fbpx

7 maneiras de valorizar o seu time contábil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é que faz um time ser um time vencedor?

Você deve saber que há um grande abismo entre uma equipe que está para jogar o jogo porque faz parte do cronograma e uma equipe que está disposta a suar e trabalhar duro para poder ganhar o jogo.

Porém, o que é que faz os jogadores colocarem todas as suas energias para ganhar o título de um campeonato, mesmo quando está diante de equipes, aparentemente, imbatíveis?

Será que a parte técnica é importante? Obviamente que sim.

A estratégia também é fundamental? Com certeza.

Entretanto, não adianta ter uma boa estratégia é ser ótimo tecnicamente, se não existir uma motivação real que sirva como motor para levar a equipe à conquista daquele título.

Todo o pano de fundo que faz um time chegar a vitória é extremamente importante.

O que quero dizer com isso?

Cada time conta com jogadores de personalidades diferentes, com formas diferentes de se enxergar dentro da equipe, com habilidades diferentes para poder tornar o time mais versátil e cumprir seu papel dentro do jogo.

Além disso, há um treinador que não apresentar somente o que é necessário fazer, mas que é aquele cara que vai levantar o time e dar o gás para que cada jogo seja como um final de campeonato.

Quando trazemos essa comparação para os escritórios contábeis, será que conseguimos enxergar a mesma realidade?

Será que os seus colaboradores, hoje, se enxergam como parte de um time que quer crescer junto com a sua empresa?

Ou será que você só quer que eles “vençam o jogo”, sem se importar muito com o “como vencer”?

Por isso, neste artigo, quero te mostrar 10 maneiras de como você pode valorizar o seu time. Vamos nessa?

1 – Estabeleça uma cultura única

Antes de qualquer coisa, sua empresa contábil precisa ter uma cultura muito bem estabelecida. Isso significa que você não pode simplesmente se limitar a “missão, visão e valores”.

Cultura organizacional é todo o conjunto de hábitos, crenças, modo de pensar, objetivos e etc. É o que determina as regras formais e informais da sua empresa e a forma como seus colaboradores irão reagir a elas.

Por isso, é importante que sua empresa tenha uma identidade própria, pois cultura não é uma coisa que você pode copiar. Construa uma cultura onde as pessoas sintam que fazem parte de algo que elas podem ajudar a construir.

A partir disso, você pode começar a construir sua equipe vencedora. Através de uma cultura estabelecida, você saberá como conduzir cada profissional para atingir os objetivos da sua empresa.

2 – Realize um feedback constante

Para sua equipe entregar um alto rendimento, ela precisa receber um feedback constante.

Dificilmente seus colaboradores saberão para onde devem ir ou como aprimorarem suas habilidades se não tiverem alguém que aponte quais são os rumos que eles devem seguir.

Digamos que a sua empresa é um navio em alto mar, e sua equipe é como uma tripulação que está perdida, que precisa ser conduzida pelo seu capitão.

Você prefere deixar os seus colaboradores naufragarem ou prefere levá-los para terra firme?

3 – Tenha empatia pelo seu colaborador

Enxergar que o seu colaborador precisa de ajuda para tomar decisões ou mesmo auxiliar em alguma atividade mais complexa é um jeito de demonstrar a ele que você se preocupa com o seu bem-estar.

Ter essa empatia pelo seu funcionário não é somente uma forma de mostrar a sua preocupação para com ele, mas demonstra também que ele faz parte do time e que seu trabalho é tão importante quanto dos demais.

Uma equipe que não consegue enxergar em seu gestor alguém que se coloca a sua disposição corre o risco de entregar menos de si e não sentir-se motivada a ir em frente.

4 – Saia do escritório com o seu time

Pode ser que muita gente torça o nariz em ler ou ouvir isso, mas fato é que uma atividade fora do seu escritório com a sua equipe pode aumentar não somente a sua produtividade, mas dará um novo frescor a rotina de cada colaborador.

Claro que você, gestor, pode adequar isso para o dia que achar mais conveniente, mas considere a ideia de que, diante de uma rotina desgastante como a rotina contábil, certamente sua equipe precisa de uma forma para aliviar a mente.

Você pode levar sua equipe simplesmente para fazer uma caminhada no hall do prédio, ou mesmo na praça mais próxima. O fato é que sua equipe pode se sentir revigorada e entregar muito mais com uma simples atividade como essa.

5 – Seja exemplo

Seus colaboradores precisam enxergar em você alguém em quem se inspirar. Sabemos que atitudes falam bem mais do que palavras, por isso, não adianta você esperar de um funcionário um comportamento que você mesmo não têm.

Lembra do primeiro item que falamos, sobre cultura?

Para os colaboradores novos, você, gestor contábil, deve personificar os princípios da sua empresa para que, assim, eles ajam com o comportamento que você mesmo espera deles.

6 – Incentive seu colaborador

Boa ideias sempre são bem-vindas, especialmente quando elas podem contribuir para melhorias dentro do ambiente de trabalho, não é verdade?

Por isso, valorize as ideias de seus colaboradores e, mais do que isso, incentive-os a melhorar suas habilidades, sejam elas técnicas ou de relacionamentos.

Você pode fazer isso através de breves reuniões, convidá-los a participarem de workshops e cursos, trocar experiências em eventos, etc.

Isso dará ao seu escritório contábil mais gás para continuar crescendo, pois seu time perceberá que têm autonomia para também contribuir com esse crescimento.

7 – Dê o devido reconhecimento

Quantas vezes seus colaboradores conseguiram extrapolar no seu nível de produtividade e conseguiram entregar mais do que você esperava deles?

Quantas vezes as metas foram batidas quando o mês estava para terminar, porque o time deu duro até o último minuto para que as coisas dessem certo?

Quantas vezes um colaborador conseguiu enxergar um problema, seja dentro de algum processo interno ou até de um cliente, e surgiu com a solução?

Em todas esses momentos, será que você deu o devido reconhecimento a eles?

O reconhecimento serve como um combustível para seu time continuar entregando mais e com qualidade.

Infelizmente, em muitas empresas, o colaborador entrega mais do que lhe é exigido e não ganha sequer um parabéns.

Situações como essa causam desânimo e, eventualmente, esse profissional, com todo esse potencial em mãos, parte para outra empresa para ter o devido reconhecimento.

O motor para seu escritório contábil

Um edifício não é construído somente como um tijolo, assim como um time não é composto somente pelo seu treinador.

Os tópicos acima trouxeram um panorama para que você, gestor contábil, seja capaz de tratar a equipe do seu escritório como um time em busca de um final de Copa do Mundo.

Entretanto, sua equipe só conseguirá chegar lá quando você reconhecer que cada colaborador não pode ser tratado somente como um “número” em sua empresa, e sim como um profissional que pode entregar muito e gerar o resultado que você procura.

Coloque em prática essas dicas e veja como as coisas podem ser diferentes a partir de hoje.

No vemos por aí. Abraço!

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

Empresa

Nossa missão é transformar a forma como a contabilidade é feita trazendo soluções inovadoras para os desafios existentes.

Posts Recentes

Siga-nos

Conheça o HubCount

Cadastre-se na nossa Newsletter

Não se preocupe não enviamos spam!