O uso de novas tecnologias nas mais variadas áreas e setores produtivos é um tema que ganha cada vez mais espaço e adesão, com inovações que potencializam as capacidades e possibilidades de profissões como a do contador.
E aqui queremos mostrar a você como aliar essas soluções tecnológicas com as melhores práticas contábeis, e usar isso a seu favor para escalar seus negócios.
Neste artigo, quero provocar seu senso crítico, mostrando à você o contraste de dois tipos de profissionais. O primeiro, é um profissional competente e conhecedor das práticas contábeis, porém sua forma de trabalho se resume em receber uma demanda, realizá-la de maneira usual, com muitos processos massantes e manuais, e simplesmente entregando o que lhe foi pedido sem qualquer outro valor ou diferencial agregado.
Esse contador segue uma linha comum do que a maioria do mercado ainda pratica, e sua base de conhecimentos se limita ao que aprendeu durante sua formação acadêmica, que não supre todas as reais demandas do mercado.
Mas seguindo uma linha diferente, temos um outro perfil de profissional, que teve a mesma formação do primeiro, porém não parou de se aprimorar e buscou incorporar soluções tecnológicas e consultivas em seus serviços.
Com isso, sempre que o contador B recebe uma demanda, além de elaborar documentos de forma mais eficiente, sem risco de erros com procedimentos manuais, e sem falhas humanas, portanto, ele ainda consegue entregar junto toda uma análise do empreendimento do cliente, baseada no panorama real apresentado nos dados obtidos.
E mais ainda, consegue simplificar as informações em termos e linguagens de fácil entendimento para o seu cliente, o que resultará na melhor absorção de dados importantes para tomada de decisões.
Ao perceber o valor que tal análise causará em sua empresa, o sentimento gerado no cliente é o de valorização do serviço prestado pelo contador, aumentando significativamente as chances de recorrência do serviço.
E, consequentemente, se passará a considerar cada vez mais os conselhos oferecidos pelo contador consultivo, gerando relação de confiança e ainda fazendo com que o próprio cliente se torne um promotor de seus serviços para outras empresas.
Com base nisso, fica fácil saber qual dos dois perfis citados conquista mais clientes para seu escritório, certo?
E se você chegou nesse artigo, foi justamente para começar a se tornar um contador mais consultivo.
Então fique tranquilo, pois agora vamos lhe fornecer os primeiros ingredientes para que você amplie de vez a sua visão sobre o tema e já consiga aplicar essas práticas quando terminar essa leitura.
Vamos lá!
Você já sabe contabilidade, entende de impostos, tributos, obrigações e suas respectivas documentações, e é na fácil transmissão dessas informações ao cliente que mora um dos principais diferenciais do contador consultivo. Afinal, você lida com isso todos os dias, outras profissões não.
Quem gere empresas e negócios precisa de dados integrados e descomplicados para serem usados com velocidade no dia a dia corporativo. Então, a pergunta primordial que você deve se fazer é: o que faz uma empresa ou empresário procurar um escritório contábil?
Vamos listar as cinco principais:
1- Burocratização demasiada;
2- Falta de tempo para procedimentos exaustivos;
3- Desconhecimento de termos, siglas, impostos, tributos e documentos;
4– Não conseguir utilizar o maior potencial dos dados contábeis nas decisões estratégicas;
5- Falhas de gestão por desconhecimento;
Vamos nos debruçar um pouco sobre cada uma dessas questões:
1- Burocratização demasiada
Para quem lida com a correria do mundo dos negócios, é absolutamente impraticável ter que lidar com a realização de documentos de forma manual, coletas de dados sensíveis, correndo o risco de erros de digitação e outras falhas humanas. E não o bastante, ainda ter que submetê-los nas plataformas nada práticas da Receita.
Nesse sentido, uma ferramenta de automação de processos e consolidação de informações da empresa farão toda a diferença.
2- Falta de tempo para procedimentos exaustivos
Junto com o turbilhão de processos burocráticos, vem o tempo escasso para se dedicar a eles. E na verdade esse é um problema que transpassa os clientes e atinge a própria figura do contador, que quando não se utiliza de soluções tecnológicas, precisa investir muito mais tempo apenas na confecção e submissão de documentos, não conseguindo tempo extra para ampliar sua carteira de clientes.
E por isso se faz não apenas necessário, mas primordial a utilização de uma ferramenta de automação no mercado atual. Nesse tópico, o fator ganho de tempo é igualmente vantajoso para os dois lados.
3- Desconhecimento de termos, siglas, impostos, tributos e documentos
Como destacamos anteriormente, o que é corriqueiro para você, não é para os seus clientes. E acredite, há muitos contadores que falam sobre termos contábeis sem levar em conta que seu ouvinte não tem o mesmo entendimento que ele sobre o tema, e nesse casos, é como se o contador estivesse falando outro idioma.
O que faz a diferença aqui, é a atenção que o contador dá na adequação da linguagem para quem não é da sua área, e isso juntamente com uma ferramenta que elabore documentos em formatos igualmente compreensíveis a qualquer pessoa, principalmente com uso de gráficos, terá imenso valor.
4- Não conseguir utilizar o maior potencial dos dados contábeis nas decisões estratégicas
Aqui é onde residem as consequências da não aplicação dos tópicos anteriores. Afinal, uma vez que dados financeiros, tributários e fiscais são mal apreciados, mal entendidos e mal elaborados, eles dificilmente conseguirão revelar seu real valor para toda a parte estratégica de uma empresa. E não é comum encontrar casos onde gastos desnecessários são feitos em algum setor, onde uma única linha de informação num relatório bem feito poderia revelar isso.
O contador consultivo, de posse de uma ferramenta que traduza os dados de um cliente em gráficos descomplicados, com certeza terá seu trabalho sendo muito mais aproveitado, levando inclusive a economias de custos expressivas para seus clientes.
5- Falhas de gestão por desconhecimento
Esse sem dúvida é ponto de maior sensibilidade em uma empresa, e ao mesmo tempo é onde o contador consultivo mais ajuda: o caixa.
Quando informações são bem transmitidas, com documentos autoexplicativos, somados às recomendações embasadas e pertinentes, o contador consultivo não só protege, mas fortalece o caixa da empresa de falhas de gestão. A centralização de dados de todos os assuntos caros a um gestor, aqui se fazem inestimáveis.
A contabilidade consultiva é ampla, e vale ressaltar que outros conhecimentos também são necessários e agregarão ainda mais valor ao trabalho do contador consultivo. Existem muitos outros aspectos, domínios e disciplinas que podem ser atentados.
Contudo, ao começar com esse princípios, você já estará a frente de parte significativa do mercado.
Comece a praticar esses fundamentos e você verá que os resultados começarão a chegar.
E para conhecer a plataforma que vai complementar os seus conhecimentos e suprir todas as suas necessidades de automação, integração e criação de documentos descomplicados, conheça as soluções da HubCount.
Sincronize dados com o E-social, edite, controle e integre documentos. Emita e consulte CNDs, DCTFs e muito mais. Comprove a eficácia das nossas soluções, fale conosco clicando aqui.
Quer mais conteúdos sobre contabilidade consultiva? Então continue acompanhando nossos artigos. Aqui, trazemos conteúdos voltados para o seu progresso.
Até a próxima!