Gostaríamos de aproveitar o dia da mentira para dar um BASTA em todas as mentiras que ouvimos sobre automação contábil e que os contadores acreditam.
O problema por trás dessas mentiras, é que contém uma ilusão de que a tecnologia é inimiga dos escritórios e profissionais contábeis, e isso acaba prejudicando o crescimento do seu negócio.
O dia 1º de abril é marcado por diversas campanhas de marketing aproveitando a data ou órgãos criando consciência sobre o problema da mentira. Não importa se você chama de balela, causo, estória, factóide ou invencionice, a verdade é que o teor dessas informações sempre escondem algo que pode ser valioso.
O setor contábil avançou muito nos últimos anos em relação a seus processos e os órgãos têm acompanhado esse crescimento. As previsões feitas a 5 anos atrás já não dizem mais nada sobre o futuro da área.
Apesar disso, a contabilidade é repleta de conceitos que não dizem nada sobre a realidade do setor contábil, quero te mostrar quais são essas “mentirinhas” contadas que acabam enfraquecendo a profissão.
1 - O preço é alto demais
Mentira. Estamos em um momento em que a tecnologia está evoluindo mais que a capacidade humana de execução. Isso quer dizer que existem demandas que necessitam de mais mão de obra por causa da complexidade de execução. A tecnologia encurta isso, fazendo com que a demanda cresça, sem aumentar os custos.
2 - Consigo crescer sem o uso da Tecnologia
Mentira. Você certamente não se vê hoje sem os benefícios que são oriundos da evolução tecnológica, como a internet, smartphone e computadores. Eles são úteis para a nossa rotina de forma prática. Podemos imaginar como as coisas seriam mais complexas sem esses equipamentos. Elas trouxeram para nós uma nova forma de lidar com relacionamentos, trabalho e lazer.
A primeira pergunta que devemos fazer quando vamos implantar uma ferramenta de automação de processos é o quanto você quer crescer. A resposta para essa dúvida irá te nortear para começar a delegar funções dentro do seu escritório contábil ou empresa. Saber delegar e organizar os processos para que eles aconteçam automaticamente sem retrabalhos, é crescer.
3 - Meu estagiário faz o mesmo serviço, mas barato.
Mentira. Existem várias desvantagens ao usar o estagiário como substituto da tecnologia. O grande dilema na hora de inserir um estagiário nas operações de uma empresa é o custo da oportunidade. O custo de oportunidade é um princípio de cálculo do quanto você está perdendo caso tome uma decisão. É uma relação direta entre escolha e escassez.
O custo de oportunidade diz que, ao recusar uma escolha rentável, estamos perdendo dinheiro na operação. Com isso, não é muito difícil perceber que a escolha de um estagiário para executar os trabalhos mais automatizados e repetitivos, no fim das costas, acarreta em mais custos operacionais e demanda pessoal no processo.
[ Descubra aqui quais são as desvantagens de usar um estagiário para automatizar processos.]
4 - Tira o emprego dos contadores
Mentira. A tecnologia tem sido uma das maiores aliadas do contador, a contabilidade consultiva é uma das provas disso. A contabilidade consultiva é o principal benefício que a automação contábil consegue oferecer para você enquanto profissional de contabilidade, sabe por quê? Os processos que antes demandavam muito da sua atenção, da sua energia e do seu tempo serão executados automaticamente.
[ Clique aqui e descubra 10 motivos para começar a usar automação contábil.]
Preciso ficar revisando o que foi lançado
Mentira. Trabalho manual geralmente é acompanhado de erros manuais. O fato é que seres humanos não são robôs, e não tem problema nenhum nisso. Reconhecemos que as ferramentas de automação, muito mais que ferramentas, são o braço direito de todo profissional.
A tecnologia aplicada a um ambiente contábil confere mais confiança para o contador e também para o cliente. Ela permite eliminar os erros de digitação ou de conferência. Além disso, existe o fator segurança