A base de uma boa tomada de decisão nas empresas começa com uma boa análise de dados. No entanto, sabemos que é uma tarefa minuciosa, que exige concentração.
Quando erros são cometidos nesse processo, podem comprometer a precisão das análises e, consequentemente, prejudicar o negócio.
Muitas vezes, as empresas podem acabar utilizando dados incompletos ou desatualizados, o que resulta em relatórios financeiros imprecisos. Portanto, garantir a confiabilidade dessas fontes de informação é fundamental. Caso contrário, qualquer indicador financeiro pode estar impreciso para a tomada de decisão.
Identificar e corrigir esses equívocos transforma seus relatórios financeiros em verdadeiros guias de sucesso para a empresa.
Por isso, decidimos explorar neste artigo 5 erros comuns de análises de dados para você abandonar o mais rápido possível.
1. Erro: Ignorar o contexto dos dados
Um dos maiores equívocos ao lidar com dados e analisá-los sem entender o contexto em que estão inseridos. Ou seja, entender se aqueles dados são resultados de uma ação específica, da sazonalidade, das tendências do mercado e por aí vai.
É fundamental entender o cenário em que os dados foram gerados e como eles se relacionam com a situação atual da sua empresa. Isso ajuda a interpretar os indicadores financeiros de forma mais precisa e a tomar decisões assertivas.
Por isso, ferramentas de Business Intelligence (BI) são essenciais para estruturar essas análises, fornecendo uma visão 360º dos parâmetros.
2. Erro: Não atualizar dados com regularidade
Sabe quando você deixa para alimentar uma planilha depois, achando que não vai fazer diferença?
Por mais que possa parecer inofensivo, essa prática compromete a qualidade das análises.
Entretanto, sabemos que em um ambiente empresarial, onde demandas surgem a todo momento, essa prática pode ser comum. Porém, ao depender de relatórios financeiros desatualizados, as decisões podem ser tomadas sobre algo que não reflete mais o cenário atual.
Além disso, relatórios confiáveis precisam ser revisados e ajustados continuamente para refletir novas tendências de mercado, mudanças nos indicadores financeiros e atualizações operacionais.
3. Erro: Focar em indicadores isolados
Na correria do dia a dia, é comum que as empresas acabem concentrando suas análises em menos indicadores financeiros do que deveriam. No entanto, esse hábito pode gerar uma visão distorcida da saúde financeira do negócio.
Por exemplo, olhar apenas para o lucro líquido sem considerar outros aspectos importantes, como o fluxo de caixa ou o ROI (Retorno sobre Investimento), pode levar a conclusões imprecisas e decisões mal fundamentadas.
Todos os indicadores devem ser analisados em conjunto. O lucro líquido, por si só, pode parecer positivo, mas sem uma análise do fluxo de caixa, é impossível saber se a empresa tem liquidez suficiente para honrar suas obrigações de curto prazo.
Por outro lado, o ROI pode mostrar um bom retorno sobre um investimento específico, mas sem considerar a relação com outros indicadores, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), você pode estar negligenciando custos operacionais elevados.
E assim por diante.
4. Erro: Desconsiderar a Importância da Visualização de Dados
Uma análise eficaz deve ser facilmente compreendida por todos e isso nem sempre é possível quando os dados são apresentados de maneira bruta em tabelas, planilhas e diferentes relatórios ao mesmo tempo.
A visualização de dados é um elemento fundamental para traduzir números em indicadores compreensíveis e tomar decisões assertivas.
Gráficos e dashboards são poderosas ferramentas que facilitam a comunicação e a compreensão dos dados, apontando as tendências com mais destaque.
Investir em visualização faz com que você apresente os dados de maneira clara, transformando números em insights visuais que facilitam a tomada de decisão.
5. Erro: Não Investir em Ferramentas de BI
Em um mundo onde os dados estão cada vez mais sendo gerados todos os dias, não investir em um Business Intelligence (BI) é um verdadeiro erro. Levando em consideração a precisão que essas soluções oferecem para a tomada de decisão, não aderir um BI pode prejudicar seus resultados.
Muitas vezes, as organizações gerenciam seus dados usando planilhas manuais ou métodos ultrapassados, que consomem muito tempo e estão sujeitos a erros humanos.
Portanto, sem o suporte de uma plataforma de BI, a análise de dados pode se tornar incompleta e menos confiável.
HubCount BI - Solução ideal para precisão de dados!
Quando falamos em análise de dados, contar com uma ferramenta de fácil usabilidade e com processos automáticos pode auxiliar as empresas a implementar o BI de forma mais rápida.
E o HubCount BI é um verdadeiro facilitador deste processo, já que possui integração com sistemas de diferentes áreas de uma empresa, como ERPs contábeis, financeiros, eSocial, softwares de marketing, de vendas e muito mais, permitindo a parametrização de todos os dados em um só lugar.
Além disso, possui Inteligência Artificial para gerar relatórios confiáveis completos com base nos dados integrados, garantindo a confiabilidade e levantando os principais insights estratégicos, direcionamentos, tendências e pontos de atenção.
Solicite uma demonstração gratuita e veja como nosso BI pode levantar as informações que você precisa em questão de segundos.
Agendar demonstração grátis!