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5 vilões que impedem o crescimento da sua empresa contábil

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Pode ser que o seu escritório contábil já tenha passado por momentos gloriosos, onde você conquistava muitos clientes e via os resultados irem lá em cima…

Mas existe a possibilidade do seu escritório contábil nunca ter passado por momentos assim, simplesmente porque a obtenção de clientes é mínima e você precisa lutar para manter a parceria com eles…

Pode ser que essa seja a situação da sua empresa agora, neste exato momento.

Enquanto isso, o cenário parece favorável para as grandes contabilidades: elas continuam crescendo, aumentando seu número de clientes e, consequentemente, a sua receita.

E não são clientes pequenos – São grandes empresas, que fecham contratos de valores altos.

A pergunta que deve vir a sua mente é: o que eles fazem que você não está fazendo?

Ou: o que será que eles têm de tão diferente a oferecer que você não tem?

Será que é só porque eles são maiores que, consequentemente, eles atenderão mais empresas?

Será que o SEU escritório contábil também não pode ser uma grande contabilidade e atender muito mais clientes do que atende hoje?

Tenho certeza que essa é a sua principal motivação.

Mas precisamos entender o que impede o seu escritório contábil de crescer e atingir níveis como os das grandes empresas de contabilidade.

Por isso, falarei neste artigo sobre 5 vilões que impedem o crescimento da sua empresa contábil.

1 – A ausência de uma área comercial

Deixa eu te fazer uma pergunta sincera:

Você confia no serviço que a sua contabilidade oferece HOJE?

“Que pergunta é essa, Gabriel? Claro que acredito, senão nem tinha aberto uma empresa contábil.”

Claro, essa é a resposta natural.

Entretanto, apesar de isso parecer óbvio, muitos contadores não tratam a sua empresa contábil como uma empresa de verdade.

Parece que é somente um escritório onde há o preenchimento de planilhas e emissão de guias.

Porém sabemos que a sua contabilidade é muito mais do que isso!

Entretanto, como é que os empresários saberão o que a sua contabilidade pode oferecer, se você não chegar até eles?

Uma área de vendas muda o jogo

Não adianta somente pensar em cumprir as obrigações dos clientes que você já possui.

É claro que eles são importantes, mas o seu escritório contábil JAMAIS irá crescer enquanto você estiver acomodado com a quantidade de clientes que você tem hoje.

É preciso mudar esse jogo, e isso você conseguirá fazer somente de uma forma:

Através de uma área de vendas em sua empresa.

Neste artigo, eu falei um pouco sobre a impotância que uma área de vendas possui dentro de qualquer empresa, inclusive empresas contábeis.

Ela será responsável por fazer a sua empresa ganhar notoriedade e, principalmente, levará seu escritório contábil a aumentar a carteira de CNPJs que você atende atualmente.

Consequentemente, os resultados da sua contabilidade serão maiores e melhores.

Não ter uma área de vendas é a mesma coisa que estar perdendo clientes, sabe por quê?

Porque às maiores contabilidades já entenderam que é fundamental ter uma equipe voltada totalmente para “vender o seu peixe”. E é por isso que elas crescem dia após dia.

Se você fizer uma breve pesquisa de mercado, perceberá que pequenos escritórios contábeis, de 5 anos ou menos de existência,

Cresceram em uma velocidade inacreditável porque entenderam como era importante uma área de vendas.

Por isso, se a sua contabilidade ainda não possui uma área de vendas, ela estará destinada a ficar para trás.

2 – Ineficiência = Processos manuais desnecessários

Se eu te pedisse para fazer uma lista dos processos manuais que existem no seu escritório contábil hoje, provavelmente seria uma lista imensa, não é verdade?

Isso porque, apesar das diversas “melhorias” que surgiram no decorrer dos anos para os processos de contabilidade, muitos deles continuam iguais, pasme, aos de 15, 20, 25 anos atrás!

Para você ter uma ideia, muitos contadores, e talvez este também seja o seu caso, elaboram os gráficos de um balancete MANUALMENTE,

Colocando diversos razões contábeis em uma planilha, para gerar comparativos, gráficos, indicadores, etc, etc, etc…

Neste caso, há um risco ENORME de falha humana…

Uma informação preenchida incorretamente nesse relatório pode comprometer toda a interpretação dos resultados.

Há também a conferência das diversas mensagens enviadas pela Receita na caixa de cada um dos clientes no e-Cac…

E não são poucas mensagens, afinal você precisa entrar diversas vezes no e-Cac para poder conferir às mensagens de cada CNPJ…

O risco de perder um prazo de um termo de intimação, por exemplo, é enorme… Seus clientes já devem ter perdido diversos, não é?

Quantas multas eles tiveram que pagar por causa disso?

Esses são somente dois exemplos… Eu poderia falar aqui sobre retenção de impostos, emissão de DARFs, preenchimento de DCTF, etc…

É hora de pôr fim aos riscos

Todas essas atividades exigem um criterioso cuidado para que não seja causado nenhum ônus aos clientes que você atende. Mas, como diz o ditado, errar é humano. Porém, na contabilidade, esses erros custam MUITO CARO.

Se existe ineficiência em todos esses processos, a solução óbvia é arrumar uma forma para que esses erros não aconteçam.

Isso só é possível através da automação contábil.

Além de ganhar produtividade, uma plataforma de automação elimina os erros que geralmente acontecem no preenchimento de informações manuais e nas consultas manuais aos portais do governo.

Consequentemente, um escritório contábil consegue ser ainda mais consultivo, assertivo e efetivo em suas entregas, o que eleva a qualidade do serviço prestado às empresas e seu exponencial crescimento.

Você quer ver a sua empresa crescer?

Automatize os processos no seu escritório e comprove por si mesmo a diferença no dia-a-dia da sua contabilidade.

Essa é uma realidade que muitas contabilidades já desfrutam hoje, como é o caso da RSM Brasil, NTW, Tactus, InCompany e muitas outras.

3 – Mais do que um simples contador, seja um empresário

Um ponto extremamente importante para elevar o nível da sua contabilidade e levá-la ao crescimento está relacionado diretamente a sua postura dentro do mercado.

Afinal, quando os clientes olham para você, eles te enxergam somente como contador, ou seja, como aquele que é responsável simplesmente pela contabilidade?

Ou seus clientes te enxergam como um parceiro de negócios, como um verdadeiro empresário, capaz de observar o mercado e que sabe como oferecer sugestões e soluções para tornar sua empresa mais lucrativa e competitiva?

Essa imagem faz total diferença.

Eu não quero dizer aqui que você deve abandonar tudo aquilo que está diretamente relacionado a função que você exerce como contador. Não é isso.

O que eu quero dizer é que, se você agir somente como contador, você pode correr o risco de não se destacar no mercado.

Pense bem nas referências que você têm de gestor contábil.

Certamente eles agem e se posicionam como empresários!

Graças a isso, suas empresas conseguem ser relevantes na área de contabilidade. Eles conseguem se destacar e trazer clientes para dentro.

É por isso que insisto que você mude a sua percepção a respeito de si mesmo.

Mostre que você sabe do que está falando.

Mostre que você conhece o mercado. Mostre que você pode, sim, entregar mais do que muitas contabilidades que estão por aí.

Gestores de grandes empresas querem olhar nos olhos do empresário contábil e saber que pode contar com ele. Seja você este empresário!

4 – É preciso transmitir valor ao seu cliente

Uma situação que é constante e que, ao mesmo tempo, é indesejável, é o fato de que o cliente não valoriza o trabalho dos contadores.

Você já deve ter passado por isso algumas vezes.

O cliente só sabe pedir, mas nunca reconhece o trabalho que você têm para “deixar a casa em ordem” para ele.

Mas o problema está em se acomodar com esse fato.

E como mudar esse paradigma para que o cliente deixe de pensar que você é somente o emissor de guias da empresa dele?

É preciso ir além… Emitir guias, toda contabilidade faz.

É preciso entregar valor ao seu cliente.

E isso somente é possível através de uma contabilidade consultiva.

Mas você não conseguirá oferecer esse tipo de contabilidade enquanto continuar dependente dos mesmos métodos adotados desde o século passado.

Você precisa mostrar ao cliente que sabe onde estão as principais dificuldades fiscais, contábeis e financeiras de sua empresa, e então apresentar um diagnóstico com um plano de ação para sair dessa situação.

O Report Contábil da HubCount é uma solução que oferece mais de 40 indicadores que permitem uma análise acurada da situação financeira da empresas através da importação dos balancetes na plataforma.

Através dele, você consegue extrair insights que podem transformar a gestão estratégica do seu cliente.

Assim, além de uma contabilidade consultiva DE VERDADE,

Seu cliente poderá contar contigo para a tomada de TODAS as decisões que implicarem na vida financeira e contábil da sua empresa.

Isso é entregar valor de verdade. E esse é um dos principais pontapés que irá levar sua empresa contábil para outro nível.

5 – As coisas mudam… E tudo bem

Mudanças são coisas que pode incomodar de vez em quando. Mas, sem elas, como surgiriam as oportunidades de ir além?

Pensa um pouco comigo… Se o seu escritório contábil não tivesse tomado algumas decisões importantes no passado, será que ele estaria no lugar que está hoje?

As coisas mudam… E tudo bem.

Pense comigo: se não houvessem mudanças no mercado e na forma de realizar contabilidade, será que os pequenos escritórios contábeis teriam a chance de crescer?

As mudanças, especialmente para as contabilidades menores, é uma chance de poder passar a frente das contabilidades maiores, sabe por quê?

Para uma empresa maior mudar seus processos ou mesmo tomar uma decisão que impactará todo o seu negócio é muito mais difícil, devido a hierarquias e as proporções que isso pode causar estrategicamente.

Essa é uma vantagem que escritórios contábeis menores podem se aproveitar, já que não há a mesma burocracia.

Ou seja: se você, contador, é proprietário de um escritório contábil mais modesto, você pode sair na frente e conquistar novos clientes, deixando as empresas maiores para trás.

Reclamar de mudanças não leva ninguém a lugar nenhum.

Mudar é difícil, mas é possível.

Não atrase o crescimento da sua empresa contábil

Depois de esmiuçar todos esses vilões que muitas contabilidades enfrentam, chegou a hora de tomar uma atitude.

Sua empresa contábil pode chegar além, crescer a níveis que você não imaginava, e alcançar as metas que você sempre sonhou para seu negócio.

Só que, para isso, você precisa arregaçar as mangas.

Não se conforme nem se acomode. Seu escritório contábil merece uma mudança, e ela começa com você, gestor contábil!

Eu fico por aqui. Abraço!

Gabriel Capano

Gabriel Capano

Já passou por mais de 100 escritórios contábeis nos últimos anos, atendendo clientes como BDO, Grant Thornton, RSM, NTW, JR Contabilidade dentre outros inúmeros, viu o que funciona e o que não funciona por todo Brasil.Vem ajudando empresários contábeis a não perderem tempo com tarefas manuais e repetitivas, para focar no que realmente gera valor para os seus clientes.

Fique a vontade para comentar nosso post!

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