fbpx

Automação Contábil: Descubra porque Você Precisa dela AGORA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Atividades manuais: Como elas impactam sua rotina?

Contador… Você já parou para pensar o que os escritórios contábeis de alto impacto estão fazendo AGORA MESMO para elevar seu nível de produtividade e lucratividade? Já pensou que eles podem estar usando automação contábil e você não?

Veja bem: eu tenho certeza do quanto o seu escritório se dedica constantemente para fazer seus clientes cumprirem com todas as obrigações que lhes são devidas, afinal, você não quer que eles sejam surpreendidos com multas ou qualquer outro imprevisto que venham a prejudicá-los.  

Entretanto, você, mais do que ninguém, sabe o quanto sua equipe se desgasta com essas atividades, muitas vezes porque precisa entrar em um portal do governo mais de uma vez para conferir alguma informação, ou correndo para lá e pra cá ligando para seus clientes para cobrar-lhes algum comprovante ou nota fiscal que, mais uma vez, eles não enviaram.

Não é novidade pra ninguém que o mundo está mudando, você já parou para pensar que a forma como a contabilidade é feita, também está mudando?
Pare para analisar sua rotina e da sua equipe, se hoje seus processos são exatamente iguais à 5 anos atrás, certamente existem perdas de produtividade que você não está notando…

Encare essa afirmação como um empreendedor contábil e avalie friamente:

Existem processos que naturalmente estão fadados a desaparecer devido a evolução constante no mercado.

Você acha que continuar dependente do modelo antigo de processos, que é manual, repetitivo e cansativo ainda é uma opção válida para sua empresa se manter competitiva?

Quanto tempo e dinheiro você perde todo mês por não ter adotado novas metodologias que podem transformar seu dia-a-dia para melhor? E consequentemente seus resultados.

Grandes escritórios contábeis já perceberam que não poderiam continuar reféns de processos ultrapassados em seus negócios, e adotaram uma solução que tornaram sua rotina muito mais produtiva e lucrativa: a automação contábil.

Através deste artigo, você vai entender porque adotar a automação para seu negócio é tão necessário e urgente e como a HubCount pode te ajudar a implementá-la na sua rotina.

Tecnologia: Sua empresa precisa dela urgentemente para crescer

Eu trouxe algumas informações para você entender como a tecnologia têm influenciado positivamente no resultado das empresas ao redor do mundo e é indispensável para qualquer empreendimento que queira continuar crescendo.

O Exame divulgou uma pesquisa da Avanade onde demonstra que as empresas que investem em tecnologia em seus processos podem aumentar sua receita em até 70% diante daquelas que não fazem o mesmo investimento. Além disso, o índice de produtividade dos funcionários aumenta em até 78%.

Você pode perceber como a utilização da tecnologia transforma o dia-a-dia de uma empresa. Porém essa transformação é bem mais do que trocar um sistema por outro. É parar de gastar tempo em atividades manuais e repetitivas que poderiam muito bem ser assumidas por funcionalidades que utilizam o recurso da inteligência artificial para desempenhá-las.

De acordo com Anderson Hernandes em seu e-book “Como a tecnologia está mudando às empresas contábeis”:

No campo da gestão fiscal e contábil [a inteligência artificial] pode prever riscos tributários,

auditar documentos e até preparar relatórios automatizados.

Você pode estar pensando: “Mas a inteligência artificial é segura? Ela não veio tomar a minha vaga de contador?”

Nesse caso você não precisa se preocupar, pois a utilização da inteligência artificial na automação contábil não tem a proposta de acabar com a função do contador, e sim potencializá-la através do desenvolvimento constante do profissional em atividades mais analíticas e estratégicas para o crescimento do seu escritório contábil e para a aproximação com seus clientes.

E mesmo com o avanço constante da tecnologia, a burocracia no sistema contábil e fiscal continuará existindo, fazendo-se necessário sempre a análise de um profissional cada vez mais qualificado, mantendo o contador operante para auxiliar as empresas no cumprimento de todas normas tributárias que, vamos combinar, não são poucas.

Anderson Hernandes também diz:

“De fato, atuar em virtude da burocracia é uma realidade desde sempre. Ocorre que a tecnologia tem permitido diminuir e automatizar grande parte desse trabalho e a atender apenas a conformidade fiscal tem se tornado cada vez mais uma commodity. Portanto, é preciso alinhar cada vez mais nossas empresas com a tecnologia e paralelamente desenvolver outras áreas de maior valor profissional.”

Não deixe a automação contábil para amanhã

Deixa eu te contar uma curiosidade: uma pesquisa divulgada pela IPEA em 2017 diz que uma empresa no Brasil gasta, em média, 2800 horas por ano somente para resolver toda a burocracia fiscal e contábil. Imagina isso multiplicado pela quantidade de clientes que você atende.

Por isso quero que você leve em conta o seguinte: o escritório que quer continuar se destacando e sendo relevante em uma era de tantas mudanças na tecnologia precisa da automação contábil o mais rápido possível. Deixar para amanhã é correr o risco de ficar para trás, ou pior deixar de existir.

Basta você colocar no papel quanto de tempo e dinheiro você gasta em retrabalho, tarefas repetitivas e outras atividades manuais: será que ainda compensa manter a antiga forma de trabalho, que pode gerar e multas e custos desnecessários por causa de eventuais falhas humanas?

“Eu quero que minha empresa continue competitiva, mas a automação contábil não parece ser a melhor solução agora.”

Empresas que continuam crescendo são aquelas que estão sempre atualizadas a respeito das novas tecnologias, e sabe por quê? Porquê elas não esperam seus concorrentes saírem na frente. Elas tomam a atitude e agem, testando, avaliando e implementando soluções que melhoram a performance do negócio, tais como a automação contábil, para que seu negócio se torne ainda mais competitivo no mercado.

Vou usar uma ilustração aqui para você me entender melhor: nos tempos antigos, o guerreiro não somente procurava o melhor ferreiro para afiar sua espada, mas escolhia as melhores armas para continuar defendendo seu território. O guerreiro que se acomodava e não aprimorava seu arsenal eventualmente perderia a guerra e, consequentemente, seu território. Com qual dos dois guerreiros você quer se parecer?

A HubCount quer que você, contador, tenha o melhor arsenal a sua disposição e usufrua hoje mesmo do melhor que a automação contábil pode oferecer, através de ferramentas que foram desenvolvidas pensando em como seu escritório contábil pode, a partir de agora, potencializar aquilo já tem de melhor.

Veja como a rotina da Bruna Gomes da Luz, da Contábil Guararapes, atingiu outro nível de produtividade através de funcionalidades e automação contábil fornecidas pela HubCount:

“A utilização do módulo da DCTF, disponibilizado pela empresa HubCount têm nos auxiliando, mensalmente, na verificação e entrega de DCTF, pois o tempo que utilizamos na confrontação dos arquivos, hoje foi minimizado e gerando um arquivo detalhado, rápido e prático de fazer.”

Não somente ela, mas empresas como a NTW, InCompany e a RSM também já experimentam do ápice da automação contábil através de soluções como o Report Contábil, as mensagens da Receita, a Central CND, entre outras. Por causa disso, o tempo e o dinheiro que antes essas empresas gastavam em atividades manuais e retrabalhos são utilizados para fazê-las alcançar outro nível de lucratividade.

Trocando em miúdos…

Não dá para negar a infinidade de recursos que a tecnologia trouxe para o mercado contábil. A automação, evidentemente, é a principal delas.

Mas mesmo com todos os benefícios que falei acima, muitos escritórios contábeis ainda tem medo de implementá-la achar que ela pode tornar obsoleta a profissão do contador, quando na verdade ela veio para tornar a vida do contador mais fácil no dia-a-dia.

Aqui na HubCount, todas as nossas funcionalidades são pensadas e desenvolvidas para atender às necessidades cada escritório contábil em suas particularidades.

Quem já se beneficia da automação contábil pode dizer com todas as letras que a rotina de seu escritório melhorou significativamente, porque hoje é muito mais produtiva e eficaz na realização das atividades que, outrora, eram manuais.

O contador consegue dar prioridade para o que é de fato relevante para seus clientes, atuando como um consultor das empresas, oferecendo insights  estratégicos , auxiliando na avaliação de desempenho do negócio de seus clientes, oferecendo todo seu olhar analítico sobre os indicadores financeiros da empresa reduzindo riscos, vislumbrando oportunidades e atuando como um agente de crescimento dentro de cada cliente.

Tenho certeza que você também quer se tornar uma contabilidade de alto impacto, sendo visto como um parceiro estratégico e valorizado por seus clientes, além de conquistar novos clientes e aumentar a sua produtividade.

Esteja a frente da concorrência. Implemente hoje mesmo a automação contábil na rotina da sua empresa contábil.

Até mais, abraço!

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!