiras dos seus clientes. Na verdade, boa parte do mercado contábil acredita que essa é, na verdade, a única forma de fazê-lo.

Entretanto, por melhor que seja, você depende de muitos fatores para poder entregar um relatório que esteja 100% finalizado.

Quantas planilhas você precisa reunir em um só lugar para poder realizar comparativos para a DRE, por exemplo? E cada vez que você precisa atualizar esse arquivo, ele se torna cada vez mais pesado, o que implica diretamente no tempo de abertura do mesmo e também no seu salvamento.

Isso sem falar em nas vezes que é necessário atualizar alguma fórmula.

Um detalhe preenchido incorretamente impacta todo o restante do seu relatório. Consequentemente, o risco de apresentar indicadores que não condizem com a realidade ao seu cliente é enorme. Já imaginou como as decisões do seu cliente podem ser prejudicadas por causa de um simples detalhe?

Isso pode custar, em uma análise, a perda do seu cliente para a concorrência.

Mas não é somente isso… Por mais cuidado que você tenha com toda a elaboração das demonstrações, quanto tempo você acha que perde mensalmente para terminar essa tarefa?

Quantas vezes você ou sua equipe trabalhar até mais tarde ou mesmo nos finais de semana para dar conta de entregar o balanço patrimonial?

Bom, talvez você já tenha percebido tudo isso, mas nunca soube como resolver ou mesmo otimizar o tempo nas análises e apresentação de todas as informações importantes em gráficos.

Você precisa de uma plataforma gerencial

Empresas de tecnologia, como a HubCount, perceberam essas dificuldade e desenvolveram soluções como o Report Contábil,

Onde é possível apresentar mais de 40 KPIs ao seu cliente através de dashboards que não somente apresentam dados importantes…

Mas entregam verdadeiros insights que impactarão diretamente nas tomadas de decisão que seu cliente fará para a sua empresa.

Basta simplesmente ao importar o balancete para a plataforma e configurar o DE-PARA para obter uma visão gerencial de toda a situação financeira do seu cliente.

Percebe como é possível ganhar tempo simplesmente ao executar essa função?

Além disso, você não precisa se preocupar com travamentos e perda de informações, porque o sistema roda TOTALMENTE na nuvem. Isso garante maior segurança para os seus relatórios e menos dor de cabeça na análise dos dados.

Uma plataforma como o Report Contábil leva o seu escritório contábil para uma eficiência e produtividade que talvez você nunca experimentou na elaboração dos demonstrativos mais importantes de seus clientes.

Contabilidades que ainda dependem do Excel para desempenhar uma tarefa tão criteriosa e analítica corre o risco de ser engolida pelos concorrentes que já enxergaram o poder e o potencial de crescimento que uma ferramenta gerencial como essa oferece.

O que seus clientes querem enxergar

As demonstrações financeiras, como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício, EBITDA e vários outros carregam informações valiosíssimas para do seu cliente.

Portanto, para garantir uma entrega assertiva valor e não somente uma apresentação de números ao léu, você precisa ter consciência de quais informações serão mais importantes para o momento atual do empresário.

Entretanto, para apresentar aquilo que será de fato relevante para a tomada de decisão destes empreendedores, é preciso seguir algumas premissas:

  • os dados que você apresentar poderá impactar diretamente no investimento das empresas;
  • as demonstrações financeiras são a base para a análise dos impostos e o gerenciamento e controle do fluxo de caixa de uma empresa, possibilitando ao empresário um investimento mais rentável e a melhoria de seu negócio;
  • Stakeholders (investidores, credores, clientes) interessados na empresa utilizam as informações contidas nas demonstrações financeiras antes de tomar uma decisão.

Tendo esses fatores em mente, é possível ser mais assertivo na apresentação dos indicadores, de forma que você conseguirá atrair a atenção do seu cliente e conquistar a sua confiança.

Você deixará de ser meramente um “entregador de relatórios” e passará a ser um parceiro de negócio dos empresários, sendo consultado em todas as vezes que o cliente precisar tomar uma decisão mais crítica em sua estratégia e gestão.

Esse é o tipo de contador que o mercado procura hoje. Empresas não se contentam mais simplesmente com o contador que só preenche planilhas e elabora guias e declarações. O que elas precisam é de verdadeiros consultores que consigam entregar valor a elas.

A sua contabilidade está dentro do perfil que essas empresas buscam hoje?

Insights que levarão sua empresa contábil para outro patamar

A partir do momento que você ganha tempo para analisar com maior tranquilidade todos os indicadores,

Você consegue observar com mais eficiência potenciais informações que, muitas vezes, o cliente não levaria em consideração.

Estas informações poderão, inclusive, mudar alguma previsão ou investimento deste empresário…

Levando-o a uma eficiência de gestão que poderá impactar, inclusive, no aumento da receita desse cliente.

Não somente isso… Um bom gestor contábil será preciso e cirúrgico em sua análise;

Apresentando um diagnóstico financeiro que muitos empresários procuram neste momento para poder dar andamento aos seus negócios.

Essa forma de entregar valor ao seu cliente através dos demonstrativos financeiros será o carro-chefe que levará sua empresa contábil a atingir uma performance nunca antes vista na sua contabilidade!

Mas, obviamente, para isso acontecer, você não pode se habituar a fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, principalmente demonstrações desse porte.

Chega de ficar preso ao Excel e à perda de tempo que só trazem desgaste para a sua equipe.

Mais do que isso: não espere seus concorrentes saírem na frente. Tome atitude antes deles.

Não se limite ao básico, não se acomode com o normal!

Só você pode elevar o potencial do seu trabalho através de uma gestão eficiente e uma entrega efetiva…

Que fará os olhos de diversos empresários brilharem e fecharem negócio com você!

Mostre que você e a sua contabilidade conseguem entregar bem mais do que um relatório:

Mostre valor através de soluções que levarão seus clientes para uma performance financeira eficiente.

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!