Qual varejista não gostaria de ser totalmente eficiente nos processos operacionais, escolha de fornecedores, cadeia de suprimentos, estoque e vendas?
Se você atua na gestão, na controladoria ou é contador de clientes voltados para o varejo, existe muito espaço para crescimento no mercado quando falamos de Business Intelligence (BI) aplicado na otimização da área.
Antes de tudo, é necessário entender que o BI no varejo é muito importante para melhorar a tomada de decisão. Utilizar os dados das empresas para definir caminhos concretos e objetivos aumenta a chance de atingir o resultado esperado.
No contexto do varejo em específico, adotar uma solução de BI irá trazer insights valiosos sobre vendas, desempenho de produtos, comportamento do consumidor e até mesmo direcionamentos de marketing.
Centralizar todos os dados em um único dashboard traz um panorama completo da real situação das empresas, proporcionando diretrizes assertivas para serem seguidas.
Contadores que atuam na abordagem consultiva de clientes de varejo possuem muito campo para ser explorado e oportunidades de negócios com esses empresários, que muitas vezes precisam de suporte nesses processos.
Assim como empresários e controllers conseguem atingir melhores resultados nas empresas quando fazem uma gestão baseada em dados.
Confira alguns exemplos de como aplicar BI no varejo pode impulsionar os resultados de uma organização.
Gestão do estoque
Um dos principais pontos do varejo é o controle do estoque. Quando a empresa possui de forma organizada todos os dados relevantes sobre os itens que foram vendidos e quais ainda estão disponíveis em estoque, ela consegue otimizar as reposições.
Muito além dos produtos que entram e saem, existem questões um pouco mais complexas de estoque que devem ser elaboradas de forma estratégica, como, por exemplo, o acompanhamento do volume de demanda conforme a sazonalidade.
Produtos parados, resultam em desperdícios de custos. É importante que seja evitado o gasto de dinheiro na compra excessiva de itens com pouca saída, que ficarão encalhados nas prateleiras, perdendo prazos de validade ou podendo ficar defasados.
Decisão e portfólio de produtos
Quando uma empresa de varejo precisa decidir quais produtos incluirá no seu portfólio e quais itens vai oferecer aos clientes, o BI é um excelente aliado.
A escolha feita de maneira equivocada faz com que a empresa perca dinheiro, como, por exemplo, produtos que tenham baixa aceitação ou que não conversem com o público-alvo.
O BI é capaz de levantar insights poderosos sobre as tendências e preferências dos consumidores, indicando em quais itens o empresário deverá apostar e que possui um maior potencial no sucesso nas vendas.
Escolha dos fornecedores
Além de controle de estoque, o BI também é um ótimo para ajudar na escolha de fornecedores. As falhas na cadeia de suprimentos causam transtornos para os consumidores e consequentemente maus resultados para a empresa.
Com BI, é possível analisar e escolher os fornecedores levando em consideração e parametrizando diversos fatores, como preços, prazos de entrega, qualidade das mercadorias, questões contratuais, entre outros.
Conforme os dados forem trazendo as melhores decisões a serem tomadas, serão construídas parcerias sólidas com os fornecedores que proporcionem as melhores experiências.
Alcance de metas e vendas
No que diz respeito às medidas em relação às vendas, o BI pode trazer a clareza necessária para saber quais decisões tomar na busca de alcançar uma determinada meta.
Os gráficos e indicadores do HubCount BI, por exemplo, são interativos e você pode criar variáveis do zero, parametrizando várias metas simultaneamente, como coletivas, individuais, valor, volume, ticket médio, categorias e qualquer outra que desejar.
Sendo assim, é possível analisar e definir caminhos estratégicos para chegar na meta desejada, baseados em dados.
Otimização das finanças
As decisões financeiras são, sem dúvidas, as que exigem mais atenção na hora de serem tomadas. Com BI, é possível entender como está a saúde financeira de um negócio, combinando dados sobre vários aspectos, como o fluxo de caixa, DRE, Balanço Patrimonial, entre outros.
Além disso, o uso do BI analisa os dados financeiros em comparação aos contábeis, trazendo uma visão completa de um negócio. Utilizar apenas os dados financeiros não é suficiente para fazer uma análise assertiva da empresa, que se baseia somente nos pilares financeiros.
Por exemplo, uma empresa pode ter saldo de caixa e lucro financeiro, sem ter lucro contábil. Por isso, é necessário levar em consideração todo o contexto patrimonial para entender o econômico.
Pode ser difícil combinar todos esses aspectos em uma análise tradicional, mas, com a ajuda da ferramenta de BI e de um dashboard analítico e inovador, entender esses pontos se torna muito mais fácil.
HubCount BI - BI interativo e fácil de interpretar
Depois de ler todo o potencial de um BI conforme acima, você pode estar se perguntando: Será que eu consigo analisar esses dados com precisão e entender os insights do dashboard?
É aí que entra o HubCount BI. Levando em consideração as complexidades de um BI e o fato de que nem todos os gestores e contadores têm afinidade com a ferramenta, o HubCount BI foi desenvolvido justamente com o propósito de ser fácil de interpretar e trazer insights de forma clara.
Além disso, a solução conta com a Inteligência Artificial generativa para produzir análises e relatórios de forma escrita, apontando as principais tendências, pontos de atenção, insights estratégicos e decisões que podem ser tomadas a partir daqueles dados.
Para entender um pouco mais como a ferramenta funciona na prática, você pode solicitar uma demonstração gratuita.
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