Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, por três anos consecutivos, mais empresas fecharam do que abriram no Brasil.
Para você ter uma ideia, 648.474 empresas registraram entrada no mercado, enquanto 719.551 registraram saída.
A pesquisa não indica quais foram os motivos das empresas fecharem as portas, mas podemos afirmar que, fazer uma previsão de falência pode reverter muitas situações com antecedência e dar uma visão mais clara de todo panorama empresarial.
Podemos afirmar também que muitas contabilidades influenciaram, direta ou indiretamente, no declínio de muitos negócios que poderiam estar ativos hoje. É um quadro realmente preocupante.
Por esse motivo, irei te mostrar como você pode utilizar o termômetro de Kanitz como uma ferramenta poderosa e evitar que empresas de todos os tamanhos e tipos cheguem à falência. Além disso, veremos como você e sua contabilidade podem usar essa estratégia para transformar o seu escritório contábil em referência de segurança para os empresários.
O índice possui esse nome porque foi elaborado pelo professor Stephen Charles Kanitz, que realizou uma análise de 5.000 demonstrações contábeis de empresas financeiras.
Através dessas análises, Kanitz criou uma escala com base em índices compostos de liquidez, de forma que fosse possível, com esse instrumento, prever o grau de insolvência de uma empresa.
O método desenvolvido pelo professor Kanitz é semelhante a um termômetro financeiro, onde há 3 métricas a serem observadas:
Nessa área estão as empresas que possuem o fator de insolvência maior que zero, ou seja, são as empresas com o menor risco de falência. Conforme aumenta o fator de insolvência, menor é a probabilidade de uma empresa quebrar.
Empresas que estão entre a faixa de zero e -3, que estão com o risco muito alto de insolvência e merecem uma análise mais criteriosa.
Para as empresas que estão com o fator menor que -3, a probabilidade de falência é enorme, e aumenta cada vez mais conforme o fator de insolvência diminui. Esse termômetro, bem como a sua usabilidade nos demonstrativos financeiros, não é somente fundamental para as empresas estarem sempre de olho na sua condição e nas medidas que precisa tomar antes de chegar a um ponto irreversível de insolvência.
É fundamental, principalmente, para garantir que o gestor seja eficiente nas tomadas de decisão que afetem diretamente as contas de sua empresa, de forma que consiga se precaver de investimentos e despesas desnecessárias, possibilitando uma gestão financeira inteligente.
Entretanto, para que o empresário chegue a essas conclusões, ele precisa contar com a consultoria de um profissional contábil analítico e criterioso, que consegue enxergar falhas na saúde financeira de seus clientes e entregar mais do que informações desconexas.
Sabemos o quanto as informações financeiras são valiosas para uma empresa e o quanto elas impactam de forma negativa ou positiva no seu avanço. É por isso que, periodicamente, os demonstrativos financeiros são apresentados aos empresários.
As informações são importantes somente se elas entregarem mais do que o óbvio, ou seja, os números de uma demonstração financeira precisam ser elementos que transformam problemas em soluções para o seu cliente.
Você precisa de ferramentas que consigam colocar em prática esses números para trabalhar por você. Ferramentas, como o BI Contábil, podem te oferecer clareza em relação aos dados e distribuí-los de modo que você pode tomar decisões inteligentes.
Hoje, ele é o único dashboard financeiro do mercado que possui o índice de Kanitz dentro da plataforma. Sua contabilidade pode, com essa ferramenta, ser assertiva na apresentação das demonstrações financeiras, com dados que importam de verdade para o seu cliente.
Além disso, com o índice de Kanitz a disposição, sua empresa pode precaver muitos empresários de levarem a sua empresa para o buraco. A sua contabilidade pode, a partir de hoje, ser esse agente de transformação.
O índice de Kanitz é certamente um um instrumento elaborado para o benefício dos empresários. Mas é também um ótimo instrumento para a contabilidade. Já parou para pensar que, ao ajudar a reestruturar empresas com esse método, a sua contabilidade entrará no radar do mercado?
Quantas empresas, hoje, não sabem com qual contabilidade devem fechar negócio? Mais do que isso: há muitas empresas que estão, neste momento, à beira da falência e não sabem como proceder. Essa é a oportunidade que sua contabilidade pode utilizar para livrar essas empresas de uma insolvência definitiva.
Percebe como o índice de Kanitz deixa simplesmente de ser uma forma de “salvar seu cliente”, como é também um argumento que pode levar sua empresa contábil para outro patamar?
Seja, a partir de hoje, o transformador de paradigmas das empresas e deixe que os empresários sejam os principais propagadores da excelência do seu escritório contábil.